Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste
Governo do Amazonas

Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento reuniu artesãos, oficinas culturais e a Biblioteca Volante, atendendo centenas de crianças e fortalecendo a economia criativa

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa participou, no sábado (27/09), de mais uma ação do programa Governo Presente, realizado pelo Governo do Amazonas, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A iniciativa reuniu diversas secretarias e órgãos estaduais, oferecendo gratuitamente serviços de saúde, Cidadania, economia criativa, crédito, habitação, bem-estar e lazer para os moradores da comunidade.

Entre as atividades e os serviços oferecidos, a Feira de economia criativa, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, reuniu artesãos e empreendedores locais, que puderam expor e comercializar seus trabalhos. A iniciativa faz parte da proposta de valorização da cultura e geração de renda, conectando a comunidade a novas oportunidades de mercado.

A artesã Patrícia Soares destacou a importância de ter espaço para mostrar e comercializar sua produção. “É muito importante nós estarmos aqui expondo nossos materiais, expondo nosso artesanato. Tem gente que está aqui vendendo não só artesanato, mas alimentos, bonecos, laços e várias coisas. Eu trabalho com artesanato indígena, acessórios para boi, acessórios de madeira e sementes. Esse evento é essencial para podermos expandir nossas vendas e o nosso artesanato em geral”, afirmou.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Outro destaque foi o projeto Biblioteca Volante, do programa Mania de Ler, que atendeu cerca de 300 crianças ao longo do dia. A iniciativa leva livros e atividades culturais para escolas e comunidades que têm pouco acesso à leitura.

“A Biblioteca Volante é para incentivar a leitura das crianças. Em lugares mais distantes, onde não há muito acesso a livros, nós levamos a biblioteca para aproximar esse universo das crianças. É uma ação do governo para estimular a leitura, seja na zona leste, na zona norte ou em áreas mais longínquas. Além disso, temos o MovCeu, que é uma van tecnológica com óculos de realidade virtual, e os fanzines, feitos para crianças maiores em sala de aula”, explicou a voluntária do projeto Anny Karoliny.

Ainda no espaço da Biblioteca Volante, as crianças também se divertiram com apresentações de palhaços, pinturas faciais e desenhos para colorir, atividades que transformaram o ambiente em um lugar lúdico e interativo. A iniciativa encantou pais e filhos.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“Eu trouxe minha filha e ela aproveitou bastante. Achei muito legal porque, além da leitura, eles tiveram um momento de brincar e aprender juntos. É uma oportunidade que a gente não encontra sempre no bairro, então fiquei muito feliz de participar”, destacou Iranilza de Oliveira, mãe de uma das crianças atendidas.

A Feira de economia criativa também movimentou a comunidade com a diversidade de produtos à venda. Os visitantes encontraram desde laços e acessórios infantis até óleos essenciais, comidas regionais e uma variedade de artesanatos preparados por empreendedores locais. A iniciativa não apenas incentivou a geração de renda, como também valorizou o trabalho de quem transforma criatividade em oportunidade de negócio.

A feira, somada às oficinas e demais serviços do Governo Presente, reforçou o caráter multidisciplinar do programa, que busca integrar saúde, educação, Cidadania e cultura em um mesmo espaço.

O post Feira de Economia Criativa movimenta comunidade durante a 23ª edição do Programa Governo Presente na zona leste apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’
Próximo artigo Governador Wilson Lima investe mais de R$ 3,2 milhões no setor primário e beneficia famílias de Carauari com entregas sociais

Mais notícias desta categoria

SSP-AM destaca avanços na redução da criminalidade durante o 40º Ciclo de Gestão para Desempenho

12 minutos atrás

Defesa Civil do Amazonas apresenta projetos de tecnologia para o serviço público na Câmara Municipal de Manaus

41 minutos atrás

Programa Ipaam Itinerante alcança 366 pessoas em Manaquiri com serviços e ações educativas

1 hora atrás

Polícia Civil divulga imagens de dois homens e uma adolescente que desapareceram em Manaus

1 hora atrás

Com apoio da Fapeam, simpósio de ciência e tecnologia é realizado em escola de Manaus

2 horas atrás

‘Dia D’ de Multivacinação: Saúde mobiliza a população do Amazonas para este sábado

2 horas atrás

Amazonas registra segundo maior crescimento do país no setor turístico

2 horas atrás

Afeam conquista 1º lugar nacional em responsabilidade socioambiental entre instituições de fomento

3 horas atrás

Sine Amazonas divulga 247 vagas de emprego para esta sexta-feira

3 horas atrás

Prazo para envio de documentos dos editais remanescentes da PNAB encerra nesta sexta-feira

4 horas atrás

Amazonastur leva ação integrada de ordenamento turístico para o Alto Solimões

5 horas atrás

Polícia Civil alerta população sobre medidas preventivas contra golpes virtuais com links e arquivos em ZIP

5 horas atrás
Novas políticas em discussão: Seas abre 15ª Conferência Estadual de Assistência Social
“Uma História Mágica”: Alunos do Liceu apresentam espetáculo gratuito inspirado em Mozart no Teatro Amazonas
FVS-RCP capacita profissionais para atuação em casos de intoxicação por metanol
Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado conclui a modernização da iluminação pública em Nova Olinda do Norte
Exposição “Sankofa” marca reabertura da Galeria do Largo com celebração à moda e ancestralidade afro-amazônica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?