Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Gás natural no Amazonas impulsiona a matriz elétrica e abastece termelétricas após 15 anos de operação da Cigás
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Gás natural no Amazonas impulsiona a matriz elétrica e abastece termelétricas após 15 anos de operação da Cigás
Governo do Amazonas

Gás natural no Amazonas impulsiona a matriz elétrica e abastece termelétricas após 15 anos de operação da Cigás

4 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Cigás completa 15 anos em dezembro; o gás natural passou a responder por 80% das fontes vinculadas ao Sistema Interligado Nacional no estado.

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) celebra 15 anos desde o início da operação comercial em dezembro de 2010, em Manaus, distribuindo gás natural para usinas termelétricas e demais consumidores no estado. Conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o gás natural representa cerca de 80% das fontes de geração de energia elétrica vinculadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no Amazonas, e a Cigás afirma atender esse volume por meio de fornecimento para usinas termelétricas.

Participação na geração

O gás natural distribuído pela concessionária é apontado como principal fonte entre as vinculadas ao SIN no estado, segundo a CCEE. Nos primeiros 10 meses deste ano, o consumo médio das termelétricas alcançou 4,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), volume que corresponde a 85% do total distribuído pela Cigás; os restantes 15% são destinados a outros segmentos.

Termelétricas atendidas e expansão das ligações

A Cigás ampliou para 12 o número de termelétricas atendidas. Sete estão em Manaus: UTE Mauá 3, UTE Aparecida e os Produtores Independentes de Energia (PIE’s) Tambaqui, Jaraqui, Tucunaré, Poraquê e Pirarucu. Outras cinco estão no interior: UTE Anori, UTE Coari, UTE Anamã, UTE Codajás e UTE Caapiranga.

A concessionária informou estar em fase final de teste em um NOVO trecho de gasoduto para atender a UTE Manaus 1 – que está sendo construída no Distrito Industrial. No interior, em operação no município de Silves (distante 204 quilômetros de Manaus), a Cigás contratou três consumidores livres do segmento termelétrico — usina Azulão, usina Azulão 2 e usina Azulão 4 — vencedoras dos leilões de reserva de capacidade na forma de energia de 2021 e 2022.

Contribuição ambiental

Um estudo publicado na revista Energia na Amazônia, do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) vinculado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), indica que a substituição de óleo combustível por gás natural na geração elétrica evitou a emissão de aproximadamente 6,2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) no período de 2010 a 2023.

Sistema de distribuição e usuários

O sistema de distribuição soma 359 quilômetros de extensão e já abastece mais de 28 mil unidades consumidoras entre os segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. Entre os clientes industriais estão empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), como Moto Honda, Yamaha, PCE, Caloi, Coca-Cola, Metalfino e Ambev. No comércio, o gás natural atende shoppings, supermercados, academias, padarias, lavanderias, restaurantes e hospitais.

Em julho deste ano, a Cigás firmou parceria com a Super Terminais e assinou contrato para instalação da primeira usina de gás natural destinada a operações portuárias no Norte do país, voltada à região portuária de Manaus.

Vantagens econômicas e posicionamento no país

A rápida expansão do mercado local está associada a ganhos de custo. No Amazonas, o uso do gás natural PODE reduzir despesas em até 62% para indústrias, 56% para empreendimentos comerciais, 54% no segmento veicular e até 55% no residencial. O combustível é usado na geração de energia elétrica e vapor, aquecimento, secagem, climatização, como combustível para veículos e empilhadeiras e no preparo de alimentos.

Segundo dados de julho, a Cigás ocupa a terceira colocação em volume comercializado entre as distribuidoras da pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). De acordo com o Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), de junho, a companhia lidera o ranking de competitividade tarifária no segmento comercial e aparece em quarto lugar no industrial (faixa de consumo 20.000 m³/dia), em comparação com 19 concessionárias nacionais.

O diretor técnico-comercial Clovis Correia Junior afirmou que o gás natural distribuído pela Cigás às usinas termelétricas passou a ser uma fonte relevante para a segurança energética do Amazonas, contribuindo para o processo de descarbonização do estado e para o desenvolvimento econômico. O diretor-presidente Heraldo Câmara destacou que a posição entre as maiores distribuidoras é motivo de orgulho, considerando a comparação com concessionárias com mais tempo de mercado.

Assuntos nesse artigo:

#gas, #amazonas, #cigas, #termeletricas, #sin, #ute_maua_3, #ute_aparecida, #tambaqui, #jaraqui, #tucunare, #poraque, #pirarucu, #Anori, #Coari, #anama, #codajas, #Caapiranga, #consumo, #359km, #pim

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova permissão para trabalhador descontar valor do aluguel direto no salário
Próximo artigo Governo do Amazonas prorroga prazo para submissão ao Centelha 3 Amazonas e mantém aporte de R$ 5.902.260,00 para startups

Mais notícias desta categoria

Procon-AM divulga itens que escolas não podem exigir nas listas de material escolar

10 horas atrás

Prato Cheio promove palestras sobre alimentação e saúde mental em unidades do Amazonas ao longo de janeiro

10 horas atrás

Sine Amazonas oferece 111 vagas de emprego em Manaus com cadastro presencial e requisitos detalhados

10 horas atrás

Ouvidoria da SSP-AM registra 98,7% de resolutividade em 2025 com 47.322 atendimentos

10 horas atrás

Torneio da Diversidade LGBTQIA+ reúne quatro modalidades e arrecadação na Vila Olímpica de Manaus

11 horas atrás

ADS realiza recadastramento de feirantes e produtores rurais para feiras de produtos regionais em Manaus

12 horas atrás

Idam e Fazenda Aruanã abrem inscrições para doação de mudas de castanha-da-Amazônia até 20 de março

12 horas atrás

Ipaam registra 389 resgates de animais silvestres em Manaus em 2025 e detalha espécies e bairros

13 horas atrás

Governo do Amazonas registra 14.004 atendimentos em regularização fundiária e 1.500 vistorias em 2025

14 horas atrás

Governo do Amazonas inicia fase 4 do programa Atualiza Pescador e alcança marca de 5 mil kits entregues a pescadores

14 horas atrás

Lacen-AM amplia capacidade de diagnóstico e processou 289.821 mil procedimentos laboratoriais em 2025 no Amazonas

14 horas atrás

Mais de 5,8 mil violações de direitos da pessoa idosa são registradas no Amazonas em 2025 e indicam maior procura por serviços

14 horas atrás
Sine Amazonas divulga 88 vagas de emprego e orienta atendimento presencial na Galeria+ nesta quinta-feira
Cigás retoma obras do gasoduto Norte-Leste em Manaus com nova frente noturna na avenida Nossa Senhora da Conceição
Suhab convoca famílias para atualização cadastral e regularização fundiária em 2026 no Residencial Cajual
Programa Prosamin+ amplia qualificação profissional e geração de renda para famílias atendidas no Amazonas
Detran-AM abre inscrições para cursos gratuitos do Detran-AM em janeiro com 100 vagas disponíveis
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?