Cinco armamentos e munições foram apreendidos durante cumprimento da operação Protetor das Fronteiras em Rio Preto da Eva (Foto: Divulgação/PMAM)A Polícia Militar do Amazonas, por meio da Força Tática, realizou nas últimas 24 horas, três ações distintas que resultaram em prisões e apreensões de um menor de idade, sete armas de fogo e entorpecentes. Duas ocorrências foram registradas no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), durante o cumprimento da operação Protetor das Fronteiras, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Em uma das ações no sábado (20/01), os militares realizavam patrulhamento no bairro Conjunto São Sebastião, naquele município. A equipe recebeu uma denúncia sobre uma suposta reunião de integrantes de um grupo suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes. Ao chegar no local indicado, os policiais identificaram um homem com volume na cintura entrando na residência.
Durante revista na casa, a equipe da Força Tática encontrou outro suspeito, armas e munições. Eles informaram que planejavam ataques e apontaram o suposto mandante. Os militares localizaram um casal no local indicado e na abordagem encontraram mais armas e munições.
Somente nessa ocorrência, foram apreendidos uma pistola 840 com uma munição; uma espingarda calibre 12; uma submetralhadora 9 milímetros com sete munições; e um revólver calibre 38 também com sete munições.
Na outra ocorrência, atendida por militares neste domingo (21/01), no bairro Canaã, também em Rio Preto da Eva, um homem foi abordado por uma equipe da Força Tática. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 com três munições.
Todos os envolvidos nas duas ações distintas naquele município e os materiais apreendidos foram apresentados no 36° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Ação em Manaus com apoio da SSP-AM
Servidores que atuam no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), repassaram uma denúncia à equipe de patrulhamento policial na área central de Manaus. De acordo com as informações repassadas aos militares, dois suspeitos teriam invadido o hotel Xavante com o objetivo de atentar contra possíveis rivais.
Os militares foram ao local por volta de 11 horas deste domingo e encontraram dois homens, de 27 e 36 anos. Um deles estava na porta do hotel e o outro tentava fugir pelos acessos das tubulações. Os policiais apreenderam um revólver calibre 22 com seis munições intactas e uma espingarda caseira calibre 16 com uma munição percutida.
Além das armas e munições, foram encontradas, ainda, cinco porções de cocaína; uma porção média de maconha; 243 trouxinhas de oxi; 18 trouxinhas de cocaína; trouxinhas de maconha e oito pinos de maconha.
Os dois homens e todo o material apreendido durante a ação foram apresentados ao 1° DIP.