A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) completa, nesta sexta-feira (28/08), 65 anos de história, executando projetos que visam a organização e a modernização da gestão administrativo-financeira, sem perder o compromisso com a saúde da população.
“Entre 2019 e 2020, intensificamos fortemente as ações de planejamento e reorganização administrativa e financeira da Fundação com ações que podem ser consideradas um marco na administração da nossa instituição, por estarem sendo implementadas pela primeira vez”, explica o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas.
Digitalização – A implantação de um sistema de prontuário eletrônico foi um dos primeiros projetos iniciados, logo em 2019, e a previsão é de que seja concluída até janeiro de 2021.
“Em outubro de 2019 iniciamos o cadastro dos pacientes no sistema Hygia, e desde então já tivemos mudanças no atendimento de nossos pacientes, pois estamos aos poucos substituindo o cartão manual de consulta – o chamado cartão de aprazamento do paciente – pelo eletrônico. O que não é uma novidade, mas nós não tínhamos essa ferramenta aqui, e a agilidade que o sistema vem proporcionando já representa uma mudança positiva”, explica o diretor administrativo-financeiro da Fuam, Heraldo Melo.
Ainda segundo Melo, em paralelo à implantação do sistema, a gestão vem trabalhando para equipar os ambulatórios com computadores e para executar o projeto de digitalização dos prontuários dos pacientes.
“Desde outubro de 2019, nossos pacientes já possuem cadastro eletrônico, e para isso ser possível iniciamos equipando as recepções com computadores; já são nove recepções informatizadas, e agora estamos em fase de aquisição de outras 51 máquinas destinadas aos consultórios médicos”, explica Melo. Segundo o gestor, a aquisição das máquinas está sendo viabilizada pela captação de recursos, por meio de emendas parlamentares e convênios com instituições parceiras.
Já a digitalização de prontuários de pacientes é resultado de um projeto elaborado pela direção e apresentado a parlamentares para pleitear verba. A proposta teve boa aceitação, e o projeto se tornou possível graças à aprovação, neste ano de 2020, de emenda parlamentar destinando à Fuam recursos para a digitalização de 400 mil prontuários de pacientes.
Em fase de licitação, o projeto permitirá que todas as informações dos pacientes que estão em prontuários físicos, em papel, arquivados em uma sala na Fuam, sejam disponibilizadas aos profissionais de saúde de forma eletrônica, garantido agilidade nas consultas e também segurança da informação.
Produtividade e faturamento – Outro projeto para melhoria da gestão administrativo-financeira na Fuam foi a criação do Setor de Produção, responsável por atividades como serviço de faturamento e cadastramento de pacientes no sistema Hygia.
Com a implantação deste setor foi possível organizar toda a produção e cobrança de procedimentos realizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado foi o aumento de 80% no faturamento de 2019, em relação ao ano anterior. O número de glosas, ou seja, o não pagamento de procedimentos pelo SUS, devido a algum equívoco no lançamento do procedimento no sistema, teve uma redução de 10% em 2019, em comparação com o ano anterior, e a meta para 2020 é chegar próximo a zero.
“Reduzir as perdas por meio de glosas no sistema de lançamento de procedimentos do SUS significa que a Fuam evita perdas; quando lançamos corretamente a produção no sistema, recebemos do SUS pelo que realizamos. Isso ajuda a manter a saúde financeira da instituição, e ainda temos esses valores revertidos em produtos e insumos para a própria Fundação”, complementa Ronaldo Amazonas.
Com a conclusão da implantação do sistema de prontuário eletrônico na Fuam, o serviço de faturamento deve se aprimorar ainda mais, já que os próprios profissionais farão o lançamento dos procedimentos no sistema.
“Neste mês de agosto, iniciamos o lançamento da produtividade do setor de Prevenção de Incapacidades, pelos próprios profissionais do setor, e a previsão é de que até o final do 1º semestre de 2021, quando teremos o sistema completamente implantado e os computadores disponibilizados nos consultórios, todos os setores façam o mesmo”, explica Melo.
Planejamento para reduzir custos e otimizar compras – Outra inovação administrativa foi a criação de uma comissão interna para análise da aquisição de bens patrimoniais e de consumo para a Fundação. Assim como a Comissão de Farmácia e Terapêutica, que avalia e aprova a relação de medicamentos e produtos para saúde a serem prescritos, utilizados e disponibilizados aos pacientes, a nova comissão é responsável por avaliar tecnicamente a necessidade de compra de insumos, materiais e também serviços para o funcionamento da Fuam, realizando o planejamento anual dessas aquisições.
“Tivemos a primeira experiência com a realização do planejamento anual de compras de 2020 e, a partir deste, teremos um balizador de todas as compras de insumos e serviços para a Fuam para o ano seguinte. Assim, a partir de 2021, todos os pedidos de compras devem passar pelas comissões e ter como base a proposta orçamentária definida para o ano”, explica o diretor administrativo-financeiro Heraldo Melo.
A Comissão de Análise de Gastos, implantada em 2019, também faz parte das ações para um melhor planejamento administrativo-financeiro e uma boa gestão dos recursos. A comissão tem como uma de suas incumbências a implantação e organização do Centro de Custo, para apuração de custos institucionais.
“Temos nove centros de produção na Fuam, nos quais se distribuem cerca de 90 serviços. A ideia é apurar quanto custa cada procedimento, cada serviço realizado, assim teremos como avaliar os gastos que cada um gera e equiparar, por exemplo, com o que é pago pelo SUS, permitindo fazer intervenções de melhoria e reduzir custos, gerando economia para a instituição”, finaliza Melo.
Comemorações adiadas – Com as restrições e cuidados que a pandemia de coronavírus têm imposto ao estado, as comemorações pelos 65 anos da Fuam foram transferidas para o mês de outubro. Mas, para a data não passar em branco, foi realizada uma cerimônia somente para servidores, nesta sexta-feira, às 10h, na sede da Fundação.
A programação contou celebração de agradecimento e solenidade que apresentou a nova marca institucional e a marca comemorativa aos 65 anos. A ação foi realizada no auditório Damião Litaiff, respeitando a ocupação máxima de 50% do ambiente. Os demais servidores puderam acompanhar a celebração a distância, com transmissão pela TV interna, localizada na recepção principal da Fundação e por meio de link disponibilizado, que deu acesso à celebração via plataforma de videochamada.