Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FVS-RCP promove oficina estratégica para resposta à estiagem e planejamento de ações na saúde pública do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FVS-RCP promove oficina estratégica para resposta à estiagem e planejamento de ações na saúde pública do Amazonas
Governo do Amazonas

FVS-RCP promove oficina estratégica para resposta à estiagem e planejamento de ações na saúde pública do Amazonas

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

capacitação pós-evento avalia resposta à estiagem 2024 no Amazonas e propõe ações para futuras emergências em saúde

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP

Com o objetivo de avaliar as ações de preparação e resposta à estiagem de 2024 no Amazonas, a Fundação de Vigilância em saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), iniciou, nesta terça-feira (05/08), a Oficina de Avaliação Pós-Evento – Seca e Estiagem 2024, sede da FVS-RCP.

A iniciativa visa também aprimorar a atuação da vigilância em saúde diante de uma ameaça ou situação de emergência em saúde pública, fortalecer a integração com a assistência aos serviços de saúde e definir fluxos e processos de trabalho voltados à prevenção ou redução de impactos das emergências em saúde pública sobre a saúde da população.

Durante o evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da ação. “Essa é a oportunidade de aprimorar as ações de forma integrada para reduzir riscos de desastres, incluindo as estratégias no planejamento e adotando medidas de prevenção, preparação e resposta”, ressaltou.

A oficina segue até quarta-feira (06/08) e é uma ação integrada entre a FVS-RCP, SES-AM, Ministério da saúde, Defesa Civil do Estado do Amazonas e Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Amazonas (Cosems-AM).

Para a secretária executiva adjunta de Políticas de saúde da SES-AM, Nara Esquivel, a avaliação representa um marco importante para o avanço da gestão em saúde no estado. “Essa oficina representa um passo importante, porque, de forma conjunta, nós vamos analisar e avaliar tudo que foi realizado, identificando os nossos acertos, os nossos desafios, as boas práticas e também o aprimoramento das nossas estratégias futuras”, pontuou.

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP

Representando o Ministério da saúde, o diretor do Departamento de Emergências em saúde Pública do órgão federal, Edenilo Baltazar, destacou a importância de apoiar as iniciativas nos estados da região Norte do país. “A gente precisa conversar com os estados da região Norte, especificamente, e tentar entender como o Departamento de Emergências PODE apoiar na preparação, na organização desses estados nesse processo de estiagem. A gente coloca o Departamento à disposição da Secretaria de saúde e da Fundação de Vigilância em saúde”, ressaltou.

Ainda na mesa de abertura do evento, o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Cloves Araújo, destacou o impacto da iniciativa. “É preciso entender toda a magnitude e a dimensão dos impactos e Agir com o Poder Público para mitigar e minimizar os impactos com a população para o nosso estado que tem características ímpares”, acrescentou.

Durante a programação, os participantes ministram palestras sobre as emergências em saúde pública, as ações realizadas em 2024 e realizam discussões técnicas para a elaboração de plano de ação para as emergências em saúde pública no Amazonas.

O post FVS-RCP promove oficina estratégica para resposta à estiagem e planejamento de ações na saúde pública do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus avança com ‘Mutirão no Bairro’ e intensifica obras de infraestrutura no centro histórico
Próximo artigo Governador Wilson Lima destaca avanços no saneamento e instala nova estrutura que vai apoiar municípios do interior

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

2 horas atrás

Anvisa determina proibição da comercialização de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

2 horas atrás

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

2 horas atrás

Paratleta Maria de Fátima do Amazonas destaca trajetória de alto rendimento com apoio do Governo

2 horas atrás

Ensaios técnicos do Grupo Especial do Carnaval na Floresta 2026 destacam ancestralidade e laços comunitários no Sambódromo de Manaus

2 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial

2 horas atrás

Hemoam abre inscrições gratuitas para 265 vagas do Hospital do Sangue em Manaus com cronograma definido

4 horas atrás

Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue

4 horas atrás

Governo do Amazonas antecipa ações e prepara atendimento rápido às comunidades antes da cheia no Amazonas

15 horas atrás

Governador Wilson Lima alinha ações estratégicas para enfretamento à cheia de 2026, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais

15 horas atrás

Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias

16 horas atrás

Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

16 horas atrás
Sine Amazonas divulga 177 vagas de emprego para 10/02 com atendimento na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018
Apreensão de maconha skunk em Manaus recupera 153 quilos e integra Operação Eldorado da polícia
Governo do Amazonas libera R$ 75 milhões para crédito rural por meio do Idam e Afeam em 2026
Detran-AM abre 990 vagas em cursos gratuitos da Eptran com turmas presenciais e em EaD em fevereiro
FVS-RCP reforça orientações de vigilancia em saude nas escolas para reduzir circulacao de doencas entre criancas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?