Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus
Manaus

Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou, na tarde de quarta-feira, 14/6, o primeiro ciclo de “Fóruns de Vinculação Pré-Natal”, encontros que reúnem servidores municipais, estaduais, para discutir estratégias de aprimoramento que resultem na redução da mortalidade materna, infantil e pré-natal.

O primeiro encontro envolveu equipes da saúde que atuam no território da zona Sul da capital, que se reuniram na Faculdade Martha Falcão (Wyden), e contou com a participação de 120 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e psicólogos.

Os temas discutidos envolveram a acolhida e a importância das visitas de vinculação como estratégia de cuidado, o panorama da vinculação do Disa Sul, caracterização das usuárias atendidas no território, gestantes de alto risco, teste do pezinho, pré-natal do parceiro e relato de experiências exitosas.

A técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, assistente social Wanja Dias Leal, destacou que o evento, que ocorre duas vezes por ano, discute o aprimoramento do cuidado à atenção pré-natal em todos os seus fluxos, com enfoque na visita de vinculação às maternidades da capital.

Para Wanja, a visita é um momento que possibilita que as gestantes esclareçam suas dúvidas, conheçam a estrutura e os fluxos internos da maternidade e a equipe responsável pela assistência obstétrica.

“A visita à maternidade permite que a usuária e seus familiares se sintam mais seguros. Ela é informada sobre os procedimentos e serviços oferecidos pela maternidade, inclusive sobre o direito ao acompanhante que é a pessoa escolhida por ela para lhe acompanhar no parto, que PODE ser o parceiro, familiar ou amigo”, explicou.

Outro aspecto positivo resultante da visita da gestante à maternidade que atende o território ao qual pertence, ressaltado por Wanja Dias Leal,  são os vínculos e a corresponsabilização pelo cuidado compartilhado entre as equipes responsáveis pelo acompanhamento pré-natal na Atenção Primária à saúde as da maternidade.

“É uma oportunidade importante em que o envolvimento da gestante, seus familiares e as equipes de saúde reforçam essa ligação que só traz benefícios para a mãe e para a criança”, sintetizou Lúcia Freitas.

O próximo fórum acontecerá no Distrito de saúde Norte, no dia 30 de maio. Em seguida, no dia 4 de junho, será a vez dos profissionais de saúde do Disa Oeste e, no dia seguinte 5, as equipes do Disa Leste irão discutir as formas de aprimorar os serviços de saúde na atenção pré-natal. Os eventos nestes Distritos de saúde estão marcados para o turno vespertino.

E finalizando a programação, o Disa rural promove suas discussões no dia 6 junho pela manhã.

— — —  

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto ‘Quebrando o Coco’ promove oficinas de coco de roda
Próximo artigo Manausprev garante segurança com aval do Corpo de Bombeiros no cumprimento de normas

Mais notícias desta categoria

‘Feirinha da Manausprev’ terá emissão de credencial de estacionamento

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia reformas no Saicamp

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus celebra Dia da Terra

3 horas atrás

Ação combate veículos abandonados e melhora mobilidade urbana

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização contra estacionamento irregular nas zonas Norte e Sul

4 horas atrás

Projeto ‘Desafio Saudável’ mobiliza mais de 1,4 mil estudantes

4 horas atrás

Prefeitura registra três ocorrências durante as chuvas desta quarta-feira – Prefeitura Municipal de Manaus

4 horas atrás

Chuvas intensas: PMM registra três ocorrências nesta quarta-feira

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre novas turmas do curso de Cuidador de Idosos

5 horas atrás

Sine Manaus oferta 293 vagas de emprego nesta quinta–feira, 23/4

5 horas atrás

GMM apreende motocicletas irregulares na Ponta Negra

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove ação de saúde gratuita na galeria dos Remédios

6 horas atrás
Sine Manaus oferta 169 vagas de emprego nesta quarta–feira, 22/4
Prefeitura embarga demolição irregular no Dom Pedro neste feriado
Prefeitura conclui etapa de contenção no parque Encontro das Águas com mais de 260 estacas
Prefeitura de Manaus lança ‘68º Festival Folclórico do Amazonas’ com celebração no mirante Lúcia Almeida
Prefeitura de Manaus lança edital ‘Ruas da Copa’ para apoiar exibição dos jogos da Copa do Mundo 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?