Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Febre aftosa: Notificação da vacinação entra em contagem regressiva no Amazonas, alerta Adaf
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Febre aftosa: Notificação da vacinação entra em contagem regressiva no Amazonas, alerta Adaf
Gestão EstadualPolítica

Febre aftosa: Notificação da vacinação entra em contagem regressiva no Amazonas, alerta Adaf

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Comunicação deve ser feita até dia 15 de maio de forma presencial ou via atendimento remoto

FOTO: Divulgação/Adaf

A notificação da vacinação da Febre Aftosa (FA) está em contagem regressiva, no Amazonas. A contar desta terça-feira (07/05), os produtores têm oito dias, até 15 de maio, para comunicar a realização do procedimento de forma presencial em um dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) ou por meio do atendimento remoto da autarquia no número (92) 99238-5568.

Criadores de bovinos e bubalinos de 49 municípios onde a vacinação ainda é obrigatória devem fazer a notificação, medida que configura a última etapa prevista em portaria do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa) para que o Amazonas e outros 16 Estados e o Distrito Federal sejam reconhecidos nacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

A vacinação contra a febre aftosa é uma das diretrizes do Programa Nacional para Vigilância da Febre Aftosa (Pnefa), do Mapa. A suspensão da imunização sempre esteve entre as metas do Governo do Amazonas, por meio da Adaf. O título expande a comercialização da carne amazonense para outros mercados e fomenta a economia nacional.

O produtor que não cumprir a notificação põe em risco a sanidade do seu rebanho, e está sujeito a multas de R$ 40 por animal, mais R$ 300 por propriedade.

A última campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa aconteceu de 15 de março a 30 de abril e contempla os municípios de: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará, Urucurituba, Barcelos, Carauari, Juruá, NOVO Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e parte de Tapauá.

A febre aftosa é uma doença que prejudica produtores, empresários e famílias rurais, causando a perda da produção, o sacrifício compulsório de animais e a interdição de propriedades.

O post Febre aftosa: Notificação da vacinação entra em contagem regressiva no Amazonas, alerta Adaf apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:AlvarãesAmaturáAnamãAnoriAtalaia do NorteAutazesBarcelosBarreirinhaBenjamin ConstantBeruriBoa Vista do RamosBorbaCaapirangaCarauariCareiroCareiro da VárzeaCoariCodajásEstado do AmazonasFonte BoaGoverno do AmazonasIrandubaItacoatiaraItapirangaJapurá
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Presidente da Aleam, Roberto Cidade coloca sede do Legislativo Estadual como posto de coleta de água potável para o Rio Grande do Sul
Próximo artigo Vara Única da Comarca de Carauari realiza mutirão de audiências de conciliação com 100 processos da área de Família em pauta

Mais notícias desta categoria

Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias

11 horas atrás

Cuia de Sabores: Transformando a Alimentação Infantil

13 horas atrás

Detran-AM promove conscientização no Ponta Negra

16 horas atrás

Dia da Malária: Inovações e desafios no controle

16 horas atrás

Governador Wilson Lima: Combate ao Desmatamento Urgente

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus reordenar terminais de ônibus

1 dia atrás

Escola da zona rural brilha na competição Steam 2025

2 dias atrás

Transporte escolar irregular – Segurança em Manaus

2 dias atrás

Aulão na Rede: Enem 2025 prepara mais de 2 mil alunos

2 dias atrás

Microrregião de Saneamento Básico: Avanços e Iniciativas

2 dias atrás

Ecobarreiras – David Almeida na COP 30

2 dias atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas: Serviços Incríveis

3 dias atrás
Veículos pesados – Fiscalização eficaz em Manaus
Governo Presente: 25ª edição e 7,6 mil atendimentos
JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam
Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde
Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?