Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Festival de Parintins 2024: Mural instagramável feito por artista parintinense é a nova atração do Aeroporto Júlio Belém
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Festival de Parintins 2024: Mural instagramável feito por artista parintinense é a nova atração do Aeroporto Júlio Belém
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2024: Mural instagramável feito por artista parintinense é a nova atração do Aeroporto Júlio Belém

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Pito Silva assina a obra que estampa os bois Caprichoso e Garantido

FOTOS: Eduardo Melo/UGPE

Os visitantes que chegarem para o 57º Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), pelo Aeroporto Júlio Belém, poderão fazer o primeiro registro na ilha Tupinambarana em frente ao mural instagramável pintado pelo artista Pito Silva. A pintura é uma extensão da arte do Mural do Bumbódromo, que também foi base de criação para a identidade visual da festa deste ano, que acontece entre 28 e 30 de junho.

Na obra original, que venceu o edital aberto pelo Governo do Amazonas, há um menino (curumim) no meio dos bois Caprichoso e Garantido. No painel adaptado do aeroporto, há somente os bois, onde o visitante poderá se posicionar e representar a galera.

O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, conta que a ideia de fazer a arte surgiu com os serviços de revitalização que estão sendo realizados pelo órgão no aeroporto. As obras e intervenções têm a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

“Neste Festival de Parintins já teremos um aeroporto mais bonito e que vai atender melhor aos turistas. É uma revitalização também na identidade visual. A mesma arte do mural do Bumbódromo estará estampada na entrada do aeroporto, mas sem o curumim entre os bois para que o visitante se posicione no meio e ocupe o lugar de Item 19, que é a galera, e tire sua foto”, disse.

FOTOS: Eduardo Melo/UGPE

O secretário de Estado de Cultura e economia criativa, Marcos Apolo Muniz, reforça o trabalho que está sendo realizado pelo Governo do Amazonas no aeroporto, para melhor receber os turistas para o festival. “Além da parte de melhorias na infraestrutura, também há um lado de humanização e valorização do maior potencial que Parintins tem, que é o artístico, e aqui destacando a arte do Pito, para dar as boas-vindas aos visitantes”, afirmou.

Pito Silva é um dos artistas parintinenses atuantes no segmento das artes visuais. Premiado em vários eventos estaduais, nacionais e internacionais, tanto na pintura quanto na dança, suas composições enfatizam os temas amazônicos, valorizando a cultura e reconhecendo a Amazônia como Território de Identidade.

FOTO: Eduardo Melo/UGPE

O artista contou que a inspiração do mural partiu do pensamento de que um boi não vive sem o outro e ambos não vivem sem a galera. “Trouxemos o torcedor na imagem de um curumim, na arte original, como uma poética artística que celebra a tradição do Boi Bumbá como um patrimônio histórico que é projetado às futuras gerações. É algo que precisa ter continuidade para que essa cultura possa se manter viva por muitos e muitos anos ou até para sempre”, ressaltou o artista parintinense.

O post Festival de Parintins 2024: Mural instagramável feito por artista parintinense é a nova atração do Aeroporto Júlio Belém apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mais de 6 mil registros de imóveis foram entregues durante a Semana “Solo Seguro – Favela” no Amazonas
Próximo artigo HPS Dr. João Lúcio pede ajuda para encontrar familiares de idoso internado na unidade

Mais notícias desta categoria

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

2 horas atrás

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

3 horas atrás

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

3 horas atrás

Vigilância sanitária intensifica fiscalizações e orientações em Manaus durante o período do Carnaval para prevenir riscos

3 horas atrás

IML de Manaus solicita que familiares de Ingride Pontes da Silva compareçam para liberação do corpo

3 horas atrás

Naufrágio da lancha Lima de Abreu XV: corpo da terceira vítima é encontrado e buscas seguem no Amazonas

5 horas atrás

Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

5 horas atrás

Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus com 269,4 pontos após 17 anos

5 horas atrás

Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança

21 horas atrás

Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus

22 horas atrás

Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar

23 horas atrás

Queda do desmatamento no Amazonas em janeiro de 2026 é confirmada por dados do Inpe e Ipaam

1 dia atrás
Busca por desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV mobiliza 25 mergulhadores no Amazonas
Corpo de Bombeiros do Amazonas segue buscas por desaparecidos em naufrágio e já percorreu mais de 10 km do rio Amazonas
Carnaval na Floresta 2026: SES-AM garante assistência no Sambódromo e em 25 unidades de urgência e emergência
SES-AM registra 26 atendimentos no Sambódromo de Manaus durante desfile do Grupo Especial e mantém rede de saúde ativa para o Carnaval
Governo Presente: 31ª edição registrou mais de 8,1 mil atendimentos no Tarumã, zona oeste da capital
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?