Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FCecon recepciona sete novos médicos residentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > FCecon recepciona sete novos médicos residentes
Amazonas

FCecon recepciona sete novos médicos residentes

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Por Agência Amazonas

Profissionais atuarão nos serviços de Anestesiologia, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica e Radiologia e Diagnóstico por Imagem

FOTOS: Luís Mansueto/FCecon

Os serviços de Anestesiologia, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica e Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ganham reforço, nesta sexta-feira (03/03), com a chegada de sete novos médicos residentes. A solenidade de boas-vindas aconteceu no auditório Dr. João Batista Baldino, localizado no 3º andar do hospital.

Os profissionais foram aprovados no Processo Seletivo/Residência Médica 2022/2023, convênio entre as Comissões Estadual (Cermam) e da FCecon (Coreme), conforme estabelecido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para formação e capacitação de profissionais médicos. Os novos residentes permanecem no hospital por um período de até três anos.

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, que falou sobre os avanços obtidos pelo hospital durante sua gestão; e dos gestores dos serviços pelos quais os residentes terão contato ao longo do processo de formação.

Números
Unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a FCecon conta atualmente com 18 médicos residentes, que trabalham no apoio ao serviço assistencial ao paciente com câncer, além de atuar na produção acadêmica de artigos científicos. Ao todo, já passaram pelo programa 68 profissionais.

Recursos humanos
Para a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon), farmacêutica-bioquímica Kátia Luz Torres, o Programa de Residência Médica cumpre um papel importante na formação de recursos humanos, pois são médicos especialistas que servirão à sociedade amazonense em áreas da medicina que transpassam pela oncologia.

“O Programa Residência Médica promove uma melhor assistência à sociedade. Durante o processo de formação dos médicos residentes, eles fazem aprendizagem em serviço, assim aumenta a capacidade instalada de atendimento. É um papel importante que a FCecon cumpre tanto em educação quanto em assistência. Além disso, os residentes ganham em sua formação e ampliam a capacidade de atuação como médico”, salienta Kátia.

Vínculo institucional
O médico Antônio Roberto Marques Lima, residente em Anestesiologia, relata que é uma sensação muito boa voltar à FCecon, onde foi bolsista pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) em 2017. Ele pontua que durante o Paic passou boa parte do projeto realizando pesquisas, coletando dados e conversando com pacientes.

“Essa vivência proporcionou um vínculo com a instituição. Então, voltar ao hospital como residente é uma sensação muito boa. Depois de anos, o sentimento é de retorno para casa, que é um ambiente confortável, que conhecemos e com pessoas conhecidas”, frisou Antônio.

Em relação à escolha pela Anestesiologia, o novo médico residente disse que a FCecon é referência na área de oncologia, sendo realizadas na unidade cirurgias de grande porte, com procedimentos anestésicos maiores. Segundo ele, esse cenário proporciona um ambiente de aprendizagem melhor, além de pacientes que precisam de assistências diferenciadas.

Novos residentes
Iniciam o Programa de Residência na FCecon os médicos Antônio Roberto Marques Lima e Gaya Amanda Said Barbosa Lima (Anestesiologistas); Fábio Luís Duarte de Oliveira e Genildo Farias da Silva (Radiologia e Diagnóstico por Imagem); Ananda Thamara Gean Tibão e Bruna Valessa Moutinho Pereira (Cirurgiões oncológicos); e Kamilla Fernanda Oliveira da Silva Reis (Oncologia Clínica).

Tags:Estado do Amazonasmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Na calha do Alto Rio Negro, indígenas recebem ações de cidadania ofertadas pela FEI
Próximo artigo Nas últimas 24 horas, oito pessoas foram presas durante patrulhamentos realizados no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?