Em meio aos resultados positivos produzidos pela reforma tributária com garantias comparativas para o Polo Industrial de Manaus (PIM), a Suframa recebeu nesta sexta-feira (11), a visita do deputado federal Sidney Leite (PSD). Na pauta, o fortalecimento institucional da Autarquia, a regionalização e interiorização da Zona Franca de Manaus (ZFM), e os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Sidney Leite foi recebido pelo superintendente Bosco Saraiva e técnicos da Autarquia, durante visita oficial à Suframa. O parlamentar tem tido uma atuação forte dentro da bancada amazonense em Brasília, principalmente nas questões envolvendo a ZFM. Ele mostrou-se sensível aos problemas e ofereceu total apoio aos desafios expostos durante a reunião. “Importante receber a visita do deputado Sidney, que tem fortíssima influência no Congresso Nacional. Ele está no segundo mandato, numa evolução fabulosa. Esteve e continua dentro dos trabalhos da reforma tributária que protegeram a Zona Franca de Manaus. Nesse sentido, estamos avançando para o fortalecimento da Suframa e da própria Zona Franca de Manaus”, destacou Bosco Saraiva.
No que tange ao fortalecimento institucional, a proposta é que o apoio vá ao encontro da questão orçamentária, para que a Suframa não tenha tantas dificuldades como tem encontrado nos últimos anos, por falta de recursos, inclusive, para manutenção de toda a área de atuação geográfica na cidade de Manaus, segundo apontou Sidney Leite.
Outro ponto ressaltado na conversa foi o desenvolvimento regional e o esforço da Suframa de expandir projetos e incentivos fiscais da ZFM para toda a Amazônia Ocidental. A necessidade de fortalecer e atrair novos investimentos para os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá, com base em projetos de PD&I e aproveitamento de matéria-prima, também foi preponderante na reunião. “Foi uma conversa extremamente produtiva. Nós temos muitos desafios pela frente, mas a equipe que hoje está à frente da Suframa é muito capaz, tem um corpo técnico muito bom. Eu entendo que a gente vai construir um novo momento, passada a aprovação da reforma tributária, em que foram garantidas as vantagens comparativas para o Polo Industrial de Manaus”, salientou Sidney Leite.