Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FEI solicita regularização de energia e tarifa social para a comunidade Nações Indígenas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > FEI solicita regularização de energia e tarifa social para a comunidade Nações Indígenas
Gestão Estadual

FEI solicita regularização de energia e tarifa social para a comunidade Nações Indígenas

5 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos
Reunião para tratar da regularização da distribuição de energia elétrica e da Tarifa Social. FOTO: Denison Alves-FEI

O diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Edivaldo Munduruku, ao lado dos caciques Sebastião Kokama e Jair Miranhã, esteve na manhã da última quarta-feira (16/09) na sede da Amazonas Energia, para tratar da regularização da distribuição de energia elétrica e da Tarifa Social na comunidade Nações Indígenas, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

“Estivemos conversando com o representante da companhia de energia, que prontamente se colocou à disposição para regularizar a situação dos parentes que vivem na comunidade Nações Indígenas, bem como a solicitação da tarifa social para as famílias que são de baixa renda”, comentou o diretor-presidente da FEI, que se reuniu com o diretor de Clientes da Amazonas Energia, Marcelo de Lima.

De acordo com a Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010, e o decreto nº 7.583, de 13 de outubro de 2011, que regulamentam esse benefício, a tarifa social, caracterizada por descontos incidentes sobre a tarifa aplicável à classe residencial das distribuidoras de energia elétrica, será calculada de modo cumulativo, e todos os consumidores de energia com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e que estejam incluídas no cadastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) serão beneficiários.

“Saímos desta reunião confiantes e esperançosos pela regularização dessa situação, e com o apoio da Fundação, através do parente Xinanã, esperamos que nosso povo possa ter o seu abastecimento de energia legalizado e com a tarifa social. Não queremos nada de graça, mas também poder contribuir com o governo através dos nossos impostos”, finalizou o cacique da comunidade, Jair Miranhã.

Formada em abril de 2011, por 13 etnias, entre elas Miranhã, Kokama, Mura, Munduruku, Kambeba, Pira-Tapuya, a comunidade Nações Indígenas conta atualmente com 362 famílias, somando aproximadamente 3 mil pessoas, todos trabalhadores informais, em situação de vulnerabilidade social.

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sistema prisional recebe visita dos cônsules da Colômbia e Japão
Próximo artigo Serviços gráficos da Imprensa Oficial do Amazonas marcam presença no evento de retomada da atividade turística no AM

Mais notícias desta categoria

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

2 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

4 horas atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

5 horas atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

7 horas atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

18 horas atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

1 dia atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

1 dia atrás

Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença

1 dia atrás

Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória

1 dia atrás

táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações

2 dias atrás

Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal

2 dias atrás

Reabilitação facial gratuita: Transformando vidas na UEA

2 dias atrás
Procon nas Escolas – Aprendizado essencial para jovens
Plano Municipal de Segurança Viária: Avanços em Manaus
Sedecti e Fapeam: Inovação no Amazonas
Manaus lidera ranking nacional de cobertura vacinal
transporte legal – Ação da Prefeitura de Manaus na zona Norte
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?