Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: “Festa da Amizade”: Escola Estadual Barão do Rio Branco realiza ação de combate à xenofobia contra populações imigrantes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > “Festa da Amizade”: Escola Estadual Barão do Rio Branco realiza ação de combate à xenofobia contra populações imigrantes
Governo do Amazonas

“Festa da Amizade”: Escola Estadual Barão do Rio Branco realiza ação de combate à xenofobia contra populações imigrantes

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com cerca de 120 alunos venezuelanos matriculados na escola, a ação buscou estimular o respeito às diferenças culturais entre os estudantes

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Com o tema “Celebrando a diversidade, unindo corações”, a terceira edição da “Festa da Amizade”, na escola Estadual (EE) Barão do Rio Branco, reuniu família, alunos e corpo docente em sua culminância nesta sexta-feira (06/06). Com o objetivo de estimular o respeito entre brasileiros e populações imigrantes, a atividade contou com apresentações culturais de música, dança, além de debates em sala de aula.

Com cerca de 120 alunos venezuelanos matriculados na unidade de ensino, que atende a estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), a Festa da Amizade surge enquanto alternativa de combate ao xenofobismo, por meio da socialização cruzada entre elementos típicos da cultura brasileira e venezuelana. De acordo Álisson Barbosa, diretor da unidade de ensino, essa é uma iniciativa desenvolvida durante toda a semana.

“Nos últimos dias, os alunos tiveram debates dentro de sala de aula. Queríamos que eles falassem como se sentiam. Muitos deles, pela idade, nem entendem todo o contexto de uma pessoa refugiada. O preconceito sofrido, as angústias. Desse momento em sala de aula, tivemos bons retornos. Foram debatidos pontos de desconforto, tanto para os alunos brasileiros, quanto para os alunos venezuelanos. E agora, trabalharemos em cima disso”, destacou Álisson.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Hermanitos

A Festa da Amizade na EE Barão do Rio Branco contou com uma forte aliada: a Organização Não Governamental (ONG) Hermanitos, que contribui para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes no Amazonas e em Roraima. Por ter sido uma iniciativa que contou com a presença de pais e responsáveis na escola, a ONG aproveitou a oportunidade para acolher aqueles que ainda necessitam de ajuda humanitária, explicou Xiosmel Ramon, coordenador operacional do Hermanitos.

“Nossa principal atividade é proporcionar uma melhoria socioeconômica para essas pessoas. Nós ajudamos na retirada de documentos, proporcionando acesso a direitos básicos. Também ajudamos na organização e envio de currículos profissionais. Ações como essa aqui na escola são muito importantes, porque colocam, desde cedo, esses estudantes em pensamento crítico sobre o que vivem”, ressaltou Ramon, que é venezuelano e mora em Manaus há sete anos.

E as reflexões surtiram efeito no evento de culminância. alunos e familiares felizes, em celebração ao momento de disseminar o respeito pelo próximo. De acordo com a aluna Yhonmaris Lozada, de oito anos, o sentimento é de gratidão e felicidade.

“Me sinto muito grata pelo Brasil, por ter me acolhido. E também estou me sentindo muito feliz de representar a Venezuela nas apresentações de hoje. Me sinto bem aqui na Barão de Rio Branco”, compartilhou Yhonmaris.

O post “Festa da Amizade”: Escola Estadual Barão do Rio Branco realiza ação de combate à xenofobia contra populações imigrantes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Evento reforça diálogo entre Sefaz e profissionais da área tributária e contábil
Próximo artigo Projeto prioriza município atingido por desastre climático em emendas de bancada

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP recebe Selo Diamante do Tribunal de Justiça do Amazonas por regularidade de dívidas e transparência na gestão

8 horas atrás

Governo do Amazonas cria Grupo Institucional para organizar entrega do Residencial Novo Aleixo e ações sociais

8 horas atrás

Governo do Amazonas promove primeira edição do Natal Inclusivo no Palácio Rio Negro em Manaus

8 horas atrás

Wilson Lima entrega 49 leitos e inaugura primeira etapa de modernização no Francisca Mendes do Amazonas

8 horas atrás

Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais

15 horas atrás

Sema integra Comitê Técnico do Programa Arapaima e inicia implementação do manejo do pirarucu em Manaus

15 horas atrás

ELO Cajual é cedido à Associação dos Moradores para atividades sociais e capacitação em Manaus

15 horas atrás

Governo do Amazonas cede ELO Cajual à Associação de Moradores para ações sociais e educativas no bairro Santa Luzia

15 horas atrás

Governo do Amazonas prevê lançamento do PDIF Amazonas no primeiro semestre de 2026 com calendário definido pelo Niffam

16 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre dois desaparecidos em Manaus

16 horas atrás

Câmara Setorial do Turismo realiza 142ª reunião e apresenta Observatório da Cultura do Centro de Manaus com calendário para 2026

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 193 vagas de emprego com atendimento das 8h às 14h nesta quinta-feira

17 horas atrás
Orquestra de Violões do Amazonas apresenta repertório natalino a cerca de 200 estudantes na EETI Gonçalves Dias
Amazonas recebe 18.800 doses de vacina contra VSR para gestantes e proteção de recém-nascidos
Detran-AM flagra caminhão com carga deslocada e várias irregularidades na zona norte de Manaus
‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães
Projeto Cantinho Literário amplia leitura e reforça vínculo com a cultura amazônica em Nogueira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?