Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento
Governo do Amazonas

FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O usuário deve abrir um prontuário médico na unidade hospital para, então, marcar sua primeira consulta

Foto: Luís Mansueto/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realiza a abertura de cerca de 5.298 mil prontuários ao ano, atendendo aos amazonenses e pacientes que vêm de outros estados da região Norte e estrangeiros, e orienta para a abertura do prontuário e início do tratamento na unidade.

O prontuário é um documento que contém o histórico de atendimento do paciente, incluindo consultas, exames, cirurgias e outras informações, sendo necessário para iniciar o tratamento médico na unidade e, então, agendar a primeira consulta.

O primeiro passo que antecede a abertura do prontuário é passar pelo setor de Triagem, localizado no Ambulatório, o qual funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h. No local, o usuário será atendido por uma enfermeira, que irá solicitar a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de saúde (SUS) e laudo de biópsia com diagnóstico de câncer.

Primeira consulta

Após a abertura do prontuário, o usuário é encaminhado ao balcão do Serviço de atendimento médico e Estatístico (Same), no Ambulatório, para confeccionar o cartão de paciente FCecon e agendar sua primeira consulta médica na unidade.

Laudo de biópsia

Segundo a diretora técnica da FCecon, Hilka Espírito Santo, em todos os casos, é necessário ter o laudo de biópsia com diagnóstico de câncer, com algumas exceções. “A FCecon é um hospital de nível terciário e por isso não realiza a investigação se o paciente tem câncer ou não, e sim, realiza o tratamento oncológico. Este fluxo agiliza o atendimento, pois é voltado ao paciente que já possui diagnóstico”, explica.

Exceções

A exceção para abertura de prontuário sem biópsia é para tumores do sistema nervoso central, de pâncreas, de rins, de ovário, de testículo, tumores retroperitoneais, tumores de fígado com alfafetoproteína maior que 200 nanogramas por mililitro (ng/mL) e tumor de próstata com PSA igual ou maior que 200ng/ml.

Outra exceção são as neoplasias trofoblásticas – degeneração da gravidez que não segue adiante, transformando-se em um câncer que deriva da placenta –, seguindo critérios específicos.

Nos casos em que não se necessita de biópsia, o usuário deve apresentar um exame de imagem que indique a suspeita de câncer, como tomografia, ressonância ou ultrassom, o exame de alfafetoproteína para tumor de fígado, de PSA para próstata e de sangue hCG para as neoplasias trofoblásticas.

E nos casos de câncer de mama, além do laudo histopatológico, que é a biópsia confirmando a doença, é necessário apresentar o laudo de imunohistoquímica. Este é um exame complementar ao exame anatomopatológico, permitindo conclusões de diagnóstico ou estabelecimento de condutas de tratamento.

O post FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas lança edital para apoio a blocos e bandas em Manaus e no interior
Próximo artigo Balanço 2024: Detran-AM deflagra mais de 1,1 mil operações e registra mais de 90 mil irregularidades em veículos

Mais notícias desta categoria

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

13 minutos atrás

Sepror profissionaliza mais de três mil produtores rurais em cinco municípios do Amazonas

13 minutos atrás

PACs de Manaus aumentam em 61% a oferta de serviços durante Mutirão da Cidadania

13 minutos atrás

Seas dá início à capacitação do programa Bolsa Família

13 minutos atrás

Sine Amazonas divulga 382 vagas de emprego para esta quarta-feira

1 hora atrás

PC-AM alerta sobre golpe do falso advogado e orienta população a se proteger desse tipo de crime

2 horas atrás

Idam registra mais de 1,9 mil Cartões do Produtor Primário emitidos e renovados em agosto

2 horas atrás

Adaf alerta agricultores sobre o encerramento do Vazio Sanitário da Soja e início do calendário de semeadura

2 horas atrás

Espetáculo Regionalidades destaca a pluralidade artística, no Teatro Amazonas

2 horas atrás

Secretaria de Educação e Consulado do Japão firmam parceria para a construção de quadra esportiva na EE Maria Calderaro

3 horas atrás

Congresso de Saúde: Transformações em Manaus

3 horas atrás

Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025

4 horas atrás
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de quatro pessoas desaparecidas
Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia
Olhares da Amazônia 2: Exposição gratuita destaca vivências de comunidades ribeirinhas no CCPA
Apoio técnico da Seas para gestores e técnicos alcança 22 municípios do Amazonas
Forças de Segurança apresenta balanço da Operação Shamar no combate à violência contra a mulher
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?