Há 10 minutos
O encontro busca discutir as políticas públicas para a educação para os próximos 10 anos

Com o tema “Plano Nacional de educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da educação como Direito Humanos, com justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”, o Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado na zona sul, sediará de 23 a 25 de novembro, a partir das 8h30, a Conferência Estadual Extraordinária de educação do Amazonas, promovida pelo Fórum Estadual de educação, com apoio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar.
O encontro busca discutir, junto a representantes de diversos movimentos, sociedade civil e órgãos educacionais, as políticas públicas para a educação para os próximos dez anos. Durante os três dias de atividades, os participantes discutirão os seis eixos temáticos que norteiam a formulação das políticas públicas para a educação, uma vez que são discutidas as políticas públicas do dia a dia.
Os eixos são divididos em: Plano Nacional de educação (PNE); acesso, permanência e conclusão; educação, direitos humanos, inclusão e diversidade; gestão democrática e educação de qualidade; valorização de profissionais da educação; financiamento público da educação e educação comprometida com a justiça social.
De acordo com o coordenador do Fórum Estadual de educação do Amazonas, Nilton Teixeira, a conferência é um momento essencial e desafiador para a construção do documento nacional, que vai pensar a educação do Amazonas pela próxima década.
“Nosso maior objetivo é que este documento tenha a cara da Amazônia: diversificada, profunda, que possui particularidades. Buscamos garantir a entrada, a permanência e a conclusão deste aluno no processo escolar”, disse o professor.
Plano Nacional de educação
Os temas buscam a construção de propostas que proporcionem qualidade social à educação brasileira que serão inseridas no futuro PNE, como também para os Planos Municipais e Estaduais de educação. Ao fim da conferência, será realizada a eleição dos delegados para a Etapa Nacional da Conferência de educação, que será realizada em janeiro de 2024, em Brasília.