Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Iniciativa orienta visitantes sobre a importância de evitar o uso e a compra de artesanato com partes de animais silvestres

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Com a proximidade do 58º Festival de Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), reforça a campanha “turismo sem Penas”, que orienta visitantes sobre os cuidados na hora de adquirir acessórios e peças de artesanato. A iniciativa segue as diretrizes da ação “Não tire as penas da vida”, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e visa prevenir e combater o comércio ilícito de produtos feitos com partes de animais silvestres.

A vice-presidente da Amazonastur, Laena Porto, reforça que a preservação da fauna amazônica está diretamente ligada à valorização da cultura local e à experiência turística consciente durante o Festival de Parintins

“É fundamental que o turista entenda que proteger a nossa fauna é também preservar a nossa cultura. O Festival de Parintins é um espetáculo único e precisa ser celebrado com consciência ambiental. Por isso, reforçamos a importância de não comprar itens que utilizem penas ou partes de animais silvestres”, destacou Laena.

Penas de aves ameaçadas de extinção, dentes de macacos, pedaços de couro de onças e garras de gavião são frequentemente utilizados na confecção de cocares, brincos, colares, tiaras e outros objetos de decoração.

Para identificar penas naturais, é necessário observar a estrutura e o formato, as penas de contorno possuem uma haste central e ramificações laterais, as penas de voo são mais longas e robustas, enquanto as menores e mais fofas auxiliam na regulação térmica.

Embora algumas penas naturais possam ser legalizadas, como as provenientes de galinhas, pavões e faisões, a maior parte das utilizadas em peças artesanais são de espécies silvestres, cuja utilização é proibida. Penas naturais possuem características únicas, como cores vibrantes, textura maleável e capacidade de retornar à forma original quando abertas no sentido contrário de sua estrutura. Já as penas artificiais, geralmente mais rígidas, não replicam o mesmo aspecto visual ou tátil e são preferidas em alternativas sustentáveis.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

O secretário executivo da Setemp, Henry Vieira, explica que o Governo do Amazonas tem atuado diretamente com os artesãos para garantir que nenhuma peça artesanal contenha materiais de origem proibida.

“Nosso papel é educativo e preventivo. O Governo do Amazonas está dialogando com os artesãos desde o processo de curadoria das peças, oferecendo apoio técnico para garantir que nenhum material proibido seja utilizado”, afirmou o secretário.

Crime ambiental

A legislação brasileira prevê como crime ambiental o uso e a comercialização de artefatos confeccionados com partes de animais silvestres. A Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, determina pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa que PODE chegar a R$ 5 mil. A pena PODE ser aumentada caso o crime envolve espécies raras ou ameaçadas de extinção, seja praticado em períodos proibidos, com abuso de licença ou em unidades de conservação.

Sustentável

Enquanto muitos valorizam o produto final, poucos conhecem o processo artesanal sustentável. A artesã Kátia Souza, que trabalha com biojoias há cinco anos no Shopping do artesanato, localizado na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, herdou da mãe, com mais de duas décadas de experiência, o conhecimento e o respeito pela fauna.

Fotos: Lucas Silva/Amazonastur

“As pessoas veem o colar pronto e acham que é simples, mas não sabem o que tem por trás. É todo um processo sustentável, as sementes são coletadas com cuidado, depois vem o polimento, o tingimento com corantes naturais, a montagem, tudo feito por produtores indígenas do interior”, contou.

A Amazonastur ressalta que o Festival de Parintins é uma das maiores expressões culturais do Brasil e deve ser celebrado com responsabilidade e respeito à biodiversidade amazônica, promovendo um turismo sustentável e consciente.

O post Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Polícia Civil inicia envio de efetivo, viaturas e equipamentos para a Ilha Tupinambarana
Próximo artigo Escola Estadual Bilíngue Djalma Batista recebe visita de artista japonês Kamari Maeda

Mais notícias desta categoria

Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas

12 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável

13 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de suspeito por estupro da filha de 17 anos em Manaus

13 horas atrás

Ipaam inicia programação pelos 30 anos com lançamento do Sisrev e balanço prévio de 2025

13 horas atrás

Zona Franca de Manaus recebe anúncios de investimentos em portos, aeroportos e energia no Amazonas

13 horas atrás

Hospital João Lúcio busca localizar familiares de paciente internado transferido em 22 de novembro de 2025

14 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus para localizar seis pessoas

14 horas atrás

Natal da Vila Caminho estreia com alunos do Liceu Cláudio Santoro no Teatro Amazonas em dezembro

16 horas atrás

Sejusc realiza mobilização em Manaus para combater importunação sexual no transporte público e orientar a população

16 horas atrás

Leilão Detran-AM vai ofertar 267 veículos recuperáveis com visitação em Manaus de 03/12 a 05/12

16 horas atrás

FVS-RCP encerra 2º Encontro de Coordenadores para fortalecer Vigilância Sanitária e integração municipal no Amazonas

16 horas atrás

Detran de Portas Abertas oferece serviços de CNH e veículos em Manaus no sábado 06/12 para atendimentos sem agendamento

16 horas atrás
Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça
Canis clandestinos motivam ações da Polícia Civil e geram aumento de denúncias sobre abandono e riscos à saúde pública no Amazonas
PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região
Mostra Subjetividades Amazônidas exibe seis documentários da pós-graduação da Ufam no Cine Teatro Guarany
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?