Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual
Governo do Amazonas

FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Fundação destaca atuação técnica com base na equidade, prevenção e vigilância para acesso universal à saúde

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), integra a programação da 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada na segunda-feira (14/07) e nesta terça-feira (15/07), em Manaus, destacando a importância da vigilância em saúde para essa população, por meio da escuta ativa, do respeito à diversidade com base na equidade.

A abertura da conferência foi realizada, na noite de segunda-feira, na escola Superior de ciências da saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus. O evento segue nesta terça-feira na unidade da escola Superior de Tecnologia da UEA, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.

A iniciativa é uma realização do Conselho Estadual de Combate à discriminação LGBTQIAPN+ (CECOD/LGBTQIA+) em parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC). O tema desta edição é “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.

A programação inclui debates temáticos, discussões em grupos de trabalho e apresentação de propostas para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que ocorrerá em outubro, em Brasília. Nesta edição do evento, a FVS-RCP atua com um estande para orientação e educação em saúde sobre prevenção de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissível (IST), além de distribuir preservativos e gel lubrificante.

Desde 2022, o Programa Estadual de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) está sob responsabilidade da FVS-RCP, atuando de forma integrada, com áreas técnicas da saúde e com organizações da sociedade civil, fortalecendo a promoção do diagnóstico até a prevenção e tratamento contra infecções e doenças.

As estratégias da Fundação incluem ações como a descentralização da atenção ao HIV e a ampliação do acesso às profilaxias pré e pós exposição sexual.

Participante da mesa de abertura do evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância do acesso à saúde de todos. “A FVS-RCP tem como missão promover a saúde da população amazonense com base na vigilância em saúde. Reforçamos a importância da conferência na criação de novas políticas públicas, garantindo saúde principalmente à comunidade LGBTQIA+”, destaca.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

A realização da 4ª Conferência Estadual dos direitos das pessoas LBGTQIA+ marca o retorno da iniciativa após um hiato de quase dez anos, segundo destacou a secretária de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa. “É de grande importância levar a discussão a todas as pessoas. E, com certeza, é um marco também. Tenho certeza de que a volta da conferência é um sucesso”, avalia.

O presidente do Conselho Estadual de Combate à discriminação LGBTQIAPN+, Miguel Aguiar, destaca que a Conferência Estadual LGBTQIA+ é um espaço fundamental para dar voz às demandas da comunidade LGBTQIA+. “É fortalecer políticas públicas e garantir que nossos direitos sejam respeitados e ampliados. É o momento de construir, coletivamente, um Amazonas mais justo, onde a diversidade seja reconhecida e valorizada”, ressalta.

Participação da Sociedade Civil

A coordenadora do Fórum Amazonas das Organizações de Sociedade Civil (OSC) de IST, HIV/Aids, hepatites virais e tuberculose, Evalcilene Santos, ressalta que a conferência dá visibilidade a pautas urgentes de saúde e Cidadania. “Nosso papel aqui é fortalecer políticas públicas para que elas sejam realmente efetivadas para essa população, que todo dia sofre a lgbtfobia. Aqui, abordamos os direitos humanos”, pontuou.

Para o coordenador do movimento Aliança Tabatinga e do coletivo Super Drag Transfronteira, Jonysson Santos, que também participa da conferência, o evento representa um momento de construção democrática. “É de extrema importância termos conferências como essa para dialogar e criar políticas públicas para toda a comunidade. Faz com que nossa voz seja ouvida”, disse.

Conferência LGBTQIA+

A iniciativa é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que irá ocorrer em outubro, em Brasília, na construção e implementação de políticas públicas que visam a defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+. Assim como no Amazonas, a etapa estadual da conferência está sendo realizada em, pelo menos, 17 conferências estaduais e distrital.

O post FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Idam leva mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) a Rio Preto da Eva
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 196 vagas de emprego para esta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Centro de Lazer Noca e Maroca é inaugurado em Manaus com investimento de R$ 1,1 milhão e amplia opções de lazer na zona norte

1 hora atrás

Polícia Militar do Amazonas conclui 2º Curso de Detecção de Substâncias e amplia atuação da CIPCães

2 horas atrás

CETI de Autazes é inaugurado em 12/02 e passa a atender mais de 800 alunos em tempo integral

2 horas atrás

Adolescente Sara Benezar da Silva, 15 anos, está desaparecida em Manaus desde 11/02 após ser deixada na escola

2 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

2 horas atrás

IML procura por familiares de Paulo José Goés

3 horas atrás

Instituto Médico Legal convoca familiares de Paulo José Goés para reconhecimento e liberação do corpo em Manaus

3 horas atrás

Governo do Amazonas reforça turismo no interior do Amazonas com ações da Amazonastur em três municípios

3 horas atrás

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

4 horas atrás

Idam emite e renova 2.578 Cartões do Produtor Primário em janeiro de 2026 e registra aumento de 33%

4 horas atrás

Sema instala câmeras trap em três unidades de conservação na área de influência da BR-319 para monitoramento da fauna

4 horas atrás

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

4 horas atrás
Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos
Asfalta Amazonas aplica R$ 7 milhões em pavimentação e sinalização na sede de Anori para ampliar mobilidade urbana
Asfalta Amazonas: Governo do Estado avança com obras de recuperação viária em Anori
Sine Amazonas divulga 158 vagas de emprego e atendimento presencial nesta sexta-feira (13/02) das 8h às 14h
Sine Amazonas divulga 158 vagas de emprego para esta sexta-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?