Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento
Governo do Amazonas

FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O usuário deve abrir um prontuário médico na unidade hospital para, então, marcar sua primeira consulta

Foto: Luís Mansueto/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realiza a abertura de cerca de 5.298 mil prontuários ao ano, atendendo aos amazonenses e pacientes que vêm de outros estados da região Norte e estrangeiros, e orienta para a abertura do prontuário e início do tratamento na unidade.

O prontuário é um documento que contém o histórico de atendimento do paciente, incluindo consultas, exames, cirurgias e outras informações, sendo necessário para iniciar o tratamento médico na unidade e, então, agendar a primeira consulta.

O primeiro passo que antecede a abertura do prontuário é passar pelo setor de Triagem, localizado no Ambulatório, o qual funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h. No local, o usuário será atendido por uma enfermeira, que irá solicitar a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de saúde (SUS) e laudo de biópsia com diagnóstico de câncer.

Primeira consulta

Após a abertura do prontuário, o usuário é encaminhado ao balcão do Serviço de atendimento médico e Estatístico (Same), no Ambulatório, para confeccionar o cartão de paciente FCecon e agendar sua primeira consulta médica na unidade.

Laudo de biópsia

Segundo a diretora técnica da FCecon, Hilka Espírito Santo, em todos os casos, é necessário ter o laudo de biópsia com diagnóstico de câncer, com algumas exceções. “A FCecon é um hospital de nível terciário e por isso não realiza a investigação se o paciente tem câncer ou não, e sim, realiza o tratamento oncológico. Este fluxo agiliza o atendimento, pois é voltado ao paciente que já possui diagnóstico”, explica.

Exceções

A exceção para abertura de prontuário sem biópsia é para tumores do sistema nervoso central, de pâncreas, de rins, de ovário, de testículo, tumores retroperitoneais, tumores de fígado com alfafetoproteína maior que 200 nanogramas por mililitro (ng/mL) e tumor de próstata com PSA igual ou maior que 200ng/ml.

Outra exceção são as neoplasias trofoblásticas – degeneração da gravidez que não segue adiante, transformando-se em um câncer que deriva da placenta –, seguindo critérios específicos.

Nos casos em que não se necessita de biópsia, o usuário deve apresentar um exame de imagem que indique a suspeita de câncer, como tomografia, ressonância ou ultrassom, o exame de alfafetoproteína para tumor de fígado, de PSA para próstata e de sangue hCG para as neoplasias trofoblásticas.

E nos casos de câncer de mama, além do laudo histopatológico, que é a biópsia confirmando a doença, é necessário apresentar o laudo de imunohistoquímica. Este é um exame complementar ao exame anatomopatológico, permitindo conclusões de diagnóstico ou estabelecimento de condutas de tratamento.

O post FCecon orienta sobre abertura de prontuário para início de tratamento apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas lança edital para apoio a blocos e bandas em Manaus e no interior
Próximo artigo Balanço 2024: Detran-AM deflagra mais de 1,1 mil operações e registra mais de 90 mil irregularidades em veículos

Mais notícias desta categoria

Comitiva da SES-AM e CNJ acompanha atendimentos feitos pelo Barco Hospital São João XXIII em Anamã

3 horas atrás

Após 134 anos de atuação, Jucea dá passo decisivo para construção de sede própria

3 horas atrás

Plano ABC+ promove discussão sobre baixa emissão de carbono a seis municípios do Amazonas

3 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de jovem que desapareceu na zona norte de Manaus

5 horas atrás

Presidente Figueiredo: 83 produtores rurais recebem R$ 970 mil por preservar a floresta

5 horas atrás

Cafeicultura no Amazonas cresce mais de 340% com a introdução da variedade Robustas Amazônico

5 horas atrás

Saúde reforça orientações a gestores municipais para o enfrentamento da cheia dos rios no Amazonas

5 horas atrás

Fapeam está com inscrições abertas para o Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação

5 horas atrás

Serviço aéreo da SSP-AM resgata idosa com insuficiência respiratória em comunidade rural

6 horas atrás

Corpo de Bombeiros envia 210 militares para reforçar atuação nos municípios do interior e capital do estado

6 horas atrás

Sine Amazonas divulga 226 vagas de emprego para esta quarta-feira

6 horas atrás

IML solicita ajuda para encontrar familiares de Sebastião Roseclaudio Souza Ramos

7 horas atrás
Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas desaparecidas em locais distintos em Manaus
Amazonas vai sediar encontro de Defesas Agropecuárias para discutir Plano Brasil de Peste Suína Clássica
FCecon divulga resultado preliminar do programa de iniciação científica
Seletivas dos JEAs 2026 mobilizarão mais de 11 mil atletas no interior do Amazonas
Amazonas fortalece resposta em saúde com início da 2ª turma do EpiSUS-Fundamental
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?