Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso
Governo do Amazonas

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

7 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Apresentação foi feita no 10º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de saúde

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), destacou, neste sábado (06/09), a experiência pioneira do Amazonas na descentralização da soroterapia no 10º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de saúde, realizado em Manaus.

O evento, que segue até segunda-feira (08/09), reúne gestores, pesquisadores e profissionais de saúde para debater os principais desafios do Sistema Único de saúde (SUS), com ênfase em especificidades regionais.

Para a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o congresso evidencia a singularidade das regiões Norte e Nordeste na consolidação do SUS, territórios que exigem estratégias específicas para garantir o atendimento às necessidades da população.

“O Amazonas apresentará no evento os avanços conquistados, especialmente no Telessaúde, que é pioneiro no país e tem ampliado o acesso e reduzido o tempo de espera. Também destacaremos a importância de um Sistema Único de saúde desenhado de acordo com as particularidades da nossa geografia”, ressaltou a secretária.

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCP

Destacada pela Vigilância em saúde do Amazonas, durante a programação, a descentralização da soroterapia é uma iniciativa integrada da SES-AM, por meio da FVS-RCP e da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em parceria com o Ministério da saúde, via Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA) e a Secretaria Especial de saúde Indígena (Sesai).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a iniciativa de descentralização representa um marco de equidade em saúde. “É mais do que uma solução logística. Levar o soro antiveneno às comunidades indígenas e ribeirinhas é atuar para que cada pessoa, independentemente da distância geográfica, tenha acesso ao atendimento em tempo oportuno”, afirmou.

A descentralização da soroterapia é uma estratégia que tem transformado o enfrentamento de acidentes com animais peçonhentos, como picadas de serpentes e escorpiões, no Amazonas. Antes, concentrado em unidades de referência dos municípios, o tratamento passou a ser distribuído a polos estratégicos no interior, incluindo os sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e 14 polos-base, possibilitando acesso rápido ao soro antiveneno em localidades de difícil acesso.

Responsável pela palestra sobre a descentralização de soroterápicos, o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-RCP, Elder Figueira, enfatizou que a política nasceu da necessidade de enfrentar os desafios logísticos característicos na região amazônica. “Com polos distribuídos nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e polos-base, conseguimos oferecer tratamento rápido e eficaz, salvando vidas em locais remotos”, ressaltou. O tema foi discutido dentro da sala temática voltada à saúde indígena.

O congresso também contará, no domingo (07/09), com a participação do diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, que atuará como moderador da mesa que debaterá sobre políticas públicas para enfrentamento de doenças e agravos não transmissíveis, desafios e novos cenários enfrentados pelas vigilâncias e perfil de morbimortalidade para as ações.

A participação da FVS-RCP no congresso também inclui estande com orientações sobre as ações da vigilância em saúde estadual. Ainda pela FVS-RCP, estão sendo oferecidas vacinação para adultos, em parceria com a Secretaria Municipal de saúde de Manaus.

Particularidades territoriais Norte e Nordeste

Com o tema central “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal diante dos desafios climáticos e de acesso à saúde”, o 10º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de saúde é um fórum de debate sobre saúde pública do país.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Amazonas (Cosems-AM), discute estratégias inovadoras para fortalecer o SUS frente aos novos cenários impostos pelas mudanças climáticas e pelas particularidades territoriais das regiões Norte e Nordeste.

O presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, destacou a importância do evento. “O congresso é fundamental porque coloca, em debate, os desafios da regionalização da saúde, especialmente na região Norte, onde a dimensão territorial e as desigualdades tornam, ainda mais, difícil garantir financiamento e acesso aos serviços do SUS”, enfatizou.

A presidente do Cosems-AM, Adriana Moreira, destacou a relevância da iniciativa que reúne 16 estados brasileiros. “O evento reúne gestores de 2 mil municípios para debater temas fundamentais. As discussões são fundamentais para qualificar as políticas públicas e serão levadas ao Ministério da saúde”, afirmou.

As discussões do congresso, segundo a secretária municipal de saúde de Manaus, Shádia Fraxe, são adaptadas às necessidades locais. “Estamos discutindo os desafios da regionalização, os impactos climáticos e outras questões que afetam a saúde da nossa região, para que possamos fortalecer cada vez mais o SUS”, afirmou.

O diretor do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou que o objetivo é mobilizar esforços para para ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera no SUS. “A iniciativa é fundamental para adaptar as estratégias do SUS às necessidades concretas dos estados e municípios. É uma oportunidade para debater temas, como clima e atenção especializada, e dialogar com as secretarias municipais de saúde”, destacou.

A iniciativa também conta a parceria institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a organização integrada entre Conasems, Cosems-AM, SES-AM e o Ministério da saúde.

O post FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo
Próximo artigo Segundo dia do #SouManaus 2025 com intensa movimentação

Mais notícias desta categoria

Sema Amazonas defende descentralização financeira do Sistema Nacional de Meio Ambiente

13 horas atrás

Parceria entre UGPE e Associação dos Moradores da Betânia promove atendimentos oftalmológicos aos beneficiários do Prosamin+

13 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu na zona norte de Manaus

13 horas atrás

Escola estadual que atende crianças com deficiência visual realiza ação no mês de prevenção e combate à cegueira

15 horas atrás

Projeto literário leva contação de histórias a estudantes da zona rural de Manaus

15 horas atrás

Sedecti destaca importância estratégica da Agenda Legislativa da Indústria 2026 para o desenvolvimento do estado

15 horas atrás

Ipaam debate gestão hídrica com estados da Amazônia Legal

15 horas atrás

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre teste de aptidão para curso de regência musical em Manaus

16 horas atrás

Idam e Embrapa discutem elaboração de novo Acordo de Cooperação Técnica

17 horas atrás

Ipaam institui laboratório de contraprova para análises ambientais em parceria com a UEA

17 horas atrás

ECA Digital: Governo do Amazonas capacita rede de proteção para atender crianças e adolescentes no contexto digital

18 horas atrás

Jornada Literária transforma bibliotecas de Manaus em polos de cultura e leitura no mês de abril

18 horas atrás
Estudantes da rede pública estadual do Amazonas se classificam para última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia
Orgulho e desafios: oficiais da Polícia Militar celebram nova etapa após conclusão de formação especializada
André Zogahib e Katia Couceiro são empossados nos cargos de reitor e vice-reitora da UEA
Governador interino Roberto Cidade forma 60 oficiais da PMAM no Curso Superior de Polícia e reforça investimentos na segurança pública
Sema divulga lista de classificados nas provas objetivas do concurso público
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?