Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fórum do BRICS: presidente da Câmara se reúne com delegações da Rússia e de Cuba
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Fórum do BRICS: presidente da Câmara se reúne com delegações da Rússia e de Cuba
Nacional

Fórum do BRICS: presidente da Câmara se reúne com delegações da Rússia e de Cuba

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

05/06/2025 – 19:34  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Hugo Motta (E, ao centro) e o russo Alexander Zhukov (no lado direito da mesa, ao centro)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, participou, nesta quinta-feira (5), de reuniões bilaterais com as delegações da Rússia e de Cuba no 11º Fórum Parlamentar do BRICS, encerrado hoje, em Brasília.

Ao vice-presidente da Duma Estatal da Rússia, Alexander Zhukov, Motta disse que a diplomacia brasileira tem tido “posição equilibrada” em relação ao conflito com a Ucrânia e buscou informações sobre o papel dos parlamentos dos países do BRICS no assunto.

Zhukov elogiou os esforços diplomáticos desenvolvidos por Brasil e China, dois parceiros do BRICS, para a solução do conflito.

O parlamentar russo também defendeu uma maior participação brasileira nos organismos de governança internacionais. “Estamos apoiando um maior protagonismo do Brasil nos órgãos internacionais”, declarou.

Cuba
Durante a reunião com a vice-presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, Ana Maria Marí Machado, Hugo Motta disse que, embora o comércio bilateral entre os países tenha crescido 25% no ano passado, ainda equivale a menos da metade do que alcançou há dez anos.

“Podemos ser importantes fornecedores de alimentos e outros produtos de interesse do seu país”, disse Motta. “A cooperação em biotecnologia – em que Cuba detém conhecimentos significativos – também PODE ser um caminho interessante para adaptar nossa cooperação aos desafios atuais.”

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A parlamentar cubana Ana Maria Marí Machado e o presidente da Câmara, Hugo Motta

A vice-presidente da assembleia cubana elogiou a qualidade dos debates do Fórum Parlamentar do BRICS e disse esperar que o Brasil, como membro pleno do bloco, colabore para minimizar a “dor e o sofrimento” do povo cubano diante dos 60 anos de bloqueio econômico dos Estados Unidos.

Cuba não integra o bloco do BRICS, mas é um dos países parceiros do bloco.

Seis delegações
Ao todo, o presidente da Câmara atendeu a seis delegações ao longo do Fórum Parlamentar do BRICS, que teve início na terça-feira: Rússia, Cuba, Índia, Irã, Emirados Árabes Unidos e China.

Nos encontros, Hugo Motta exaltou o crescimento das relações comerciais com os países, destacou a força geopolítica do bloco e voltou a pedir apoio para que as próximas presidências do Fórum Parlamentar do BRICS continuem a realizar a Reunião de Mulheres Parlamentares e a Reunião de Presidentes de Comissões de Relações Exteriores, conforme foram promovidas nesta edição do evento.

O presidente da Câmara também convidou os integrantes das delegações a participarem da reunião de parlamentares no contexto da COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Alunos, pais e responsáveis participam de ação do projeto ‘Acompanhamento Familiar’ da Prefeitura de Manaus
Próximo artigo Prefeito David Almeida anuncia prorrogação do Dívida Zero até 30 de agosto e amplia oportunidade para regularização fiscal em Manaus

Mais notícias desta categoria

MP também prevê regras para a Licença por Adesão e Compromisso (LAC)

7 horas atrás

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

9 horas atrás

Motta defende aperfeiçoamento do ambiente regulatório no país

9 horas atrás

Presidente do Inep descarta qualquer irregularidade no Enem deste ano

10 horas atrás

Relator recomenda manutenção do mandato de Carla Zambelli; decisão é adiada

10 horas atrás

Entra em vigor lei que garante cargos no MEC e recursos para segurança do DF

11 horas atrás

Medida provisória reajusta remuneração das polícias Civil e Militar e dos bombeiros do DF

12 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento aprova R$ 12,5 bilhões em créditos ao Orçamento de 2025

12 horas atrás

Auxílio Gás do Povo é tema de audiência pública nesta quarta-feira

12 horas atrás

Comissão especial debate interfaces entre neurociência e transtorno do espectro autista

12 horas atrás

Judicialização da saúde consome R$ 1,84 bilhão com dez medicamentos mais caros

12 horas atrás

Especialistas defendem informação e ampliação da anestesia como medidas para reduzir cesarianas

12 horas atrás
Comissão aprova exigência de aval da Defesa Civil para ligação de água e luz em área de risco
Comissão aprova incentivo a projetos da sociedade civil voltados para idosos
Comissão de Orçamento discute obras e serviços de engenharia com indícios de irregularidades
Comissão aprova uso do Fundo Garantidor de Operações para garantir crédito do Pronaf
Comissão de Saúde debate reajuste da tabela do SUS para diálise
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?