Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira
Governo do Amazonas

Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira

12 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
WhatsApp Image 2024 08 08 at 15.25.05 1024x682 1

A mostra inicia exibindo duas exposições: “9 Encontros”, de Silvana Macêdo, e “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho, além de uma roda de conversa

WhatsApp Image 2024 08 08 at 15.25.05 1024x682 1
Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira
WhatsApp Image 2024 08 08 at 15.25.07 1024x682 1
Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira
FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e economia criativa

O Centro de artes Visuais Galeria do Largo apresenta na sexta-feira (09/08), a partir das 18h30, a abertura do “Amazonas artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, que é composto por uma Mostra de artes e um Seminário, realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estado de Cultura e economia criativa, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

O evento busca reunir artistas, curadores, estudantes, produtores, galeristas, agentes da cultura e público em geral, para estimular diálogos e interações relativas ao conhecimento nas artes Visuais. Entrada gratuita.

Inicialmente, a mostra conta com a estreia de duas exposições: “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho, com curadoria de Virna Lisi. E a exposição “9 encontros”, de Silvana Macêdo, com curadoria de Juliana Crispe, além de uma roda de conversa com a temática “Arte, Biologia e Saberes Ribeirinhos”. As exposições ficarão em exibição na Galeria do Largo até 1º de dezembro de 2024.

De acordo com Cristóvão Coutinho, curador e gestor do espaço cultural Galeria do Largo, atualmente, as artes Visuais transitam por diversos espaços e também linguagens. Desse modo, eles estão buscando trazer a natureza não só como uma natureza artística, mas também como uma natureza territorial.

“Hoje existem várias Amazônias no nosso território. E essa reunião de artistas, curadores, estudantes, produtores realmente acontece para que possamos alinhar a nossa produção e o nosso pensamento artístico com o sistema de artes tanto nacional quanto internacional”, destaca Coutinho.

‘Paisagem em Retrospectiva 2024’

WhatsApp Image 2024 08 08 at 15.25.06 1024x682 1
Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira
FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e economia criativa

A exposição de Adriana Ramalho busca provocar reflexões profundas sobre como percebemos e representamos a paisagem. A exposição desafia o público a considerar questões visuais, espaciais e ecológicas através de uma diversidade de mídias e perspectivas, refletindo a complexa relação entre a floresta Amazônica e o crescimento urbano nas grandes cidades.

A artista Adriana Ramalho comenta que a exposição é inédita em Manaus e reúne, pela primeira vez, uma seleção de trabalhos produzidos e exibidos entre 2006 e 2024, promovendo uma visão abrangente da evolução da prática artística de Adriana ao longo dos anos. Ela fala sobre sua inspiração artística ao criar uma experiência visual para o público.

“A exposição apresenta uma curadoria de obras que refletem a evolução da minha pesquisa artística, explorando tanto paisagens urbanas quanto naturais. Através da combinação de formas e cores, a exposição cria uma experiência visual que alterna entre proximidade e distanciamento, recriando paisagens complexas e imaginárias”, explica a artista.

As obras variam entre pinturas, desenhos, gravuras e videoarte revelando um olhar único e enigmático sobre o mundo natural. Através de técnicas mistas e uma abordagem que transita entre o concreto e o abstrato, a artista transforma sementes, folhas, células, asas de libélulas e organismos em composições sobrepostas surpreendentes, formando uma narrativa que desafia os sentidos e encanta o público.

‘9 Encontros’

WhatsApp Image 2024 08 08 at 15.25.04 1024x682 1
Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira

FOTO: David Martins / Secretaria de Cultura e economia criativa

A exposição da artista Silvana Macêdo, reúne 40 obras que fazem parte de uma série de trabalhos realizados durante a pesquisa de pós-doutorado da artista, intitulada “Reflorestar a Si”, desenvolvida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Letras e artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Segundo a artista os trabalhos da exposição se desdobraram a partir de encontros com nove árvores medicinais amazônicas: Breuzinho, Samaúma, Apuí, Castanheira, Pau D’Arco, Imburana de Cheiro, Mulateiro, Massaranduba e Carapanaúba.

“A exposição aborda a conscientização da importância medicinal, ambiental e espiritual para a humanidade além de ter valor em si com a cultura amazônica”, disse Silvana, além de mencionar que a exposição poderá ser visitada gratuitamente até 1º de dezembro de 2024.

A Mostra de artes “Amazonas Diverso” começa nesta sexta-feira (09/08) e segue até outubro, será constituída de sete exposições, com uma coletiva, seis individuais e três manifestações artísticas, performances e objetos, na Galeria do Largo, incluindo ainda o projeto “Largo de Imagens/Vídeos”, no Largo de São Sebastião.

