Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FVS-RCP promove Curso de Formação de Lideranças da Malária no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FVS-RCP promove Curso de Formação de Lideranças da Malária no Amazonas
Governo do Amazonas

FVS-RCP promove Curso de Formação de Lideranças da Malária no Amazonas

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Participam representantes estratégicos de municípios prioritários e distritos sanitários indígenas do estado

FOTO: Arthur Castro/SECOM

Com o objetivo de fortalecer as ações de eliminação da malária no Amazonas, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da saúde (SES-AM), promove o Curso de Formação de Lideranças da Malária, de segunda-feira (14/04) até esta quarta-feira (16/04). A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da saúde e a Organização Pan-Americana da saúde (Opas/OMS). O evento acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, e reúne representantes estratégicos de municípios prioritários e distritos sanitários indígenas do estado.

Para o coordenador do Programa Nacional de Eliminação da Malária do Ministério da saúde, Alexsander Vargas, o curso de lideranças com gestores municipais do Amazonas busca ampliar as ações integradas de combate à malária, com o objetivo de eliminar a doença no Brasil até 2035. “Durante três dias, discutiremos temas importantes como comunicação, gestão de riscos e diagnóstico oportuno, unindo esforços de municípios, estado, Ministério da saúde e parceiros”, disse.

A secretária de Estado de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, avaliou a importância de promover, em parceria com o Ministério da saúde e a Organização Pan-Americana da saúde, o Curso de Formação de Lideranças da Malária. “Hoje, damos um passo importante para a saúde do nosso estado, essa iniciativa vem para fortalecer nossas ações para eliminar a malária no Amazonas, reunindo representantes estratégicos de municípios prioritários e distritos sanitários indígenas. Juntos, vamos trabalhar para a melhorar da saúde da nossa população”, afirmou a secretária.

Participam do curso 120 profissionais de saúde, entre gerentes de endemias e supervisores de campo, representando 20 municípios prioritários do Amazonas: Alvarães, Atalaia do Norte, Barcelos, Carauari, Coari, Eirunepé, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manaus, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tapauá, Tefé e Uarini. Também estão presentes representantes de três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): Manaus, Alto Rio Negro e Vale do Javari.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o enfrentamento da malária no Amazonas exige um esforço contínuo e articulado. “Avançar no controle da malária é um compromisso permanente. Essa integração entre diferentes esferas de gestão, debatendo diretamente com os municípios em seus territórios, permite alinhar estratégias e superar os principais desafios, ampliando a efetividade das ações de eliminação da doença”, avalia.

FOTO: Arthur Castro/SECOM

De acordo com o responsável técnico da Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-RCP, Elder Figueira, a iniciativa tem como objetivo formar lideranças locais capacitadas em malária, promovendo uma compreensão mais profunda sobre a dinâmica de transmissão da doença e fomentando a construção de estratégias eficazes para interrompê-la nos territórios. “Nosso foco é preparar profissionais que possam atuar como multiplicadores, contribuindo diretamente para o cumprimento das metas de eliminação da malária no Estado”, ressalta.

O treinamento, realizado de 14 a 16 de abril, integra o planejamento estratégico da FVS-RCP para fortalecer os Planos Municipais de Eliminação da Malária. A programação aborda temas como prevenção, controle, vigilância e estratégias de eliminação da doença, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. O evento também contará com autoridades das esferas federal, estadual e municipal, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de saúde (Conass) e do Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Amazonas (Cosems-AM).

O post FVS-RCP promove Curso de Formação de Lideranças da Malária no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comunicação será a ponte do Parlamento com a população, diz deputado Marx Beltrão
Próximo artigo SSP-AM orienta sobre inclusão de documentos pessoais na nova Carteira de Identidade Nacional

Mais notícias desta categoria

Sejusc realiza letramento para comunicadores e abre 21 Dias de Ativismo de combate ao racismo em Manaus

2 horas atrás

Governo do Amazonas promove programação nos Centros Estaduais pelo Dia da Consciência Negra com atividades culturais

20 horas atrás

Programa Crédito Rosa já injetou R$ 38 milhões e beneficiou mais de 5,5 mil mulheres no Amazonas

20 horas atrás

Temporada de cruzeiros no Porto de Manaus começa com chegada do navio MS Insígnia e previsão de seis escalas até abril de 2026

20 horas atrás

Feirão do Pescado em Manaus terá venda de tambaqui, matrinxã e pirarucu nos dias 28 e 29 de novembro com valores definidos

20 horas atrás

Incineração de drogas no Amazonas destrói quatro toneladas apreendidas em 2025 e reforça operações estaduais

21 horas atrás

Projeto Mulheres Rurais inicia produção de mudas de cacau e açaí em Boa Vista do Ramos e beneficia 30 agricultoras

21 horas atrás

Amazonas Band faz concerto gratuito dedicado à música afro-brasileira no Teatro da Instalação em Manaus

22 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas apreende mais de uma tonelada de maconha skunk e calcula prejuízo de R$ 44,4 milhões ao narcotráfico

22 horas atrás

Ipaam Itinerante oferece mutirão para regularização ambiental e fundiária em Autazes de 24/11 a 29/11

22 horas atrás

Natal nos Cetis leva Pocket Memórias do Balé Jovem Claudio Santoro a escolas de tempo integral do Amazonas

23 horas atrás

ADS entrega insumos agrícolas e equipamentos a trabalhadores rurais em Nova Olinda do Norte para fortalecer setor primário

23 horas atrás
Colégios Militares da PMAM abrem inscrições para 250 vagas; prova intelectual será em 30 de novembro
Detran Amazonas apresenta projetos sociais e soluções tecnológicas no Congresso Nacional de Trânsito em Gramado até 19/11
Detran-AM entrega kits de segurança a 250 mototaxistas em Nova Olinda do Norte na manhã de 18/11
Governo destina investimentos em Nova Olinda do Norte e implanta Ilumina+ Amazonas com entregas ao setor primário e social
SES-AM mantém plantão 24 horas em prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs durante o feriado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?