Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Gêmeas siamesas que nasceram no Amazonas e passaram por cirurgia de separação em Goiás retornam ao estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Gêmeas siamesas que nasceram no Amazonas e passaram por cirurgia de separação em Goiás retornam ao estado
Governo do Amazonas

Gêmeas siamesas que nasceram no Amazonas e passaram por cirurgia de separação em Goiás retornam ao estado

3 semanas atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

As irmãs Eliza e Yasmin seguirão recebendo atendimento domiciliar oferecido pelo Governo do Estado

Foto: Alex Pazuello/SECOM

As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória retornaram neste domingo (10/08) ao Amazonas, após 107 dias de internação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO), onde passaram por cirurgia de separação, realizada no dia 13 de maio. As crianças, que nasceram em abril, na Maternidade Ana Braga, referência em parto de alto risco, seguirão aos cuidados da REDE estadual de saúde, até o retorno para a casa dos pais, no interior do Pará.

“Agora estamos acolhendo de volta essa família. Nesse retorno aqui para o Amazonas nós vamos fazer um acompanhamento ambulatorial especializado com as crianças, vamos tratar desde o momento do acompanhamento da cardiopediatria, até de outras especialidades como aqui já iniciamos fazendo acolhimento com a equipe do Melhor em Casa”, destacou a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud.

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

Desde o parto, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), colocou todo um aparato médico e de recursos à disposição da mãe e das bebês, que nasceram unidas pelo abdômen, no dia 9 de abril deste ano.

Ao desembarcarem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, as meninas foram recepcionadas pelo pai, Marcos Oliveira, e por equipes do programa Melhor em Casa da SES-AM. O Melhor em Casa oferece atendimento domiciliar a pacientes desospitalizados que ainda necessitam de cuidados.

“Graças a Deus, desde o início fomos recebidos com bastante alegria e emoção. Nunca faltou nada, nenhum apoio, nada. Tudo que precisávamos, sempre estavam dispostos a nos ajudar. A última vez que eu as peguei, ainda eram grudadinhas e agora é uma alegria ver, pegar cada uma de cada lado separada já, uma alegria imensa”, disse Marcos.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

Além do atendimento domiciliar, as pacientes contarão com acompanhamento especializado com um médico cardiopediatra e suplementação nutricional, conforme recomendação médica. As meninas receberam também kits bebê.

Acompanhamento integral

A secretária Nayara Maksoud destacou a importância da atuação integrada entre o Amazonas e Goiânia/GO, que garantiram atendimento rápido, resolutivo e em tempo adequado à Eliza e Yasmin. “O caso das gêmeas é um exemplo da potência que é o Sistema Único de saúde (SUS). Quando atuamos integrados e coordenados, temos resultados surpreendentes”, reforçou.

Natural de Monte Alegre, no interior do Pará, a mãe das crianças, Elizandra da Costa, de 22 anos, optou por vir para Manaus durante a gravidez, onde fez o pré-natal de alto risco na REDE estadual de saúde. Desde novembro do ano passado, ela realiza acompanhamento multiprofissional na REDE de saúde do Amazonas, tendo iniciado o pré-natal na Maternidade Nazira Daou. O parto, ocorrido na Maternidade Ana Braga, foi considerado um sucesso, sem intercorrências.

“Quero agradecer ao Governo do Estado do Amazonas por ter nos ajudado. Também quero agradecer ao Governo do Estado de Goiás que nos amparou, nos abraçou como família e hoje estamos retornando e podendo chegar no Amazonas novamente para poder agradecer também especialmente ao governador Wilson Lima, que deu total apoio. Muito obrigado a cada um de vocês”, acrescentou a mãe das gêmeas.

Desde o nascimento, o Governo do Amazonas disponibilizou um aparato médico e técnico com mais de 100 profissionais envolvidos no caso, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, reguladores, equipes técnicas e de gestão. As crianças precisaram passar por baterias de exames no Hospital Francisca Mendes, que apontaram o melhor caminho para a cirurgia, optando-se pelo Hecad, referência nacional em pediatria de alta complexidade.

A cirurgia de separação foi realizada com sucesso por Zacharias Calil, cirurgião pediátrico especialista nesse tipo de procedimento há mais de 25 anos, e que integra o corpo clínico do Hecad.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

Histórico do caso

Nascidas no dia 9 de abril deste ano, na Maternidade Ana Braga, em Manaus, as irmãs foram diagnosticadas como toracoonfalópagas — unidas pelo tórax e abdômen e compartilhando o mesmo fígado. Elas nasceram com 2,4 quilos cada e permaneceram sob cuidados da maternidade até serem transferidas para o hospital de Goiânia, aos 15 dias de vida, em uma UTI aérea do programa Aeromédico do Governo do Amazonas.

No Hecad, permaneceram na UTI Pediátrica até o final de junho e, posteriormente, na enfermaria. Eliza permaneceu 60 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 47 dias na enfermaria. Yasmin ficou 67 dias na UTI e 40 dias na enfermaria.

O post Gêmeas siamesas que nasceram no Amazonas e passaram por cirurgia de separação em Goiás retornam ao estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto cria fundo para facilitar acesso de pequeno agricultor a energia renovável
Próximo artigo Comissão aprova regras contra a discriminação de pessoas idosas e com deficiência por planos de saúde

Mais notícias desta categoria

SSP-AM realiza entrega de viaturas e mutirão de atendimento para Carteira de Identidade Nacional em Nhamundá

4 horas atrás

Governo do Amazonas promove capacitação para adoção da metodologia e dos indicadores do Selo Unicef

5 horas atrás

Seas apresenta Crédito Rosa, Prato Cheio, Padaria Artesanal e Caisan no AgroAmazonas

5 horas atrás

Escolas Estaduais do Amazonas realizam atividades em homenagem à Semana da Pátria

5 horas atrás

No Maranhão, Sedecti discute Estratégia 2050 no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento

5 horas atrás

FPS lança campanha ‘Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos 2025’

5 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro Colônia Terra Nova

7 horas atrás

Em Urucará, Idam repassa R$ 308 mil em crédito rural para pescadores artesanais

7 horas atrás

Com apoio da SES-AM, Barco Hospital São João XXIII presta atendimento de saúde em Careiro da Várzea

7 horas atrás

Sema Amazonas promove capacitação ambiental para professores e técnicos ambientais em Jutaí

8 horas atrás

Sine Amazonas divulga 135 vagas de emprego para esta quinta-feira

8 horas atrás

Prosamin+: Governo do Amazonas investe mais R$ 5,9 milhões em pagamentos de soluções de moradias a beneficiários

8 horas atrás
Ipaam concede licença para novo poço da Petrobras em Urucu, em Coari
Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência
Governo do Amazonas e Ministério Público firmam parceria para construção da nova sede da instituição
Governador Wilson Lima destaca parceria com empresas francesas e apresenta potencial econômico do Amazonas
Sine Amazonas divulga 141 vagas de emprego para esta quarta-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?