Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado
Governo do Amazonas

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento reúne gerações da música amazonense e emociona artistas ao marcar a retomada do FAM, que segue neste sábado

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Depois de sete anos de interrupção, o Festival Amazonas de Música (FAM) voltou a integrar o calendário cultural do estado, fortalecendo a produção autoral e devolvendo aos artistas amazonenses um espaço que por décadas simbolizou resistência, identidade e valorização da música regional. O evento, realizado na noite de sexta-feira (14/11), no Parque Rio Negro, bairro de São Raimundo, zona oeste de Manaus, reacendeu o espírito coletivo da cena musical local e emocionou artistas, produtores e o público presente. A programação segue neste sábado (15/11) com grandes atrações.

O festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, que resgatou o projeto após uma longa ausência marcada pelos desafios da pandemia e pela falta de espaços para a circulação de artistas autorais.

Nesta edição, o FAM se transforma em uma mostra mais aberta, diversa e celebrativa, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da identidade cultural amazonense.

A retomada do festival ganhou ainda mais significado a partir das emoções compartilhadas no palco.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A conselheira e coordenadora do festival, Loren Lunière, falou sobre a importância desse retorno para o setor cultural. “A classe artística da música do Amazonas hoje está grata ao Governo do Estado do Amazonas, ao secretário Caio André. E hoje esse festival, depois de sete anos sem edições, significa um divisor de águas, uma retomada da música amazonense ao palco, ao protagonismo que é merecido”, afirmou.

Loren reforçou ainda a necessidade urgente de que artistas autorais voltem a ocupar os bares, rádios e grandes palcos da capital e do interior.“Nós precisamos circular com nossos artistas. Eles merecem atenção, merecem ser valorizados por sua criação autoral. O nosso povo amazonense precisa se reencontrar com a nossa música”, completou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Outra atração da noite, o vocalista Magaiver, da banda Casa de Caba, celebrou a estreia do grupo no festival justamente no ano de seu retorno.“Não só eu, como todos do grupo estão muito felizes. É a primeira vez que a gente está no Festival Amazonas de Música, e é ainda mais importante depois desse hiato de sete anos. O nosso repertório é muito especial, muito ensaiado, muito redondinho. A gente promete botar a galera pra pular”, afirmou.

Para o maestro Everaldo Barbosa, coordenador do festival, a noite marcou um momento histórico para a música amazonense. Em sua fala, ele destacou o apoio institucional que tornou possível a retomada do evento.“O nosso sentimento é de celebração por estarmos retomando o Festival Amazonas de Música. Essa volta do festival é uma oportunidade muito grande para a música autoral voltar à cena e ser valorizada, ser prestigiada”, declarou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Programação

A programação segue neste sábado (15/11), a partir das 17h, com shows de Wendy Lady, Cileno, Mady & Seus Namorados, Uma Póvoas, Lucilene Castro, Marquinhos Negritude e Roberto Rios.

O público está convidado a vivenciar mais uma noite de celebração, encontro e afirmação da música produzida no Amazonas.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mais de 40 escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto ‘Juntos pela Vida’, do MPAM
Próximo artigo Espetáculo ‘Rede de Memórias’ emociona público ao reviver tradições e afetos da cultura amazonense

Mais notícias desta categoria

Policlínica e Hospital-Dia no Complexo Hospitalar Sul terão entrega prevista para março com obras acima de 80%

6 horas atrás

Apresentação do Prosamin+ em workshop do BID detalha investimentos e obras em Manaus

8 horas atrás

Ipaam amplia em 359,4% as análises do Cadastro Ambiental Rural e atua em 15 municípios do Amazonas

8 horas atrás

Preme credencia 1.206 fornecedores para merenda escolar em 44 municípios do Amazonas em 2026

8 horas atrás

Matrículas e rematrículas nos sete Centros de Convivência do Amazonas com cronograma divulgado para janeiro de 2026

10 horas atrás

Sine Amazonas divulga 110 vagas para terça-feira e orienta sobre atendimento e documentos

11 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para Bolsa Mais Professores com 688 bolsas de R$ 2.100 e curso EaD

11 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre quatro desaparecidos em Manaus desde 8 de janeiro

11 horas atrás

Sejusc registrou mais de 69,5 mil atendimentos a migrantes refugiados e apátridas em 2025 no Amazonas

12 horas atrás

Castramóvel inicia agendamento presencial no Cidade Nova e oferece 200 castrações gratuitas em Manaus

12 horas atrás

Gasoduto Norte-Leste tem obras retomadas em Manaus após regularização de licenças e sinalização aprovada

12 horas atrás

Governo do Amazonas avança 41% na pavimentação da Estrada do Membeca em Caapiranga com investimento previsto

12 horas atrás
Projeto Mais Vida registra 504.383 atendimentos em 2025 e atende 8.353 inscritos nos centros de convivência do Amazonas
Ipaam disponibiliza ponto de suporte presencial para inscrições do concurso do Ipaam na sede em Manaus
Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Transplantes renais no Hospital Delphina Aziz recebem órgãos de Rondônia e reforçam integração entre estados
Sine Amazonas divulga 104 vagas de emprego com atendimento presencial na Galeria+ nesta segunda-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?