Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FVS implanta Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti no sistema prisional de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > FVS implanta Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti no sistema prisional de Manaus
Gestão Estadual

FVS implanta Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti no sistema prisional de Manaus

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Vista aérea do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. FOTO: Divulgação/SEAP.

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM) inicia nesta segunda-feira (16/11) a implantação do Programa Estadual de Brigadas contra o Aedes aegypti do Amazonas no sistema prisional de Manaus. O objetivo da ação, que segue até o dia 26 de novembro, é capacitar equipes da sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e internos para que sejam compostos, em cada um desses locais, equipes de brigadistas que serão responsáveis pelas vistorias semanais e eliminação de criadouros do mosquito além do monitoramento da doença nessas unidades.

As brigadas das instituições vão ficar responsáveis pelo controle do mosquito. “As turmas capacitadas assumem a responsabilidade de realizar as inspeções para identificar e eliminar criadouros de forma continuada. As ações contribuem para a intensificação das estratégias de combate ao vetor”, afirmou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto.

A implantação do programa inclui o treinamento sobre a estratégia de brigadistas para fazer mobilização na instituição e o monitoramento de vigilância ativa de casos suspeitos de dengue. “Abordamos a biologia do mosquito, a importância do checklist de eliminação de criadouros que leva, no mínimo, dez minutos semanais; além dos aspectos clínicos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, detalhou a sanitarista Josielen Amorim, do Grupo Técnico de Integração da FVS-AM (GTI).

A coordenadora da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue do DVA, Luzia Mustafá, apontou que será apresentado o cenário de infestação do mosquito com base no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegytpi (LIRAa) vigente, que classifica o Amazonas e Manaus como “médio risco” para dengue.

“Com o encerramento das implantações da brigada, as equipes passam a focar na prevenção contra a existência de criadouros”, disse.

A implantação é composta por três etapas: a inspeção para o controle do vetor; a educação em saúde e mobilização da instituição com a realização da educação em saúde no espaço; e a capacitação para monitoramento de suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya, que devem ser informados à FVS-AM.

O programa será implantado no Instituto Penal Antonio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), Centro de Detenção Provisória Masculino I (CDPM I), Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Brigadas – As Brigadas contra o Aedes aegytpi do Amazonas foram criadas em 2016. É uma iniciativa da FVS-AM e busca atuar no controle do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. “A iniciativa está presente em 234 escolas estaduais na capital e 130 instituições privadas e públicas (entre órgãos estaduais e federais)”, informou o diretor-técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

Os estabelecimentos que aderem ao programa recebem o selo da Brigada, produzido pela FVS-AM, que é instalado na fachada do local e atualizado anualmente. As unidades recebem visitas regulares de equipes técnicas ao longo do ano. O programa inclui também o monitoramento de casos suspeitos de dengue nas unidades que são informados via relatório mensal produzido pelos brigadistas e enviados à FVS-AM. O programa é aberto a novas adesões.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a dengue, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA) via Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV/DVA), Grupo Técnico de Integração (GTI) e Núcleo de educação em saúde e mobilização social (NES).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA, GDTV/DVA e NES são, respectivamente, 3182-8547, 3182-8542 e 3182-8537.

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Volume de crédito concedido pela Afeam em 2020 supera o registrado em 2019, mesmo com pandemia
Próximo artigo Pacientes do Programa Tratamento Fora de Domicílio são convocados para atualização de processos

Mais notícias desta categoria

Balizadores garantem segurança no Passeio do Mindu

16 horas atrás

Atendimento tributário: crescimento de 122% em Manaus

18 horas atrás

Cirandas de Manacapuru: Preserve cultura e natureza

18 horas atrás

Oficiais de saúde da Polícia Militar fortalecem atendimento

1 dia atrás

Carretas da Saúde: Atendimento na Zona Leste

2 dias atrás

Atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência

2 dias atrás

Patrimônio histórico: Manaus e sua beleza arquitetônica

2 dias atrás

SEPcD leva crianças com deficiência para manhã lúdica

2 dias atrás

Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru

5 dias atrás

Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus

5 dias atrás

Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados

5 dias atrás

Prefeitura de Manaus: Gestão de Dados e Segurança

5 dias atrás
Prosamin+: Avanço nas obras em Manaus
Conectividade: Pilar para Saúde e Educação no Amazonas
#SouManaus 2025: Inauguração da Estação das Artes
Operação Cheia 2025 – Ajuda humanitária para comunidades
Orquestra de Câmara do Amazonas: Badalamenti/Lynch
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?