Seminário

O “Seminário de artes Visuais – Diversas Naturezas” é organizado pelo Centro de artes Visuais – Galeria do Largo, em parceria com a Central de Arte e educação e terá a participação de nove palestrantes, cinco nacionais e quatro locais, no auditório do Palacete Provincial, nos dias 10 e 11 de outubro de 2024 (quinta-feira e sexta-feira), pela manhã, de 09h às 12h, e à tarde, de 14h às 18h, com encerramento no dia 11/10/2024, às 19h30h, com direito a atração musical.

Um encontro em Manaus, no Norte do Brasil, entre autores na produção de artes visuais proporciona conhecimentos e possibilita interações presenciais, com o indicativo de estreitamento e conhecimentos de vozes e narrativas diversas das Amazônias no mundo.

WhatsApp Image 2024 08 08 at 15.25.06 1 1 1024x682 1
Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira

Objetivo

O evento que teve sua estreia em 2022 com a temática “Vidas Coletivas”, traz, neste ano, o tema “Diversas Naturezas”. Trata-se de um evento contínuo que tem como principal objetivo a troca de saberes e afetividades no campo amplo das artes, comprometendo o fazer diverso do conhecimento artístico.

Este encontro fortalece os agentes da cidade, do Estado e da região amazônica com interesses em discursos e práticas no processo de reflexão na produção de arte, ativando discursos e propostas sobre este território e o seu ambiente de complexidade histórica.

O post Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasApuíEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FiscalizacaoMedicamentosItacoatiaraSelo 4d9e5 n1uUFJ Fiscalização do MPAM mira oferta de medicamentos essenciais e imunizantes em Itacoatiara
Próximo artigo WhatsApp Image 2024 08 08 at 15.44.31 1 1024x576 1 UGPE e Sect assinam termo de cooperação para regularizar imóveis adquiridos por beneficiários do Prosamin+

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2025 07 28 at 121111 1024x650 1

Inscrições para o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 se encerram na quinta-feira

48 minutos atrás
FVS RCP Vacinacao FOTO Erasmo Salomao MS 1024x684 1

Vacinação: Proteja-se e Evite Doenças Eliminadas

3 horas atrás
UGPE 2FEIRAO AMAZONASMEULAR FOTO PAULAPESSOA UGPE 1024x682 1

Feirão Amazonas Meu Lar realiza sonho da casa própria e impulsiona renda de empreendedores do setor alimentício

3 horas atrás
SEDEL Abertura do JEAs na Arena Amadeu Teixeira FOTO Euzivaldo Queiroz SEDUC 1024x682 1

Praças esportivas do Governo do Amazonas fortalecem os JEAs, encerrados na Arena da Amazônia

1 dia atrás
Desporto Escolar Final do JEAs 2025 foto Euzilvado Queiroz 1 1024x710 1

Disputas na Arena da Amazônia marcam o encerramento da 46ª edição do JEAs

1 dia atrás
SineAM0406 FotoJamilleSilva 1024x683 1

Sine Amazonas divulga 357 vagas de emprego para esta segunda-feira

1 dia atrás
Cultura FFAM boi bumba foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 17

Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas

1 dia atrás
BOLETIM CHEIA WEB 2607 1024x576 1

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, sábado (26/07)

2 dias atrás
FEIRAO AMAZONAS MEU LAR 2 1024x682 1

Beneficiários do 2° Feirão Amazonas Meu Lar comemoram a conquista da casa própria

2 dias atrás
maria laide andressa dia dos avos ceci aparecida 1024x682 1

Dia dos Avós: Centro de Convivência reforça laços entre avós e netos

2 dias atrás
Leilao 2 1024x821 1

Leilão do Detran-AM será na próxima segunda-feira, com 305 veículos disponíveis

2 dias atrás
Governador Wilson Lima apresenta a Arnold Schwarzenegger papel estrategico do Amazonas na agenda climatica global e na defesa dos povos da floresta 4 foto Diego Peres Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima apresenta a Arnold Schwarzenegger papel estratégico do Amazonas na agenda climática global e na defesa dos povos da floresta

2 dias atrás

Oficina ‘Corpo Cidade – Performance’ une arte performática e memória urbana em vivência

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois homens desaparecidos

Detran-AM entrega 660 kits de segurança para mototaxistas no município de Fonte Boa

Na FCecon, profissionais debatem a prevenção e o tratamento de lesões na pele

Arsepam lidera primeira ação do Grupo Temático de Transporte Fluvial e Terrestre no Porto da Ceasa

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?