Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Iniciativa orienta visitantes sobre a importância de evitar o uso e a compra de artesanato com partes de animais silvestres

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Com a proximidade do 58º Festival de Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), reforça a campanha “turismo sem Penas”, que orienta visitantes sobre os cuidados na hora de adquirir acessórios e peças de artesanato. A iniciativa segue as diretrizes da ação “Não tire as penas da vida”, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e visa prevenir e combater o comércio ilícito de produtos feitos com partes de animais silvestres.

A vice-presidente da Amazonastur, Laena Porto, reforça que a preservação da fauna amazônica está diretamente ligada à valorização da cultura local e à experiência turística consciente durante o Festival de Parintins

“É fundamental que o turista entenda que proteger a nossa fauna é também preservar a nossa cultura. O Festival de Parintins é um espetáculo único e precisa ser celebrado com consciência ambiental. Por isso, reforçamos a importância de não comprar itens que utilizem penas ou partes de animais silvestres”, destacou Laena.

Penas de aves ameaçadas de extinção, dentes de macacos, pedaços de couro de onças e garras de gavião são frequentemente utilizados na confecção de cocares, brincos, colares, tiaras e outros objetos de decoração.

Para identificar penas naturais, é necessário observar a estrutura e o formato, as penas de contorno possuem uma haste central e ramificações laterais, as penas de voo são mais longas e robustas, enquanto as menores e mais fofas auxiliam na regulação térmica.

Embora algumas penas naturais possam ser legalizadas, como as provenientes de galinhas, pavões e faisões, a maior parte das utilizadas em peças artesanais são de espécies silvestres, cuja utilização é proibida. Penas naturais possuem características únicas, como cores vibrantes, textura maleável e capacidade de retornar à forma original quando abertas no sentido contrário de sua estrutura. Já as penas artificiais, geralmente mais rígidas, não replicam o mesmo aspecto visual ou tátil e são preferidas em alternativas sustentáveis.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

O secretário executivo da Setemp, Henry Vieira, explica que o Governo do Amazonas tem atuado diretamente com os artesãos para garantir que nenhuma peça artesanal contenha materiais de origem proibida.

“Nosso papel é educativo e preventivo. O Governo do Amazonas está dialogando com os artesãos desde o processo de curadoria das peças, oferecendo apoio técnico para garantir que nenhum material proibido seja utilizado”, afirmou o secretário.

Crime ambiental

A legislação brasileira prevê como crime ambiental o uso e a comercialização de artefatos confeccionados com partes de animais silvestres. A Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, determina pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa que PODE chegar a R$ 5 mil. A pena PODE ser aumentada caso o crime envolve espécies raras ou ameaçadas de extinção, seja praticado em períodos proibidos, com abuso de licença ou em unidades de conservação.

Sustentável

Enquanto muitos valorizam o produto final, poucos conhecem o processo artesanal sustentável. A artesã Kátia Souza, que trabalha com biojoias há cinco anos no Shopping do artesanato, localizado na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, herdou da mãe, com mais de duas décadas de experiência, o conhecimento e o respeito pela fauna.

Fotos: Lucas Silva/Amazonastur

“As pessoas veem o colar pronto e acham que é simples, mas não sabem o que tem por trás. É todo um processo sustentável, as sementes são coletadas com cuidado, depois vem o polimento, o tingimento com corantes naturais, a montagem, tudo feito por produtores indígenas do interior”, contou.

A Amazonastur ressalta que o Festival de Parintins é uma das maiores expressões culturais do Brasil e deve ser celebrado com responsabilidade e respeito à biodiversidade amazônica, promovendo um turismo sustentável e consciente.

O post Festival de Parintins 2025: Amazonastur reforça campanha “Turismo sem Penas” para prevenir uso ilegal de penas naturais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Polícia Civil inicia envio de efetivo, viaturas e equipamentos para a Ilha Tupinambarana
Próximo artigo Escola Estadual Bilíngue Djalma Batista recebe visita de artista japonês Kamari Maeda

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima destaca avanços das políticas para pessoa idosa em baile ‘Bolero Noite Dançante’

7 horas atrás

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

10 horas atrás

Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol

10 horas atrás

SSP-AM mantém policiamento fortalecido nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Negro

11 horas atrás

Atendimento especializado no Caic TEA transforma a rotina de mães atípicas na zona leste de Manaus

11 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

13 horas atrás

Expoagro 2025: Órgãos do Governo do Amazonas garantem bom funcionamento de todas as estruturas junto à população e produtores

13 horas atrás

FVS-RCP incentiva uso responsável de medicamentos e alerta para riscos da automedicação

14 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus

14 horas atrás

Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer

14 horas atrás

Grêmios estudantis das escolas estaduais da capital se mobilizam para participar do Saeb 2025

14 horas atrás

Estudantes da Escola Estadual Francisco Albuquerque protagonizam a 1ª Mostra da Feira Científica

14 horas atrás
Festival de Teatro da Amazônia 2025 apresenta ‘Viper Paradise’ e ‘Sebastião’ nas sessões das 22h
Prazo para se inscrever no programa inédito da Fapeam, ‘Aqua CT&I’, encerra dia 13 de outubro
SSP-AM realiza mutirão de entregas da Carteira de Identidade em área rural de Manaus
Governo do Amazonas realiza Aulão Solidário de Defesa Pessoal Feminina em alusão ao Outubro Rosa
Seap-AM reforça papel do sistema prisional nas políticas de segurança pública em reunião de comissão da Aleam
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?