Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros
Governo do Amazonas

Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Peça do Ateliê 23 reestreia com histórias enviadas pelo público e protagonizada pelos atores Taciano Soares e Eric Lima

FOTO: Allícia Castro

O espetáculo “Ensaio de Despedida”, do Ateliê 23, está de volta neste fim de semana ao Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, zona sul de Manaus, com dramaturgia atualizada e histórias enviadas pelo público. As apresentações acontecem sexta-feira e sábado (06 e 07/06), às 20h, e os ingressos estão disponíveis a R$ 25 (meia-entrada) no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23). A classificação é de 16 anos.

O evento é organizado pelo Ateliê 23 e tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

No palco, os atores Taciano Soares e Eric Lima interpretam um casal, que, ao lidar com a separação, revive as várias fases do relacionamento em um jogo de atuação. Para a nova 0versão, o Ateliê 23 propôs uma ação nas redes sociais, realizada em março, e o público enviou reviravoltas e tragédias cômicas para compor o projeto que tem sete anos de apresentações.

“As histórias vieram e muitas delas revelam justamente o que a gente fala com a peça: o adoecimento das nossas relações ou do modo como nos relacionamos na sociedade atual. Na obra, a gente lança uma luz de humor sobre situações difíceis, o que é uma estratégia para a gente olhar para onde estamos, só que sob outra perspectiva”, explica Taciano Soares, diretor do Ateliê 23.

“Mas isso não ameniza como é sintomático o motivo pelo qual muitas pessoas se conectam e se veem na obra e foi exatamente isso que ocorreu com as histórias que recebemos. Estamos trabalhando para ‘traduzir’ o que recebemos com a marca do Ateliê 23”, completa o artista.

Taciano Soares destaca que a nova roupagem chega mais desprendida e mais interativa com a plateia.

“Como se estivéssemos em um jogo de improvisação, mesmo que não seja o tempo todo. Também é bem-vindo que tenhamos mais o aspecto musical em alguma medida nessa versão”, comenta o diretor.

FOTO: Allícia Castro

Trajetória

A peça teve versões em 2017, com Thaís Vasconcelos, em 2019, com Jorge Florêncio, e em 2022, com Julia Kahane. Taciano Soares é o único ator que esteve em todas as adaptações e agora divide o sofá com Eric Lima.

A cenografia do espetáculo é uma sala com móveis, caixas e um ar de mudança, deixando no ar a possibilidade de chegada ou de partida. A sonoplastia é autoral, composta por uma música instrumental tocada no teclado.

Em julho de 2024, o Ateliê 23 anunciou a última temporada de “Ensaio de Despedida”, que lotou o Teatro Gebes Medeiros, mas o enredo mudou como acontece em cena.

“Esse eterno despedir-se e recomeçar. Não foi intencional, mas a gente fica atento e percebe que muitas pessoas do nosso público se conectam ainda com essa obra e sentem falta dela. Por isso amadurecemos a ideia de retornar só que com outras provocações em cena, dentro do mesmo tema”, afirma Taciano Soares.

Versão audiovisual

Em 2023, a montagem a partir de uma pesquisa sobre relações líquidas e relacionamentos abusivos ganhou formato de curta-metragem, com direção e roteiro de Eric Lima e lançamento no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023.

O casal protagonista foi vivido por quatro atores, Dimas Mendonça, Dinne Leão, Taciano Soares e Júlia Kahane, que se revezam e destacam possibilidades de sexualidade, para criar múltiplas narrativas da relação em si.

O post Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus realiza evento ‘Encontro das Nações’
Próximo artigo Comissão aprova inclusão de princípios de acessibilidade na telessaúde

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP apresenta estudo sobre desnutrição infantil e mortalidade

4 horas atrás

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva o aprendizado sobre aquicultura e sustentabilidade, em Presidente Figueiredo

4 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul recebe a certificação internacional Great Place to Work

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 202 vagas de emprego para esta quinta-feira

5 horas atrás

EEAE Mayara Redman celebra 20 anos de atendimento especializado a estudantes da educação especial

5 horas atrás

Balé Folclórico do Amazonas une educação e cultura amazônica na 3ª Edição da Temporada da Criança

5 horas atrás

Humanização do sistema: Seap e TJAM lançam projeto Justiça Restaurativa

6 horas atrás

Com a chegada das chuvas, FVS-RCP reforça medidas contra arboviroses

8 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu em Manacapuru

8 horas atrás

Isis de Manaus lança videoclipe ‘Te Satisfazer’ com exibições gratuitas e programação cultural em Manaus

8 horas atrás

Dia Mundial da Psoríase: Doença afeta muito além do físico, emocional de pacientes também sofre

8 horas atrás

Atleta amazonense conquista título e recorde no Mundial de Powerlifting em Santa Catarina

8 horas atrás
Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas
Governo do Amazonas realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta
‘Yerma’, de Villa-Lobos, estreia na Europa e inaugura aliança inédita entre Brasil e Espanha
Dia do Servidor Público: Técnicos da Seas destacam compromisso e dedicação aos serviços prestados à população
Educadora Grace Cardoso: Professora de Biologia do Ano
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?