Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Gestores, trabalhadores e usuários da zona Oeste participam de Pré-Conferência de Saúde 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Gestores, trabalhadores e usuários da zona Oeste participam de Pré-Conferência de Saúde 
Manaus

Gestores, trabalhadores e usuários da zona Oeste participam de Pré-Conferência de Saúde 

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

O terceiro dia de promoção das Pré-Conferências Distritais de saúde reuniu, nesta quarta-feira, 15/3, representantes do controle social da zona Oeste de Manaus, entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de saúde (SUS). A programação foi realizada na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque 10 de Novembro, sob a coordenação do Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus) e da Secretaria Municipal de saúde (Semsa).

De acordo com o subsecretário de Gestão da saúde da Semsa, conselheiro Djalma Coelho, as pré-conferências fazem parte da preparação da sociedade manauara para a 9ª Conferência Municipal de saúde (9ª Comus), evento que será realizado no período de 20 a 23/3, com o objetivo de elaborar propostas e definir diretrizes para o planejamento das políticas de saúde no município.

“As conferências de saúde são espaços democráticos e quando acontecem em um município como Manaus, com uma população de mais de dois milhões de pessoas, é importante a realização das pré-conferências para garantir a representatividade da população das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. De um Distrito para outro, alguns temas são consensuais, mas outras situações são diferentes. A Pré-Conferência do Distrito Oeste é uma oportunidade para a discussão dos maiores problemas desse território, o que vai resultar em propostas que possam ser debatidas na Comus”, explicou Djalma Coelho.

Durante a pré-conferência, a diretora do Distrito de saúde (Disa) Oeste, Socorro furtado, também lembrou que a Comus é um movimento que acontece a cada quatro anos, dando continuidade ao resultado do trabalho das conferências anteriores, promovendo discussões para a melhoria dos serviços de saúde e integrando trabalhadores, gestores e usuários do SUS.

“O Disa Oeste tem 17 Unidades de saúde e 16 delas já têm Conselhos Locais de saúde constituídos. Fizemos um movimento para envolver os conselheiros locais na pré-conferência, que deve eleger 100 delegados para participação na 9ª Comus”, informou Socorro furtado.

Na programação da Pré-Conferência do Disa Oeste, houve um painel abordando o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, que também é o tema central da 17ª Conferência Nacional de saúde, marcada para o período de 2 a 5/7.

Também foi organizado um debate em quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

No eixo “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, a debatedora foi a assistente social Wanja Leal, mestre em serviço social e Sustentabilidade. “O objetivo é promover uma reflexão sobre o Brasil que temos, que é um país continental, uma potência econômica, mas que não consegue ser justo socialmente e é extremamente desigual. Quando as pessoas não têm condições adequadas de vida, de sobrevivência ou de renda, isso impacta diretamente nos padrões de saúde”, destacou.

A assistente social afirmou ainda que é importante lembrar que a 17ª Conferência Nacional de saúde vai ocorrer em um contexto completamente diferente de outras conferências. “O país passou quatro anos com o desmonte de políticas públicas, de avanço do autoritarismo e do conservadorismo, que impactam diretamente nas camadas mais pobres da população. O que a gente espera agora é a retomada de um projeto que seja realmente popular, que se volte para realidade das pessoas e a transformação dessa realidade”, afirmou.

Para a professora Ângela Xavier Monteiro, coordenadora institucional do Programa do Mestrado Profissional em saúde da Família da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que conduziu o debate sobre o eixo temático “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, também é importante promover a reflexão sobre o SUS e os impactos das desigualdades em saúde.

“É necessário refletir sobre as questões de iniquidades, desigualdades, que são evitáveis por meio de políticas públicas, sociais e econômicas. Temos que refletir sobre o atual cenário em termos da desigualdade social, que não é fruto exclusivamente dos últimos dois anos da pandemia, mas de um processo que já vem de quatro, cinco anos, através da desconstrução de políticas sociais e que colaborou para criar desigualdade social e tem impacto na saúde da população. A partir dessa reflexão, a gente espera que os participantes possam elaborar propostas de forma conjunta e avaliando todas as possibilidades”, afirmou Ângela Monteiro.

Programação

Como etapa preparatória para a 9ª Comus, foram organizadas cinco Pré-Conferências Distritais de saúde. Além da etapa do Disa Oeste, já foram realizadas as Pré-Conferências dos Disas Rural e Leste. A programação terá continuidade nesta quinta-feira, 16/3, com a Pré-Conferência do Disa Sul, das 7h às 17h, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A etapa do Disa Norte será realizada na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Sálvio Belota, nº 333, bairro NOVO Aleixo, no dia 17/3.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Barone de Souza, explica que em cada pré-conferência haverá a eleição de delegados para participação na 9ª Comus, sendo 50 delegados da zona Rural e 100 delegados em cada etapa da zona Urbana de Manaus.

“A programação está ocorrendo dentro do esperado, os debates estão sendo de alto nível, com a elaboração de propostas e diretrizes que serão avaliadas e poderão ser apresentadas para discussão na 9ª Comus”, informou Barone Souza.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto– Henrique Souza /Semsa

Tags:Estado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quinta-feira, 16/3
Próximo artigo Gestores, trabalhadores e usuários da zona Oeste participam de Pré-Conferência de Saúde 

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na avenida Maués após danos por ligações irregulares e lixo

13 horas atrás

Manaus registra 8.775 inscrições para creches municipais até 10h30 de 10/1 com sistema ativo

18 horas atrás

Reconstrução da drenagem superficial na avenida Laguna melhora escoamento e previne alagamentos em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia revitalização do campo do Buracão no bairro Alvorada 3

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus amplia atendimento à população em situação de rua em ação do Semasc no Cads

2 dias atrás

PassaFácil nas Comunidades em Manaus emite 3.500 cartões em 47 ações e amplia acesso ao transporte público em 2025

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal João Alfredo com revitalização estrutural para mais de 480 alunos

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus e Ufam firmam acordo para fortalecer agricultura familiar com unidades demonstrativas

2 dias atrás

Economia nas compras da Prefeitura de Manaus atinge R$ 2,454 bilhões entre janeiro de 2021 e 2025 com ênfase em licitação

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica e manutenção de drenagem em ruas de Campo Salles

2 dias atrás

Manaus recupera sistema de drenagem profunda na rua Agnelo Bittencourt para reduzir alagamentos em Gilberto Mestrinho

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na avenida nathan xavier e recupera 650 metros de via

2 dias atrás
Prefeito David Almeida entrega escola municipal Professora Percília do Nascimento Souza revitalizada em Compensa 2
IMMU realiza fiscalização de estacionamento em Manaus com remoções, autuações e foco em vagas especiais
Educação para o trânsito em Manaus registrou 288 ações e alcançou 172.382 pessoas em 2025
Ponta Negra registrou 172 eventos em 2025 e confirma papel de destaque como complexo turístico
Cadastro Único ficará temporariamente indisponível em Manaus nesta sexta-feira por manutenção do governo federal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?