Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fórum do BRICS: presidente da Câmara se reúne com delegações da Rússia e de Cuba
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Fórum do BRICS: presidente da Câmara se reúne com delegações da Rússia e de Cuba
Nacional

Fórum do BRICS: presidente da Câmara se reúne com delegações da Rússia e de Cuba

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

05/06/2025 – 19:34  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Hugo Motta (E, ao centro) e o russo Alexander Zhukov (no lado direito da mesa, ao centro)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, participou, nesta quinta-feira (5), de reuniões bilaterais com as delegações da Rússia e de Cuba no 11º Fórum Parlamentar do BRICS, encerrado hoje, em Brasília.

Ao vice-presidente da Duma Estatal da Rússia, Alexander Zhukov, Motta disse que a diplomacia brasileira tem tido “posição equilibrada” em relação ao conflito com a Ucrânia e buscou informações sobre o papel dos parlamentos dos países do BRICS no assunto.

Zhukov elogiou os esforços diplomáticos desenvolvidos por Brasil e China, dois parceiros do BRICS, para a solução do conflito.

O parlamentar russo também defendeu uma maior participação brasileira nos organismos de governança internacionais. “Estamos apoiando um maior protagonismo do Brasil nos órgãos internacionais”, declarou.

Cuba
Durante a reunião com a vice-presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, Ana Maria Marí Machado, Hugo Motta disse que, embora o comércio bilateral entre os países tenha crescido 25% no ano passado, ainda equivale a menos da metade do que alcançou há dez anos.

“Podemos ser importantes fornecedores de alimentos e outros produtos de interesse do seu país”, disse Motta. “A cooperação em biotecnologia – em que Cuba detém conhecimentos significativos – também PODE ser um caminho interessante para adaptar nossa cooperação aos desafios atuais.”

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A parlamentar cubana Ana Maria Marí Machado e o presidente da Câmara, Hugo Motta

A vice-presidente da assembleia cubana elogiou a qualidade dos debates do Fórum Parlamentar do BRICS e disse esperar que o Brasil, como membro pleno do bloco, colabore para minimizar a “dor e o sofrimento” do povo cubano diante dos 60 anos de bloqueio econômico dos Estados Unidos.

Cuba não integra o bloco do BRICS, mas é um dos países parceiros do bloco.

Seis delegações
Ao todo, o presidente da Câmara atendeu a seis delegações ao longo do Fórum Parlamentar do BRICS, que teve início na terça-feira: Rússia, Cuba, Índia, Irã, Emirados Árabes Unidos e China.

Nos encontros, Hugo Motta exaltou o crescimento das relações comerciais com os países, destacou a força geopolítica do bloco e voltou a pedir apoio para que as próximas presidências do Fórum Parlamentar do BRICS continuem a realizar a Reunião de Mulheres Parlamentares e a Reunião de Presidentes de Comissões de Relações Exteriores, conforme foram promovidas nesta edição do evento.

O presidente da Câmara também convidou os integrantes das delegações a participarem da reunião de parlamentares no contexto da COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Alunos, pais e responsáveis participam de ação do projeto ‘Acompanhamento Familiar’ da Prefeitura de Manaus
Próximo artigo Prefeito David Almeida anuncia prorrogação do Dívida Zero até 30 de agosto e amplia oportunidade para regularização fiscal em Manaus

Mais notícias desta categoria

Hugo Motta anuncia relator do projeto que cria Marco Legal do Combate ao Crime Organizado

20 horas atrás

Comissões debatem novas relações de trabalho e o papel do Judiciário

21 horas atrás

CCJ aprova prioridade em matrícula para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica

21 horas atrás

Comissão aprova regulamentação da profissão de mergulhador profissional

22 horas atrás

CCJ aprova criminalização de uso de drones por facções

22 horas atrás

Comissão aprova obrigação de obras licenciadas adotarem medidas de prevenção de desastres

22 horas atrás

Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares

23 horas atrás

Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém

23 horas atrás

Jornalismo Contra a Invisibilidade: Casa Socioambiental em Belém Será Hub de Cobertura da COP30

23 horas atrás

Voz da Amazônia na COP30: REDE CENARIUM Promete Cobertura a Fundo em Belém

23 horas atrás

‘Protagonismo amazônico nas discussões globais’, diz Paula Litaiff sobre REDE CENARIUM na COP30

23 horas atrás

‘Protagonismo amazônico nas discussões globais’, diz Paula Litaiff sobre presença da Rede CENARIUM na COP30

23 horas atrás
Relator diz que PEC da Segurança Pública abre debate sobre o papel da União e dos estados; assista
Comissão de Constituição e Justiça aprova inclusão de turismo como direito fundamental da pessoa idosa
Comissão de Constituição e Justiça aprova campanha sobre uso de remédios psiquiátricos por crianças
Comissão debate atuação do crime organizado no sistema financeiro e no setor de combustíveis
Comissão especial debate policiamento comunitário e guardas municipais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?