Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FEI avalia projeto de turismo em comunidades indígenas de Manacapuru e Iranduba
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > FEI avalia projeto de turismo em comunidades indígenas de Manacapuru e Iranduba
Gestão Estadual

FEI avalia projeto de turismo em comunidades indígenas de Manacapuru e Iranduba

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Equipe da FEI realizando visita técnica em comunidades indígenas. FOTO Denison Alves/FEI

A Fundação Estadual do Índio (FEI), responsável pela política de etnodesenvolvimento, por meio de seu Departamento Indígena de Desenvolvimento Sustentável (DDS), realizou na tarde da segunda-feira (14/09) uma visita técnica em duas comunidades indígenas, para verificar a infraestrutura para composição de um possível projeto de turismo indígena. As comunidades estão localizadas às margens da rodovia AM-070, nos Km 36 e 47, entre Manacapuru e Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.

“O turismo comunitário indígena já vem sendo explorado em nosso estado e em outras regiões. Com o levantamento feito por nossa equipe técnica nessas comunidades, iremos contribuir na articulação das melhorias na infraestrutura, para que essa atividade volte e continue como alternativa de geração de renda para as comunidades e, é claro, seguindo o protocolo das autoridades sanitárias visando garantir a saúde dos parentes”, pontuou o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku.

Diante do risco de novas contaminações em todo o país, o Governo do Amazonas tomou medidas protocolares para evitar o contato com comunidades ribeirinhas e indígenas, entre elas a suspensão de atividades relacionadas aos segmentos de ecoturismo, etnoturismo e turismo de pesca realizadas em ambientes naturais, o que levou a uma queda no rendimento financeiro de algumas comunidades.

As aldeias Tururukari-Uka, da etnia Kambéba, no Km 47 da AM-070, em Manacapuru, e Sahu-Apé, da etnia Sateré-Mawé, no Km 36 da rodovia, em Iranduba, são comunidades que dispõem de boa infraestrutura, como escolinhas indígenas (com aulas remotas), energia elétrica, sinal de internet, água encanada (poço artesiano) e fossa biodigestora.

A principal fonte de renda de ambas as comunidades é a venda de chás de plantas medicinais (garrafadas), artesanato, apresentações de rituais, farmácia (tradicional com rituais de pajelança em local sagrado) e perfumaria (fermentação artesanal de essências nativas). Com a pandemia, atualmente sobrevivem com o mínimo que produzem.

O cacique Francisco Uruma, da aldeia Tururukari-Uka, avaliou a visita da equipe como positiva. “Com a visita da equipe da FEI, a nossa perspectiva é que a vida vai mudar muito daqui para a frente. Esperamos contar com esse apoio no desenvolvimento do turismo etnocomunitario”, afirmou o cacique, para quem a iniciativa deve fortalecer ainda mais a cultura indígena. “É um projeto que vai alavancar nossa economia”.

“Queremos oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Sei que com a pandemia muita coisa deixou de ser feita. Queremos levar o nosso trabalho adiante. Hoje conseguimos nos manter através da medicina tradicional, pajelança, perfume, xarope e garrafada, é o que tem gerando renda para nós”, complementou o pajé da aldeia Sahu-Apé, Sahu Sateré.

Tags:Governo do AmazonasIrandubaManacapuruManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais discute salvaguardas socioambientais no AM
Próximo artigo Wilson Lima discute política do gás natural com ministro de Minas e Energia

Mais notícias desta categoria

Amazonas avança na pecuária sustentável

3 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

3 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

3 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

3 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

3 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

4 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

4 dias atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

4 dias atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

4 dias atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

4 dias atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

5 dias atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

5 dias atrás
Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo
Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos
FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade
Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade
Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?