Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste
Governo do Amazonas

Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento reuniu artesãos, oficinas culturais e a Biblioteca Volante, atendendo centenas de crianças e fortalecendo a economia criativa

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa participou, no sábado (27/09), de mais uma ação do programa Governo Presente, realizado pelo Governo do Amazonas, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A iniciativa reuniu diversas secretarias e órgãos estaduais, oferecendo gratuitamente serviços de saúde, Cidadania, economia criativa, crédito, habitação, bem-estar e lazer para os moradores da comunidade.

Entre as atividades e os serviços oferecidos, a Feira de economia criativa, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, reuniu artesãos e empreendedores locais, que puderam expor e comercializar seus trabalhos. A iniciativa faz parte da proposta de valorização da cultura e geração de renda, conectando a comunidade a novas oportunidades de mercado.

A artesã Patrícia Soares destacou a importância de ter espaço para mostrar e comercializar sua produção. “É muito importante nós estarmos aqui expondo nossos materiais, expondo nosso artesanato. Tem gente que está aqui vendendo não só artesanato, mas alimentos, bonecos, laços e várias coisas. Eu trabalho com artesanato indígena, acessórios para boi, acessórios de madeira e sementes. Esse evento é essencial para podermos expandir nossas vendas e o nosso artesanato em geral”, afirmou.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Outro destaque foi o projeto Biblioteca Volante, do programa Mania de Ler, que atendeu cerca de 300 crianças ao longo do dia. A iniciativa leva livros e atividades culturais para escolas e comunidades que têm pouco acesso à leitura.

“A Biblioteca Volante é para incentivar a leitura das crianças. Em lugares mais distantes, onde não há muito acesso a livros, nós levamos a biblioteca para aproximar esse universo das crianças. É uma ação do governo para estimular a leitura, seja na zona leste, na zona norte ou em áreas mais longínquas. Além disso, temos o MovCeu, que é uma van tecnológica com óculos de realidade virtual, e os fanzines, feitos para crianças maiores em sala de aula”, explicou a voluntária do projeto Anny Karoliny.

Ainda no espaço da Biblioteca Volante, as crianças também se divertiram com apresentações de palhaços, pinturas faciais e desenhos para colorir, atividades que transformaram o ambiente em um lugar lúdico e interativo. A iniciativa encantou pais e filhos.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“Eu trouxe minha filha e ela aproveitou bastante. Achei muito legal porque, além da leitura, eles tiveram um momento de brincar e aprender juntos. É uma oportunidade que a gente não encontra sempre no bairro, então fiquei muito feliz de participar”, destacou Iranilza de Oliveira, mãe de uma das crianças atendidas.

A Feira de economia criativa também movimentou a comunidade com a diversidade de produtos à venda. Os visitantes encontraram desde laços e acessórios infantis até óleos essenciais, comidas regionais e uma variedade de artesanatos preparados por empreendedores locais. A iniciativa não apenas incentivou a geração de renda, como também valorizou o trabalho de quem transforma criatividade em oportunidade de negócio.

A feira, somada às oficinas e demais serviços do Governo Presente, reforçou o caráter multidisciplinar do programa, que busca integrar saúde, educação, Cidadania e cultura em um mesmo espaço.

O post Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’
Próximo artigo Governador Wilson Lima investe mais de R$ 3,2 milhões no setor primário e beneficia famílias de Carauari com entregas sociais

Mais notícias desta categoria

CIF: Corpo de Bombeiros multa e notifica bar que funcionava sem documentação no Vieiralves

2 horas atrás

Operação Impacto reforça segurança no Centro de Manaus também aos fins de semana

2 horas atrás

Ipaam realiza ação de regularização para criadores de abelhas sem ferrão em Parintins

2 horas atrás

Bastidores do Festival Amazonas de Ópera movimentam cadeia produtiva e impulsionam economia criativa no estado

2 horas atrás

Moradores da zona sul ganham Centro Social Chapéu de Zinco reformado e mais acesso a esporte e lazer

2 horas atrás

Dia dos Povos Originários: Governo do Amazonas garante direitos e dignidade aos 64 povos indígenas do estado

2 horas atrás

Parto raro de trigêmeos é realizado com sucesso na maternidade Ana Braga

2 horas atrás

Governador interino Roberto Cidade reforça ações de esporte e lazer com entrega do Centro Social Chapéu de Zinco, na Betânia

20 horas atrás

Malária: FVS-RCP apresenta TELEMAL+ e amplia caminho para atendimento especializado no interior do estado

22 horas atrás

Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante feriado de Tiradentes

22 horas atrás

Reconhecimento Nacional: FVS-RCP conquista 1º lugar na ExpoEpi com experiência inovadora em vigilância comunitária

23 horas atrás

Bê-á-bá Digital: FUnATI lança projeto de letramento digital voltado a pessoas idosas

23 horas atrás
Governo do Amazonas lança o 27º Festival Amazonas de Ópera no Teatro Amazonas
‘Mega Castração Amazonas’ recebe reconhecimento nacional de maior número de castrações de animais realizadas em um único local em 8 horas
Sema Amazonas e Banco alemão KfW visitam bases da Operação Tamoiotatá em Apuí
Em São Sebastião do Uatumã, Idam fortalece organizações rurais em comunidades do rio Jatapu
Operação Viagem Segura: Mais de 18 mil pessoas devem deixar Manaus no feriado de Tiradentes
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?