Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Frente parlamentar quer fortalecer comércio entre Brasil e bloco de países do sudeste asiático
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Frente parlamentar quer fortalecer comércio entre Brasil e bloco de países do sudeste asiático
Nacional

Frente parlamentar quer fortalecer comércio entre Brasil e bloco de países do sudeste asiático

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

13/03/2025 – 13:02  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Waldemar Oliveira (ao microfone) preside a frente

A Frente Parlamentar Brasil-Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiáticos) vai trabalhar, neste ano, em propostas legislativas para fortalecer o comércio com o bloco. A Asean é formada por Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã e Brunei. O bloco é o terceiro maior parceiro comercial do país, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Durante o lançamento da frente, nesta quinta-feira (13), o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, reforçou que o mercado asiático é estratégico para o Brasil não apenas no agronegócio e nas proteínas animais, mas no intercâmbio de tecnologia, uma área prioritária para a Asean.

“Ainda somos analógicos. A gente precisa entrar na era da digitalização, da desburocratização, na saúde, na educação, na infraestrutura. É por isso que é muito bom poder fazer parte dessa frente e colocar o Brasil na rota”, afirmou Costa.

Ele sinalizou que, em 2025, um dos focos é estreitar parcerias na área da construção civil.  “O Brasil tem neste ano uma grande carteira de concessões para  investimentos em portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Temos grandes investidores da Asean com interesses estratégicos em prover investimentos aqui”, informou o ministro.

O deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE), que preside o grupo, observou que, em 2020, o comércio entre o Brasil e o bloco asiático somou mais de U$ 22 bilhões, o que representa um aumento de cerca de 30% em relação aos anos anteriores.

“É uma região de grande relevância para o Brasil, especialmente em termos de oportunidade para exportação de bens industriais e serviços”, disse o parlamentar. “A relação comercial entre Brasil e Asean oferece um campo fértil para a diversificação e a criação de novos mercados, diminuindo a dependência de outras economias mais tradicionais e fortalecendo nossa posição estratégica no cenário internacional”, acrescentou.

Waldemar Oliveira ressaltou que hoje a pauta de exportação brasileira para esse bloco comercial é composta principalmente por produtos agrícolas (soja, café, carne bovina e frango), mas há expectativa de aumento da participação de bens industriais e de serviços.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto transfere simbolicamente capital do Brasil para Belém durante COP 30
Próximo artigo Concurso “Eu e a Lei” é selecionado para evento de inovação do setor público

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova regras sobre parcerias público-comunitárias para gerir riscos de desastres

20 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê mais vagas de estacionamento para pessoa idosa

23 horas atrás

Comissão aprova marco legal para fortalecer o futebol feminino no Brasil

23 horas atrás

Deputados discutem superendividamento de servidores públicos

23 horas atrás

Benefícios da atividade física para saúde idosos é tema de debate na Câmara na terça

1 dia atrás

Comissão aprova livros acessíveis em bibliotecas públicas, universitárias e escolares

1 dia atrás

Comissão debate instalação de portos secos no Brasil

1 dia atrás

Frente parlamentar Brasil-ASEAN participa de assembleia-geral na Malásia

1 dia atrás

Comissão discute a PEC da Segurança com o ministro da Justiça

1 dia atrás

Comissão aprova meia-entrada para acompanhante de pessoa idosa

1 dia atrás

Comissão discute relação entre ufologia, segurança e transparência

1 dia atrás

Comissão aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista

1 dia atrás
Seminário aponta desafios da exploração de minerais críticos e estratégicos no Brasil
Motta quer gestão moderna e inovadora e anuncia medidas para aumentar a eficiência na Câmara
Comissão aprova projeto que reconhece escolas de saúde pública como estratégicas para o SUS
Comissão aprova projeto que prevê capacitação para auxiliares se tornarem técnicos de enfermagem
No Dia Nacional do Cerrado, debate na Câmara aponta riscos do desmatamento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?