Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus
Manaus

Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou, na tarde de quarta-feira, 14/6, o primeiro ciclo de “Fóruns de Vinculação Pré-Natal”, encontros que reúnem servidores municipais, estaduais, para discutir estratégias de aprimoramento que resultem na redução da mortalidade materna, infantil e pré-natal.

O primeiro encontro envolveu equipes da saúde que atuam no território da zona Sul da capital, que se reuniram na Faculdade Martha Falcão (Wyden), e contou com a participação de 120 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e psicólogos.

Os temas discutidos envolveram a acolhida e a importância das visitas de vinculação como estratégia de cuidado, o panorama da vinculação do Disa Sul, caracterização das usuárias atendidas no território, gestantes de alto risco, teste do pezinho, pré-natal do parceiro e relato de experiências exitosas.

A técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, assistente social Wanja Dias Leal, destacou que o evento, que ocorre duas vezes por ano, discute o aprimoramento do cuidado à atenção pré-natal em todos os seus fluxos, com enfoque na visita de vinculação às maternidades da capital.

Para Wanja, a visita é um momento que possibilita que as gestantes esclareçam suas dúvidas, conheçam a estrutura e os fluxos internos da maternidade e a equipe responsável pela assistência obstétrica.

“A visita à maternidade permite que a usuária e seus familiares se sintam mais seguros. Ela é informada sobre os procedimentos e serviços oferecidos pela maternidade, inclusive sobre o direito ao acompanhante que é a pessoa escolhida por ela para lhe acompanhar no parto, que PODE ser o parceiro, familiar ou amigo”, explicou.

Outro aspecto positivo resultante da visita da gestante à maternidade que atende o território ao qual pertence, ressaltado por Wanja Dias Leal,  são os vínculos e a corresponsabilização pelo cuidado compartilhado entre as equipes responsáveis pelo acompanhamento pré-natal na Atenção Primária à saúde as da maternidade.

“É uma oportunidade importante em que o envolvimento da gestante, seus familiares e as equipes de saúde reforçam essa ligação que só traz benefícios para a mãe e para a criança”, sintetizou Lúcia Freitas.

O próximo fórum acontecerá no Distrito de saúde Norte, no dia 30 de maio. Em seguida, no dia 4 de junho, será a vez dos profissionais de saúde do Disa Oeste e, no dia seguinte 5, as equipes do Disa Leste irão discutir as formas de aprimorar os serviços de saúde na atenção pré-natal. Os eventos nestes Distritos de saúde estão marcados para o turno vespertino.

E finalizando a programação, o Disa rural promove suas discussões no dia 6 junho pela manhã.

— — —  

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto ‘Quebrando o Coco’ promove oficinas de coco de roda
Próximo artigo Manausprev garante segurança com aval do Corpo de Bombeiros no cumprimento de normas

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus avança na recuperação asfáltica da avenida Autaz Mirim com retorno semafórico implantado

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção na rede de drenagem na zona Leste após obstrução por lixo

7 horas atrás

Recapeamento na alameda Ivo Amazonense recupera 60 metros de via em Manaus

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia rematrícula automática na rede municipal para o ano letivo de 2026

8 horas atrás

Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS

9 horas atrás

Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025

9 horas atrás

Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais

9 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano

10 horas atrás

Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12

11 horas atrás

Operação Trânsito Seguro do IMMU intensifica fiscalização em Manaus na avenida Governador José Lindoso durante o fim de ano

12 horas atrás

Morte do servidor Erivelton Melo Martins é confirmada pela Prefeitura de Manaus

15 horas atrás
Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento
Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12
Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil
Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus
Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?