Feira Gastronômica de Natal no Espaço do Empreendedor da Ponta Negra registrou R$ 500 mil em vendas e ampliou oportunidades de trabalho.
A Feira Gastronômica de Natal registrou faturamento de R$ 500 mil para os empreendedores cadastrados na Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi), durante a programação natalina no Espaço do Empreendedor da Ponta Negra. O evento reuniu 40 empreendimentos, atraiu milhares de pessoas ao complexo turístico e funcionará até às 22h desta quarta-feira, 31/12.
Faturamento e público
Com a participação de 40 empreendimentos, a feira ofereceu variedade de produtos gastronômicos, muitos com temática natalina, o que impulsionou as vendas e estimulou o consumo local. O volume financeiro alcançado reforça o potencial dos pequenos negócios quando recebem apoio, estrutura e visibilidade em eventos de grande circulação.
emprego e impacto social
Além do impacto econômico direto, a iniciativa gerou mais de 120 empregos diretos e indiretos, beneficiando empreendedores, trabalhadores e prestadores de serviço envolvidos na realização da feira. Esses números indicam movimento no comércio local e geração de renda para quem atua no setor.
Organização e declarações
Promovida pela Semtepi, por meio do departamento de economia solidária e Criativa, a Feira Gastronômica de Natal foi planejada para integrar lazer e fomento à economia criativa no cartão-postal da cidade. Segundo o secretário da Semtepi, Alonso Oliveira, “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A Feira Gastronômica de Natal superou as expectativas, movimentou a Ponta Negra, atraiu milhares de pessoas e garantiu renda para quem empreende. Os números refletem o impacto real das políticas públicas da Prefeitura de Manaus no fortalecimento da economia criativa. Nosso objetivo, enquanto Semtepi, é exatamente esse: criar oportunidades, dar visibilidade aos pequenos negócios e transformar eventos como esse em motores de desenvolvimento econômico e social para a cidade”.
Depoimento de participantes
Entre os empreendedores, a feirante Luciana Machado, proprietária do Hot Dog Mania, afirmou que a inclusão da gastronomia na programação municipal amplia oportunidades. “Para nós, é muito importante ver a prefeitura abrindo esse leque e inovando ao incluir a gastronomia, junto com iniciativas que já existem, como a Feira do Empreendedor. Essa é a nossa primeira vez participando de uma feira de gastronomia aqui na Ponta Negra, e essa oportunidade faz toda a diferença. É um NOVO público, um NOVO espaço para quem vive da gastronomia, e ver que isso está dando certo nos dá esperança de permanecer, crescer e conquistar nosso espaço por muito tempo”, disse a empreendedora.
Texto – Asafe Augusto / Semtepi
Fotos – Divulgação / Semtepi
Assuntos nesse artigo:
#feiragastronomica, #natal, #Manaus, #pontanegra, #espacodoempreendedor, #Semtepi, #secretariamunicipaldotrabalhoempreendedorismoeinovacao, #40empreendimentos, #r500mil, #faturamento, #empreendedores, #publico, #programacaonatalina, #economiacriativa, #economiasolidaria, #empregos, #120empregos, #hotdogmania, #lucianamachado, #comerciolocal


