Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Funarte celebra 50 anos em Manaus com debate sobre memória, mapeamento e apresentação do espetáculo Sebastião no Teatro Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Funarte celebra 50 anos em Manaus com debate sobre memória, mapeamento e apresentação do espetáculo Sebastião no Teatro Amazonas
Governo do Amazonas

Funarte celebra 50 anos em Manaus com debate sobre memória, mapeamento e apresentação do espetáculo Sebastião no Teatro Amazonas

1 mês atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento em Manaus reuniu coletivos teatrais, lançou publicações sobre preservação da cena e anunciou mapeamento nacional de grupos.

A Fundação Nacional de artes (FUNARTE) realizou o segundo ato nacional de celebração pelos 50 anos neste sábado, 28/02, em Manaus, no Centro Cultural Palácio da justiça e no Teatro Amazonas. A programação reuniu artistas, gestores e coletivos teatrais de várias regiões do país para discutir memória, continuidade e o futuro das políticas públicas para as artes no Brasil.

FUNARTE, apoio institucional e objetivos do ato

A ação contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, e integrou o marco do cinquentenário da instituição vinculada ao Ministério da Cultura. A iniciativa reafirmou o papel da FUNARTE como articuladora de redes e fomentadora de iniciativas culturais.

“Seguiremos neste marco celebrativo de 50 anos ao lado de artistas, gestores e instituições, afirmando as artes como um ativo de direitos, liberdades e emancipação. A FUNARTE retomada é parte da construção do Brasil das artes, com a missão de ampliar o acesso e fortalecer a participação social”, destacou a presidenta da FUNARTE, Maria Marighella.

Preservação da memória e mapeamento nacional

A programação da tarde teve como eixo central a preservação da memória dos grupos teatrais brasileiros, apontada como prioridade no Encontro Nacional de Políticas para o Teatro realizado em 2025. Durante a abertura, o gestor cultural Márcio Braz anunciou um dos próximos passos institucionais: o mapeamento nacional de grupos de teatro de ação continuada por meio da plataforma REDE das artes.

“Vamos iniciar uma convocatória nacional para que coletivos compartilhem seus dados. Sabemos que somos muitos, movimentamos a economia, empregamos pessoas e estamos em todo o Brasil, mas isso precisa se tornar visível. A política pública precisa desses números para se sustentar”, explicou o gestor.

Roda de conversa sobre grupos e acervos

A roda de conversa “Grupos, Memória e Acervos do Teatro Brasileiro” reuniu representantes de coletivos históricos, entre eles Grupo Galpão (MG), Bando de Teatro Olodum (BA), Cia Vitória Régia (AM), Grupo Imbuaça (SE), Tá na Rua (RJ), Teatro Experimental de Alta Floresta (MT) e Ói Nóis Aqui Traveiz (RS). O encontro discutiu trajetórias, documentação e estratégias de preservação.

A atriz Rosa Malagueta ressaltou o significado do ato para a região. “Fazer parte dessa história com tantos artistas reunidos é muito bacana. Saber que a FUNARTE veio celebrar esses 50 anos na Amazônia, em Manaus, é muito prazeroso. Que venham mais 50 anos e que a gente continue fazendo cultura no Amazonas e no Brasil”, afirmou.

Lançamentos sobre documentação e memória da cena

Encerrando as atividades no Palácio da justiça, foi lançado o livro “Por um museu de Memórias da Cena”, resultado da pesquisa do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz sobre acervos de grupos longevos do teatro brasileiro. O autor Clóvis Dias Massa comentou a proposta da obra:

“O teatro é efêmero, mas algumas materialidades ficam: figurinos, cenários e objetos. O livro propõe pensar como lidar com isso como acervo, como memória. É uma reflexão sobre como preservar a experiência teatral diante de um tempo que valoriza apenas o que é produto”, explicou.

Na mesma ocasião foi lançada a edição nº 22 da revista Cavalo Louco, ampliando o debate sobre documentação e permanência das artes da cena.

Apresentação no Teatro Amazonas

À noite, a programação seguiu no Teatro Amazonas com a apresentação do premiado espetáculo Sebastião, do Ateliê 23. Dirigida por Taciano Soares e Eric Lima, a montagem aborda as memórias do Bar Patrícia, que foi um dos primeiros redutos gay de Manaus na década de 1970, combinando relatos pessoais, números musicais e vivências LGBTQIAPN+.

Ao reunir memória, escuta e produção artística em um mesmo ato, a celebração em Manaus revisitou trajetórias e projetou caminhos para a continuidade do teatro de grupo. A programação reforçou a busca por uma política cultural mais ampla, descentralizada e participativa no país.

Instituída em 1975, a FUNARTE chega ao seu cinquentenário com o objetivo de reafirmar a necessidade de políticas públicas estruturantes para as artes, entendidas como direito coletivo.

Assuntos nesse artigo:

#FUNARTE, #fundacaonacionaldeartes, #50anosfunarte, #Manaus, #teatroamazonas, #palaciodajustica, #mapeamentonacional, #rededasartes, #gruposdeteatro, #memoria, #acervos, #sebastiao, #atelie23, #tanarua, #oinoisaiquetraveiz, #grupogalpao, #bandodeteatroolodum, #ciavitoriaregia, #rosamalagueta, #lgbtqiapn

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Operação Tamoiotatá 6 autua três pessoas em Humaitá e aplica R$ 1.741.500 em multas no Amazonas
Próximo artigo Programa Governo Presente realiza 832 atendimentos e amplia telessaúde e consultas presenciais em Japiim

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas e BID alinham próximas etapas da implementação do projeto Sirwash, em Presidente Figueiredo

1 dia atrás

UGPE atende com foco na certificação de beneficiários do Prosai em Parintins, incluindo colaboradores do programa

1 dia atrás

Cineteatro Guarany recebe mostra retrospectiva do cineasta amazonense Juan Lopes

1 dia atrás

Sema realiza soltura de mais de 2,5 mil quelônios no sul do Amazonas

1 dia atrás

Detran-AM abre 70 vagas para o curso de Reciclagem para Condutor Infrator

1 dia atrás

Prosai Parintins: Centro de Reservação (CR2) avança para fase final de testes e reforçará abastecimento de água na cidade

1 dia atrás

Operação contra cativeiros ilegais resgata mais de 50 animais silvestres na zona leste de Manaus

1 dia atrás

‘Dança, Arte, Escola’: Estudantes vivenciam experiência artística com o Corpo de Dança do Amazonas

1 dia atrás

Amazonas fortalece resposta a acidentes com animais peçonhentos com ampliação do acesso ao soro antiveneno

1 dia atrás

FCecon promove ação durante a 2ª Semana Nacional de Saúde

1 dia atrás

Sejusc inaugura espaço de cidadania para crianças e adolescentes atendidos no Ciaca

1 dia atrás

Arsepam regulariza 31 ônibus do transporte rodoviário intermunicipal

1 dia atrás
PC-AM divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Jorge Teixeira
Procon-AM, Polícia Federal e ANP intensificam fiscalização contra aumento do gás de cozinha no Amazonas
No mês de março, o Paredão auxiliou na recuperação de 76 veículos e na prisão de 59 foragidos
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?