Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Febre aftosa: Adaf prorroga vacinação e notificação nos 41 municípios até 31 de outubro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Febre aftosa: Adaf prorroga vacinação e notificação nos 41 municípios até 31 de outubro
EstadosGestão EstadualSaúde

Febre aftosa: Adaf prorroga vacinação e notificação nos 41 municípios até 31 de outubro

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Tópicos da matéria
PedidoCompraEstratégiaDoença

Extensão de prazo atende a pedido da Faea, e leva em consideração isolamento de municípios após queda de pontes

ARTE: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está prorrogando, até o dia 31 de outubro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa (FA), nos 41 municípios do Amazonas onde a estratégia ainda é obrigatória.

A medida, que depende de autorização do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), atende a pedido da Federação da agricultura e pecuária do Estado do Amazonas (Faea), em face do isolamento de quatro municípios contemplados na campanha, após o desabamento das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, na rodovia federal BR-319.

Previstas para encerrar na sexta-feira (14/10), a imunização de bovídeos de até 24 meses e a notificação do procedimento poderão ser realizadas pelos produtores até o último dia deste mês em Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Nesta etapa da campanha, a expectativa é alcançar 230 mil animais, número que, conforme dados parciais da Gerência de Defesa Animal (GDA) da Adaf, está 68,2% superado.

A Adaf orienta que, além de imunizar o rebanho, os produtores priorizem a comunicação da vacinação junto a um dos escritórios da autarquia ou por meio do atendimento remoto da Adaf, no telefone (92) 99238-5568. O procedimento, também obrigatório, já foi realizado por mais de 49% dos 10,9 mil produtores envolvidos nesta fase da campanha.

Pedido

  • FOTOS: Divulgação/Adaf e Joubert Lima/Adaf
  • FOTOS: Divulgação/Adaf e Joubert Lima/Adaf

O pedido de prorrogação do prazo de vacinação foi encaminhado pela Faea à Adaf na sexta-feira (14/10), motivado pelo isolamento dos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Manaquiri e Careiro Castanho após os desabamentos de duas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, na rodovia federal BR-319.

Além da postergação da data, a Federação solicitou ainda que a autarquia dispense, excepcionalmente, a aplicação de multas ou penalidades aos pecuaristas nesta campanha. O motivo seria a falta de oferta regular de vacinas nas revendas agropecuárias privadas.

Compra

Os imunizantes podem ser adquiridos junto às casas agropecuárias particulares registradas junto à Adaf, ou nos municípios onde não existam revendas autorizadas, junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Estratégia

A vacinação de bovídeos contra a febre aftosa é obrigatória e consiste em uma das estratégias do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), para garantir o status desses municípios como zona livre de febre aftosa com vacinação.

Além de essencial para garantir a sanidade do rebanho do estado, a medida assegura a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos amazonenses.

Doença

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus de RNA da família Picornaviridae e do gênero Apthovirus, altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos. A transmissão acontece principalmente por via respiratória ou por contato direto ou indireto com animais infectados.

O post Febre aftosa: Adaf prorroga vacinação e notificação nos 41 municípios até 31 de outubro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AlvarãesAmaturáAnamãAnoriAtalaia do NorteAutazesBarreirinhaBenjamin ConstantBeruriBoa Vista do RamosBorbaCaapirangaCareiroCareiro da VárzeaCoariCodajásEstado do AmazonasFonte BoaIrandubaItacoatiaraItapirangaJapuráJutaíManacapuruManaquirimanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Manaus 353 anos: mostra no Largo de São Sebastião revela cidade pelas lentes de fotógrafos premiados
Próximo artigo Polícia Militar detém três homens envolvidos em roubos cometidos na zona leste

Mais notícias desta categoria

Alfashow Sadeam 2025 – A Educação Lúdica em Foco

3 horas atrás

Feira Mística de Manaus – Celebre a Espiritualidade

4 horas atrás

Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis

18 horas atrás

Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais

1 dia atrás

Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30

1 dia atrás

Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins

1 dia atrás

SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025

1 dia atrás

Boi Manaus – Celebração Cultural Imperdível na Capital

2 dias atrás

Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT

5 dias atrás

Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica

5 dias atrás

Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública

5 dias atrás

Kart: A oportunidade esportiva no Amazonas

6 dias atrás
Pop Rua Jud AM: Cidadania e Cuidado em Manaus
Circuito da Mulher – Ações da Prefeitura de Manaus
Projeto de Niemeyer: Transformação em Encontro das Águas
Respeito aos idosos – Construindo uma sociedade justa
Subsídio Entrada do Meu Lar: Oportunidade de Sonho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?