Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FCecon premia projetos de iniciação científica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FCecon premia projetos de iniciação científica
Governo do Amazonas

FCecon premia projetos de iniciação científica

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A entrega dos prêmios encerra a 13ª Jornada de Iniciação Científica da instituição

Foto: Graziela Silva/FCecon

Quinze pesquisas desenvolvidas no Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) edição 2023-2024, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), foram premiadas na tarde desta segunda-feira (12/08), encerrando a 13ª Jornada de Iniciação Científica da instituição.

O Paic é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a entrega dos prêmios aconteceu na tarde desta segunda-feira, no auditório da FCecon.

O Paic é realizado na Fundação Cecon há 13 anos. Para a diretora de ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres, o programa tem sido essencial no crescimento da realização de estudos na área oncológica.

Foto: Graziela Silva/FCecon

“São 13 anos de história do Paic na Fundação Cecon, que tem mostrado grandes ganhos para a instituição. O programa é uma mola propulsora da pesquisa na Fundação. Através desse programa, desenvolvemos pesquisas importantes sobre a oncologia no Amazonas”, disse Kátia Torres.

Premiação

Do total de 65 projetos da edição 2023-2024 do Paic, os primeiros cinco colocados receberam certificado de menção honrosa e troféu de acordo com a sua colocação. Os demais colocados, do 6º ao 15º, receberam certificado de menção honrosa.

Segundo a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Martins, o programa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento acadêmico e científico de estudantes de graduação, despertando a vocação científica e incentivando novos talentos em diversas áreas do conhecimento.

Foto: Graziela Silva/FCecon

“A premiação dos melhores projetos de iniciação científica é uma forma de reconhecimento do esforço e da qualidade do trabalho dos alunos. Isso serve como incentivo para que continuem investindo na carreira científica”, afirma Valquíria Martins.

A primeira colocada foi a bolsista Rebeca Amanda Rodrigues, com a pesquisa “Frequência de HPV 16 e 18 em pacientes que realizaram Exerese da Zona de Transformação (EZT)”.

A segunda colocada foi Lívia Raquel Macedo, com o estudo “Desenvolvimento de ensaio molecular para utilização de mirnas circulantes como biomarcadores de câncer colorretal na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas”.

O terceiro colocado foi Igor Samuel Gadelha, com o estudo “Perfil sérico de citocinas pró-inflamatórias em pacientes com câncer colorretal”.

Foto: Graziela Silva/FCecon

13ª Jornada

A Jornada Científica começou no dia 6 de agosto e contou com apresentação de experiências de coordenadores, casos de sucesso, palestras e minicursos, além das defesas dos projetos de pesquisa da edição 2023-2024.

O post FCecon premia projetos de iniciação científica apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em fase de conclusão das obras, Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero será entregue ainda este ano
Próximo artigo Adaf certifica nova indústria de alimentos

Mais notícias desta categoria

Hospital do Sangue amplia atendimento no Amazonas com UTI inédita na região Norte e 184 leitos

4 horas atrás

Gestores da Região Norte alinham estratégias de vigilância em saúde em reunião realizada em Manaus

5 horas atrás

Pagamento por Serviços Ambientais beneficia 252 indígenas da Gleba Uaupés com Cheque Verde em São Gabriel da Cachoeira

5 horas atrás

Sejusc inicia atendimento sem agendamento para regularização documental de migrantes no Amazonas a partir de 16/03

5 horas atrás

Governo do Amazonas divulga lista de inscritos para espaço acessível no lançamento do 59º Festival de Parintins

5 horas atrás

Reunião do Consórcio da Amazônia discute avanço do Cadastro Ambiental Rural e medidas da ADPF 743

8 horas atrás

Amazonas registra queda de 48% nos roubos de celular no primeiro bimestre deste ano com apoio do RecuperaFone

8 horas atrás

Produção de pirarucu manejado de 60 toneladas em Tapauá leva avaliação do manejo entre comunidades e Idam

8 horas atrás

Estudo do Prodeb aponta impactos das tecnologias digitais no ensino de Educação Física no Amazonas

8 horas atrás

Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues amplia atendimento hematológico no Amazonas e passa a ter 184 leitos

8 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem e pede informações sobre Orlando José Henriquez Rojas desaparecido em Manaus

9 horas atrás

TRE no PAC Cidade Leste começa a atender serviços eleitorais para emissão e regularização do título em Manaus

9 horas atrás
Vacinação contra dengue é reforçada para trabalhadores da Atenção Primária no Amazonas a partir de 16/03
Detran-AM abre visitação para leilão de 291 veículos com 53 carros e 238 motocicletas
Governo do Amazonas anuncia revitalização de espaços esportivos na Compensa e amplia projetos da Sedel
Bases Fluviais Arpão auxiliam apreensão de 197 toneladas e fortalecem segurança nas calhas dos rios do Amazonas
Detran-AM mobiliza 40 agentes para garantir segurança viária no lançamento do Festival de Parintins 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?