Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Gestores e secretários escolares da prefeitura participam de treinamento sobre o Censo Escolar 2023
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Gestores e secretários escolares da prefeitura participam de treinamento sobre o Censo Escolar 2023
Manaus

Gestores e secretários escolares da prefeitura participam de treinamento sobre o Censo Escolar 2023

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), iniciou, nesta quarta-feira, 21/6, treinamento com gestores e secretários escolares da REDE municipal de ensino, para trabalhar o Censo Escolar 2023. O encontro reúne educadores até esta quinta, 22/6, no auditório Luiz Geraldo pontes Teixeira da secretaria, Parque 10, zona Centro-Sul da cidade.

A meta do evento não é somente a contagem dos alunos, mas encontrar soluções para as práticas públicas que serão aplicadas durante o ano. Dentre os vários assuntos discutidos, foram tratadas algumas novidades do Censo, como a inclusão de novas opções de preenchimento dos formulários da escola, turma, gestor, aluno e profissional escolar, além das alterações pontuais de regras de consistências e de fluxos de preenchimento e demandas externas do Ministério Público Federal, Ministério da educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE).

 O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Lourival praia, participou da programação e alertou sobre o trabalho da secretaria, não apenas sobre a temática em si, mas também para envolver e beneficiar os alunos.

“É um tema fundamental do ponto de vista social, porque a gente vai ter todas as informações dos estudantes e das famílias deles, para dessa forma planejar as ações da Semed. Nós tivemos uma queda em nosso Censo, tínhamos 250 mil alunos, e agora temos 240 mil. Isso quer dizer que menos 10 mil alunos são menos recursos que vão entrar. A gente precisa resgatar essas crianças”, salientou.

Para a chefe da Divisão de Informação e Estatística (DIE) da Semed, Eliete Queiroz, o encontro tem uma relevância muito grande para quem está nas escolas e vai lidar com o Censo, para fazer da melhor forma possível e não ter nenhuma dúvida sobre o assunto.

“Nesses dois dias, vamos capacitar os nossos gestores e secretários para a gente informar sobre a estrutura física, capacidade pedagógica, quantidade de alunos, porque a partir dessas informações o MEC vai trabalhar para definir as nossas políticas educacionais. Este ano, é muito importante, porque a gente tem a prova do Saeb, na qual os alunos do 5º e do 9º ano serão avaliados. Todos os estudantes que forem informados no Censo 2023 serão avaliados no Saeb”, completou Eliete.A escola municipal Maria Madalena Correa, bairro Vila da Prata, zona Oeste, que atende a 660 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foi uma das unidades escolares que participaram da programação.

“Para nós, diretores, é de fundamental importância, porque nós estamos recebendo novas informações e atualizações do fechamento do Censo escolar. Esse processo é essencial no fim do ano, para fecharmos o ano letivo com os dados corretos. Assim, a gente evita ter problemas com alguma pendência junto ao FNDE”, destacou o diretor da unidade, Mauro Brito.

—-

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed

Tags:Educação InfantilManausmanchetePolíticas EducacionaisPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Escola da Prefeitura de Manaus promove 2ª Mostra Ambiental Científica
Próximo artigo Tramitam na Assembleia Legislativa projetos de lei sobre HIV e fibromialgia

Mais notícias desta categoria

Janayna Castro de Vasconcelos é a nova presidente do Concultura

1 dia atrás

Prefeito Renato Junior nomeia Heliatan Botelho para a Semad

1 dia atrás

Prefeito Renato Junior apresenta prioridades e fortalece compromisso com uma gestão próxima e resolutiva em Manaus

1 dia atrás

Prefeitura alerta para link de inscrições falso para concurso

2 dias atrás

Prefeitura mobiliza mais de 200 agentes para operação especial durante Maratona Internacional de Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus avança na reconstrução da drenagem profunda na avenida Autaz Mirim e reforça segurança em corredor estratégico da zona Leste

2 dias atrás

Prefeitura alerta para alterações no trânsito e transporte público devido às comemorações do aniversário do bairro Japiim

2 dias atrás

Força-tarefa noturna da Prefeitura de Manaus restabelece drenagem na avenida Djalma Batista

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior reforça compromisso com gestão eficiente

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior nomeia Célio Guedes como novo secretário da Casa Civil, Alexandre do Carmo como subsecretário e mantém Mônica Prestes na subsecretaria

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia operação de novo conjunto semafórico

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus restabelece drenagem no Tarumã

2 dias atrás
Implurb atualiza canais de atendimento durante transição
Prefeito Renato Junior destaca infraestrutura, habitação e diálogo com a população durante entrevista e anuncia novos secretários da Semad e Casa Civil
PMM participa de reunião para início da Agenda Cidade Unicef
Estudantes da Prefeitura de Manaus visitam o Instituto Soka Amazônia
Prefeitura intensifica sinalização viária em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?