Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Glauber Braga apresenta recurso à CCJ contra decisão do Conselho de Ética
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Glauber Braga apresenta recurso à CCJ contra decisão do Conselho de Ética
Nacional

Glauber Braga apresenta recurso à CCJ contra decisão do Conselho de Ética

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
img20250409130754592 1 768x473 1

22/04/2025 – 19:38  

Arquivo/Câmara dos Deputados

Braga no dia em que o Conselho de Ética aprovou parecer pela cassação de seu mandato

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) apresentou nesta terça-feira (22) recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar favorável à cassação do seu mandato. No documento, a defesa do parlamentar argumenta que houve cerceamento de defesa e do contraditório, por ter sido indeferida a oitiva de quatro testemunhas arroladas no processo. Braga também alega parcialidade do relator Paulo Magalhães (PSD-BA), inclusive por ter feito juízo antecipado. Segundo o recurso, o próprio relator se envolveu em um episódio de agressão física na sede da Câmara, o que o impediria de atuar nesse caso.

Glauber Braga foi acusado pelo partido Novo de ter faltado ao decoro parlmentar ao expulsar da Câmara, em abril do ano passado, com empurrões e chutes, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro.

Braga afirma que a pena é desproporcional, pois o próprio regimento estabelece a  punição de censura verbal ou escrita para atos que infrinjam as regras de boa conduta, para ofensas físicas ou morais e desacato nas dependências da Câmara dos Deputados. Segundo a defesa, pretensos excessos, falas mais incisivas e manifestações mais contundentes praticadas pelo parlamentar estão compreendidas no exercício de seu dever de crítica e de fiscalização dos negócios públicos.

A defesa de Glauber Braga diz que ele foi fustigado por perseguição e reiteradas ofensas, ameaças e agressões, agravadas nesse episódio por conta de ofensa à mãe do deputado, e pede que uma eventual punição seja analisada de forma flexível.

O deputado afirma ainda que é vítima de perseguição política dentro da Casa por ser um parlamentar combativo e por ter denunciado a falta de transparência no chamado orçamento secreto.

“Dos elementos que estão ali colocados, o relator que for designado pelo presidente da CCJ vai ter a oportunidade de avaliar um por um. O relator não tem que acolher todos os elementos, mas, acolhidos os elementos que são fundamentais, demonstrando que se trata de uma inconstitucionalidade e perseguição politica, ele pode reverter aquilo que foi a decisão injusta do Conselho”, disse Braga em entrevista coletiva.

“Um argumento que pesa para avaliação na CCJ é a proporcionalidade, e o que pode servir como um precedente perigoso se você faz com que um parlamentar tenha a sua voz calada pela maioria de ocasião”, defendeu.

Se a CCJ considerar improcedentes todos os pontos questionados por Braga, o relatório aprovado pelo Conselho de Ética, que recomenda a cassação do parlamentar, será encaminhado à Mesa Diretora da Câmara. Por outro lado, caso algum dos pontos do recurso seja acolhido pela CCJ, a parte questionada do processo deverá ser reanalisada pelo Conselho de Ética.

Braga encerrou, na semana passada, uma greve de fome de nove dias contra a decisão do colegiado, após compromisso do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) de não colocar o processo em votação no Plenário no prazo de 60 dias após a deliberação do recurso do deputado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ). O Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara estabelece que o prazo para deliberação do Plenário sobre os processos que concluírem pela perda do mandato não pode exceder 90 dias úteis.

Reportagem  – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior DSC03731 1024x576 1 Prefeitura realiza recuperação asfáltica no bairro Colônia Terra Nova para garantir mais mobilidade
Próximo artigo 736A1671 1024x683 1 Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem profunda no bairro Japiim 2

Mais notícias desta categoria

img20250708184803975 768x473 1

Comissão aprova projeto sobre ações de monitoramento tecnológico na área de segurança pública

16 horas atrás
img20240409171800459 1 768x473 1

Comissão aprova projeto para destinar multas de trânsito para habilitação de pais de pessoa com deficiência

17 horas atrás
img20240321143939572 768x473 1

Comissão aprova novas regras sobre o uso do cordão de quebra-cabeça como símbolo do autismo

17 horas atrás
img20250701162819828 768x473 1

Comissão aprova regras diferenciadas para transporte de cargas perigosas por produtores rurais

19 horas atrás
img20250708180017382 768x473 1

Comissão aprova projeto que facilita concessão de medida protetiva em caso de risco para criança ou adolescente

19 horas atrás
img20190527104933676 768x513 1

Sancionada lei que transforma cargos do Superior Tribunal de Justiça

20 horas atrás
img20250715195413648 768x473 1

Comissão aprova isenção de tributos em equipamentos de informática vendidos para idosos carentes

20 horas atrás
img20250715133505996 1 768x473 1

Comissão aprova projeto com ações integradas para apoiar vítimas de queimaduras

21 horas atrás
whatsapp image 2025 07 24 at 11 35 41 768x576 1

Câmara dos Deputados usa período de redução de atividades para realizar intervenções e adaptações de espaços

22 horas atrás
img20250716141557649 768x473 1

Comissão aprova proibição de censura a atletas por opiniões que não infrinjam a lei

22 horas atrás
img20250521145045504 768x473 1

Comissão aprova novas regras de transparência para contratos de organização social com hospital público

24 horas atrás
img20250708175859575 768x473 1

Comissão de Saúde aprova destinação de recursos da Loteca para a Rede Sarah

24 horas atrás

Nova lei cria política de prevenção e cuidados contra o HPV

Comissão aprova prioridade de restituição do Imposto de Renda a responsáveis por pessoas com deficiência

Comissão aprova proposta que prevê acessibilidade em espaços culturais e esportivos

Comissão aprova aumento de pena para sequestro quando refém for usado como escudo

Comissão aprova uso de espaços públicos para viabilizar atividade de logística reversa

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?