Serviço vai reforçar fornecimento gratuito de calçados para pacientes com sequelas da hanseníase

Foto: Raquel Serique/Fuham
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) firmou, nesta quarta-feira (21/01), uma parceria de cooperação com a organização não-governamental AAL (Aliança Contra Hanseníase), com foco no fortalecimento e na implementação de ações voltadas à sapataria da instituição, ampliando a produção de palmilhas e calçados terapêuticos destinados aos usuários atendidos pela Fundação.
A formalização da parceria contou com a participação do diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, da Coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase do Amazonas, Valderiza Pedrosa, e da diretora-geral da AAL, Laila Laguiche, reforçando o compromisso das duas instituições com a qualificação da assistência e a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas pelo Sistema Único de saúde (SUS).
O principal objetivo da cooperação é reforçar a estrutura da sapataria da Fuham, o que permitirá ampliar a produção de palmilhas e calçados especiais, fundamentais na prevenção de incapacidades e no cuidado integral de usuários com sequelas decorrentes da hanseníase. Todo o material produzido será disponibilizado gratuitamente aos pacientes da instituição.
Segundo a fisioterapeuta Alexandra Costa, gerente de Prevenção a Incapacidades da Fuham, a parceria com a AAL envolve apoio direto por meio de insumos, equipamentos e capacitação técnica. “A Aliança desenvolve um projeto chamado Feet Hansen, que contribui com materiais, equipamentos e treinamento para a produção de palmilhas e calçados adaptados para pacientes com hanseníase. Essa é a principal finalidade da parceria”, explicou.


Alexandra destaca, ainda, que a cooperação PODE avançar para ações fora da capital. “Existe, inclusive, a proposta de implantação de uma oficina itinerante. Como a Fuham já realiza deslocamentos com equipes para os municípios do interior, a ideia é integrar a produção de palmilhas a essas ações, beneficiando pacientes que necessitam de adaptação nos próprios municípios”, afirmou.
A iniciativa fortalece uma área estratégica da Fundação Alfredo da Matta, referência no atendimento dermatológico e no enfrentamento da hanseníase no Amazonas, e evidencia a importância das parcerias institucionais para a ampliação de serviços essenciais à população.
“Com a parceria, a Fuham reafirma seu compromisso com a assistência humanizada, a prevenção de sequelas e o fortalecimento do SUS, por meio de ações concretas que impactam diretamente a vida dos usuários”, afirmou o diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano.
