Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado
Governo do Amazonas

Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Ação faz parte da estratégia de identificação e diagnóstico precoce de casos de hanseníase, para tratamento na unidade da SES-AM

Foto: Arnoldo Santos/ Fuham

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), vai abrir as portas, no próximo sábado (25/01), para realização de mutirão dermatológico. A ação, que tem como objetivo identificar e diagnosticar precocemente casos de hanseníase, faz parte da programação voltada à Campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à doença em todo o mundo.

O atendimento inicia às 8h e finaliza às 14h. Será aberto a qualquer pessoa que esteja com algum tipo de problema de pele, como mancha, coceira ou ferida, por exemplo. A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, orienta para que as pessoas, nessas condições, busquem o atendimento da Fundação Alfredo da Matta, que é referência em dermatologia, na região. “O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento aumentam as chances de cura”, afirmou.

Fotos: Arnoldo Santos/ Fuham

O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, explica que não é preciso ter encaminhamento de outras unidades de saúde, seja pública ou particular. Mas é essencial que a pessoa tenha em mãos o Cartão do Sistema Único de saúde (SUS), o CPF e, se tiver disponível, o comprovante de residência. O atendimento será realizado mediante a distribuição de fichas. A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta fica localizada na avenida Codajás, nº 34, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

A hanseníase no Amazonas

No Amazonas, a hanseníase apresenta números considerados de média endemicidade, pelo que determina a Organização Mundial de saúde (OMS). Segundo dados do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia (DCDE) da Fuham, em 2024, foram detectados 256 casos novos de hanseníase no Estado. Do total de casos novos, 92 (35,9%) eram de residentes de Manaus e 164 (64,1%) de outros 44 municípios.

O diretor-presidente da Fuham destaca que fatores culturais influenciam nos números de registros de hanseníase. Por isso, ações como a de sábado ajudam no combate à doença. “Hoje, estamos como uma média em torno de 60%, de diagnóstico tardio. É preciso que as pessoas busquem o atendimento para diagnóstico na fase precoce, com maior probabilidade de cura”, observa Carlos Chirano.

O post Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus tem reunião para alinhar concessão para uso da antiga sede dos Correios no Centro
Próximo artigo ADS intensifica ação itinerante e recadastra 126 feirantes em quatro cidades da região metropolitana de Manaus

Mais notícias desta categoria

Formatura oficiais combatentes amazonas reduz custos, fortalece corporação e qualifica profissionais para atuar no estado

1 hora atrás

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

16 horas atrás

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

16 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

16 horas atrás

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

16 horas atrás

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

16 horas atrás

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

18 horas atrás

Governo do Amazonas divulga 65 vagas de emprego com atendimento no Sine Amazonas nesta terça-feira

18 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega mais de 40 toneladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos a instituições sociais em Manaus

18 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus

18 horas atrás

FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano

19 horas atrás

Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações

19 horas atrás
PIB do Amazonas cresce 1,87% no 3º trimestre de 2025 e soma R$ 47,52 bilhões com indústria em alta
Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas
Polícia Civil do Amazonas solicita 12,3 mil medidas protetivas em 2025 e amplia atendimento às vítimas
Governo Presente: Mutirão de serviços registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025
Espetáculo Edward Mãos de Tesoura retorna a Manaus com sessão gratuita no Largo de São Sebastião em 23/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?