Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fiscalização integrada apreende 4,5 toneladas de pescado ilegal na RDS Piagaçu-Purus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fiscalização integrada apreende 4,5 toneladas de pescado ilegal na RDS Piagaçu-Purus
Governo do Amazonas

Fiscalização integrada apreende 4,5 toneladas de pescado ilegal na RDS Piagaçu-Purus

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Operação envolveu IBAMA e polícia Militar de Beruri, com apoio logístico e operacional da SEMA

FOTOS: Divulgação/SEMA

Uma ação de fiscalização interinstitucional resultou na apreensão de 4,5 toneladas de pescado ilegal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus). Também foram emitidos cinco autos de infração, totalizando mais de R$ 90 mil em multas ambientais.

A operação, iniciada no dia 8 de novembro e com foco na região da Boca do Ayapuá, reuniu equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da polícia Militar de Beruri.

“Quando IBAMA, SEMA e a polícia Militar atuam de forma integrada, conseguimos coibir práticas que ameaçam a biodiversidade e o modo de vida das comunidades. A RDS é uma área de uso sustentável que precisa ser protegida, e esse tipo de ação garante que os estoques pesqueiros se mantenham saudáveis e que as famílias que dependem da pesca possam seguir trabalhando de forma legal e sustentável”, destacou o gestor da RDS Piagaçu-Purus, Raimundo Evangelista.

A agenda ocorreu em razão do período do defeso no estado, quando a captura, transporte e comercialização de diversas espécies ficam proibidos para garantir sua reprodução e manutenção dos estoques pesqueiros. A SEMA apoiou a agenda logística e operacionalmente como gestora da Unidade de Conservação.

Sobre a operação

FOTOS: Divulgação/SEMA

Na primeira apreensão (11/11), as equipes abordaram um barco recreio que transportava 2.338 quilos de pirarucu e 646 quilos de tambaqui, totalizando 2.984 quilos de pescado apreendido. A carga não possuía licença ou autorização ambiental, configurando transporte de produto oriundo de pesca proibida.

As ações continuaram no dia 12 de novembro, onde uma embarcação de pequeno porte foi fiscalizada com aproximadamente 300 quilos de tambaqui do tipo ruelo, espécie protegida por estar no período de defeso e ainda fora da medida permitida.

Outra embarcação recreio, denominada “Terceiro”, também foi abordada transportando 467 quilos de tambaqui ruelo, 516 quilos de pirarucu em manta, 150 quilos de pirarucu seco e carnes de caça. Na mesma área, um barco sem identificação foi encontrado com 91 quilos de tambaqui ruelo. Somadas, as apreensões ultrapassam quatro toneladas e meia de pescado retirado ilegalmente da Unidade de Conservação.

Encaminhamentos

Os indivíduos envolvidos no transporte foram identificados e autuados pelo IBAMA por transporte ilegal de pesca proibida, e receberam multas de R$90.580 no total. Eles responderão por crime ambiental, conforme a legislação vigente. Todo o pescado apreendido foi destinado por meio de Termos de Doação, garantindo o aproveitamento e evitando o desperdício.

Parte do material foi entregue às comunidades da própria RDS Piagaçu-Purus, enquanto outra parcela seguiu para a Secretaria de assistência social do município de Beruri e para a Pastoral local. A fiscalização segue até o dia 20 de novembro.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ipaam contabiliza 283 criadores de abelhas sem ferrão no Amazonas e reforça incentivo à atividade sustentável
Próximo artigo Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para o workshop ‘Corte Feminino’

Mais notícias desta categoria

Sine Amazonas divulga 210 vagas de emprego para esta quarta-feira

8 horas atrás

Feiras de Produtos Regionais terão calendário alterado devido ao feriado nacional nesta semana

8 horas atrás

Teatro ICBEU recebe recital gratuito em homenagem aos 270 anos de Mozart

8 horas atrás

Sucesso de público garante récita extra de Turandot no Teatro Amazonas

8 horas atrás

Abertura do 27º Festival Amazonas de Ópera emociona público com concerto de ‘Turandot’ no Teatro Amazonas

8 horas atrás

Na maternidade Azilda Marreiro, banho de sol de bebês também é momento de acolhimento às mães, no pós-parto

1 dia atrás

Dia das Polícias Civil e Militar: Data reforça investimento histórico no efetivo e avanços na segurança no Amazonas

1 dia atrás

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta concerto ‘Nosso Brasil’ no Palácio da Justiça

1 dia atrás

Programa Mania de Ler leva literatura e diversão para crianças no Parque Rio Negro

1 dia atrás

Garantido lota Sambódromo com o lançamento do álbum ‘Parintins: Portal do Encantamento’

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas promove tarde literária com atividades infantis

2 dias atrás

Dia dos Povos Originários: Mais Crédito Indígena fortalece geração de renda e autonomia no Amazonas

2 dias atrás
Laboratório do HPS Platão Araújo reduz tempo de exames e agiliza atendimento de urgência
Rede estadual de saúde mantém atendimento regular durante feriado prolongado de Tiradentes
Banco alemão KfW conhece sistemas de monitoramento ambiental e agenda de comando e controle de órgãos ambientais do Amazonas
CIF: Corpo de Bombeiros multa e notifica bar que funcionava sem documentação no Vieiralves
Operação Impacto reforça segurança no Centro de Manaus também aos fins de semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?