Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional
Governo do Amazonas

FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Participação no eventol reforça cooperação entre Brasil, Colômbia e Peru para enfrentamento de doenças negligenciadas

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Em um território com características específicas que exigem atenção ampliada da saúde pública, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), destaca, no III Simpósio Internacional de Doenças Tropicais Negligenciadas, a vigilância em saúde como eixo estratégico para a proteção da população na Tríplice Fronteira.

A programação do evento teve início na segunda-feira (13/05), na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

O simpósio segue até sexta-feira (16/05) e é voltado para doenças infecciosas que caracterizam-se por desafios persistentes de controle e atenção contínua, tuberculose, malária, doença de Chagas, arboviroses, tracoma, geo-helmintíase, histoplasmose.

A atuação da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), busca reorçar o papel estratégico da vigilância em saúde na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, região com trânsito intenso de pessoas e mercadorias, que exige ação de saúde frente à circulação de vírus e bactérias.

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que atuar na Tríplice Fronteira é lidar com realidades distintas, mas conectadas. “A tríplice fronteira demanda uma vigilância em saúde fortalecida, com atuação articulada entre os países. A FVS-RCP promove estratégias integradas que ampliem a capacidade de resposta frente às doenças”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Ainda segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, a proteção da saúde das populações dos três países é fortalecida com a integração entre iniciativas locais, nacionais e internacionais.

Além da FVS-RCP e da UEA, no III Simpósio Internacional de Doenças Tropicais Negligenciadas, a programação inclui a participação de instituições, como Ministério da saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da saúde (OPAS), Instituto Monster de Assistência, ensino e Pesquisa, Universidad Nacional de La Amazonia Peruana (Unap).

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Com instituições de atuação direta na região amazônica reunidas em uma mesma iniciativa, a organizadora do evento, a professora da UEA de Tabatinga, Marcella Campos, ressalta a construção coletiva no enfrentamento a doenças negligenciadas. “São experiências como essas, desenvolvidas pelas instituições, que colaboram na orientação de políticas públicas mais sensíveis às realidades das populações da tríplice fronteira”, enfatiza a professora.

Conferencista, neste primeiro dia de simpósio, o professor titular da Unap e chefe de Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Regional de Loreto, Cesar Ramal, destacou a importância da realização do simpósio. “É extremamente importante. Quando nos reunimos e escutamos as experiências do outro, aprendemos muito e Podemos trabalhar melhor em um futuro em que as doenças não sejam mais negligenciadas”, disse.

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

O público do evento contempla estudantes universitários interessados em saúde pública. A estudante de ciências Biológicas da UEA em Tabatinga, Luciele Ramos, desenvolve pesquisa pelo Programa de Iniciação Científica (PAIC) e passou a pesquisar doenças negligenciadas em São Paulo de Olivença (a quilômetros de Manaus), município localizado próximo à Tabatinga, a partir dos estudos obtidos no curso de graduação na UEA.

“O meu estudo é centrado em doenças tropicais e negligenciadas. Nós vamos à campo, buscamos trazer todos os resultados possíveis das principais doenças negligenciadas. Esse estudo é fruto do que já estamos desenvolvendo na universidade”, disse a estudante, acrescentando que a pesquisa é desenvolvida há dois anos.

Programação

Especialistas da FVS-RCP também participaram ativamente da programação técnica do III Simpósio Internacional de Doenças Tropicais Negligenciadas, abordando temáticas, como desafios do Amazonas no âmbito local, estadual e nacional, eliminação das doenças nas Américas no contexto da Tríplice Fronteira, além de tuberculose, malária, arboviroses, leishmaniose tegumentar.

O post FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto determina que crime de estupro de vulnerável seja julgado no domicílio da vítima
Próximo artigo Cirurgia de separação das gêmeas siamesas nascidas no Amazonas é bem-sucedida

Mais notícias desta categoria

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

18 horas atrás

Concerto da cantora Morgana no Teatro Amazonas marca celebração do Dia de Santa Brígida em 1º de fevereiro

18 horas atrás

Prosai Parintins avança com obras habitacionais, mercado e infraestrutura de água e esgoto previstas para 2026 no Amazonas

19 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas pede ajuda para localizar Jaercio José Ferreira Viana desaparecido na avenida Getúlio Vargas

19 horas atrás

Fapeam divulga resultado final do PROPG-EX e amplia apoio a 20 propostas no Amazonas

19 horas atrás

Lafron Tabatinga conquista Selo Prata na Avaliação Externa de Qualidade para exames de HIV, HBV e HCV

20 horas atrás

Forças de segurança do Amazonas intensificam buscas por homicídio de criança em Manaus e região

20 horas atrás

Operação Águia mobiliza 30 cavalos da Polícia Militar do Amazonas no Centro de Manaus

20 horas atrás

Defesa Civil do Amazonas intensifica coordenação com municípios para resposta à Cheia 2026 e redução de impactos

20 horas atrás

Credenciamento aberto para cobertura da 1ª Teia Amazonas no Palacete Provincial até 26 de janeiro

21 horas atrás

Detran-AM alerta sobre golpe com sites falsos que cobram por inscrição na CNH Social do Amazonas

22 horas atrás

Feiras de produtos regionais da ADS em Manaus movimentaram R$ 20 milhões e 8.507 toneladas em 2025

22 horas atrás
Fapeam divulga resultado final do PPSUS com 20 propostas aprovadas e mais de R$ 5 milhões em recursos
FVS-RCP reforça vigilância da qualidade da água com capacitação prática na ETA Ponta das Lajes
Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso
Redução de homicídios no Amazonas atinge maior queda percentual entre estados em 2025, aponta MJSP
Seas realiza oficina de alinhamento do Auxílio Estadual em 21/01 e define critérios, fluxos e estratégias de atendimento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?