Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Festival Intercultural da ARII tem ritual indígena na abertura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Festival Intercultural da ARII tem ritual indígena na abertura
AmazonasEducação

Festival Intercultural da ARII tem ritual indígena na abertura

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 12 de novembro de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) em parceria com as Faculdades de Letras (Flet), de Artes (Faartes), e de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas promoveram nesta sexta-feira, 11, a abertura do primeiro ‘Festival Intercultural da Ufam’. A cerimônia solene de abertura aconteceu no auditório Rio Javari, no setor Norte do Campus Universitário.
A mesa de honra da cerimônia contou com a participação do pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Meneses, presidiu a mesa e no ato representou o reitor da Ufam, o assessor da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Henrique Pereira, do diretor da Faculdade de Letras da Ufam, professor Robert Langlady Lira Rosas; do diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Victoria; do diretor da Faculdade de Artes (Faartes); professor João Gustavo Kienen; do indígena Jaime Diakara; da representante do consulado da Colômbia em Manaus, senhora Laura Stella Quijano Niño e da agente consular dos Estados Unidos da América, senhora Cherre Nelson.
O pró-reitor de Extensão, professor Almir Meneses, em sua fala, ressaltou o papel do Brasil na América Latina e no mundo que é o da cooperação. “A população brasileira tem vocação para cooperação em função da sua pluralidade, de sua diversidade. Nosso papel na América Latina, na mãe África, na Europa, no mundo, é o papel de cooperação no qual o princípio maior da independência, da paz, mas acima de tudo, o da cooperação. Nesse sentido, o parágrafo único do artigo quarto da constituição, é bem claro, o nosso papel em se tratando da América Latina é o de integração. De integração política, cultural, educacional, científica para que os povos latino-americanos possam se desenvolver da melhor maneira possível. Não é imaginável que diante dessa quadra que foi extremamente difícil sob o ponto de vista da integração internacional, na qual estivemos isolados, compactuar com o isolamento político, com o isolamento internacional é prejudicial. A nossa vocação é de trabalho constante na construção de espaços democráticos de novo tipo e de possibilidades daquilo que eu chamo de convenções pluri ideais e extensões democráticas cada vez mais incisivas. Parabéns ao professor Henrique e sua equipe pelo o evento”, disse.
“Essa é a primeira edição do evento que é organizado pela ARII e pelas faculdades de Artes, Letras e de Educação que se reuniram para realizar o evento que visa promover a universidade como um espaço intercultural. Um espaço multilingüe aberto para essa convivência entre as culturas. Estamos  celebrando e dando visibilidade à presença das culturas que vêm com os nossos estudantes internacionais dos diversos programas de mobilidade acadêmica, como também nossos estudantes indígenas. Temos aqui a missão de internacionalizar mais a nossa Universidade e o objetivo mais importante dessa atividade é termos a segurança que a Universidade é para a sociedade um exemplo de um ambiente de tolerância, de acolhimento, de convívio, de paz. Aqui vamos nos posicionar contra qualquer forma de preconceito, contra a xenofobia e queremos que a comunidade universitária se beneficie e aproveite essa oportunidade de, durante o tempo que você era um estudante da Universidade, você que é professor, técnico-administrativo, de conviver com diferentes culturas.
O Festival tem o objetivo de propiciar à comunidade acadêmica e ao público em geral atividades acadêmicas, culturais e artísticas que promovam a Ufam como um espaço intercultural, multiétnico e multilíngue, com o protagonismo dos discentes da Faculdade de Letras, dos estudantes estrangeiros e dos estudantes indígenas, combatendo o xenofobismo e o preconceito.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasManausmancheteUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?