Além de seu papel atual como secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, durante sua trajetória como parlamentar, destinou emendas importantes que foram cruciais para o fortalecimento da infraestrutura da FIOCRUZ na região amazônica. Esses recursos impulsionaram o desenvolvimento científico e permitiram que a FIOCRUZ se destacasse como um importante polo de pesquisa e saúde pública no Brasil.
“Em 1994, a FIOCRUZ começou a se estabelecer aqui e, gradualmente, tem feito contribuições essenciais para a saúde pública no Amazonas. A instituição é uma referência internacional, especialmente visível durante a pandemia, quando a ciência nos deu a segurança que precisaríamos para enfrentar a crise”, destacou Corrêa.
A direção da FIOCRUZ Amazônia destacou que a trajetória de sucesso da entidade deve-se, em grande parte, ao apoio contínuo de figuras como Serafim Corrêa, que sempre acreditou na importância da ciência e da inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Serafim sempre contribuiu com a FIOCRUZ Amazônia. Com o seu apoio, foi proporcionado a melhoria da infraestrutura dos nossos laboratórios de pesquisa, que ainda carecem de mais suporte. Por isso, fazemos um apelo para que outras pessoas e parlamentares tenham esse olhar, que é muito importante para a nossa instituição, para melhorar as nossas condições de trabalho e para que possamos ser mais efetivos nas nossas ações”, pontuou a diretora da ILMD/FIOCRUZ Amazônia, Stefanie Lopes.
Durante a solenidade, o secretário reforçou a importância da colaboração entre o governo e as instituições de pesquisa, reafirmando seu compromisso com a promoção da ciência na região. “A interação entre a FIOCRUZ e os parlamentares precisa se intensificar.”
Fotos: Bruno Leão/ Sedecti