Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FCecon fará eleição para eleger comissão de prevenção de acidentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > FCecon fará eleição para eleger comissão de prevenção de acidentes
Gestão Estadual

FCecon fará eleição para eleger comissão de prevenção de acidentes

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
FOTO: Laís Pompeu/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SUSAM), está com inscrições abertas para a eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) pleito 2020/2021. A formação da comissão segue Norma Regulamentadora (NR) 05, do Ministério do trabalho, e a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 63/2011, do Ministério da saúde (MS).

A Cipa de um órgão ou unidade atua na prevenção e investigação de doenças e acidentes no local de trabalho, identifica riscos, realiza ações de saúde e integridade física. O objetivo é evitar acidentes e doenças ocupacionais. O processo é organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho (SESMT) da Fundação.

“Estamos realizando este processo de forma muito séria e seguindo as normas e orientações do Ministério do trabalho e do Ministério da saúde. A comissão é muito importante para o desenvolvimento de ações de prevenção quanto a doenças e acidentes que podem acometer nossos funcionários”, afirma o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Eleição – A comissão será formada por 22 servidores estatutários, sendo 11 eleitos pelos próprios funcionários da FCecon e os demais indicados pela Direção da Fundação. Seguindo as normativas dos ministérios do trabalho e saúde, a eleição terá uma comissão formada por servidores da instituição.

Conforme o técnico em segurança do trabalho do SESMT/FCecon, Alessandro Moura, a Cipa é formada por um processo eleitoral anual, e a eleição do pleito 2020/2021 vai ocorrer entre os dias 14 e 16 de setembro, no auditório da FCecon, 3º andar. Para participar, o servidor precisa ir até a sala do SESMT, no 2º andar da Fundação, e apresentar o crachá ou outro documento de identificação funcional.

“A Cipa é importante porque é um grupo que trabalha em parceria com o SESMT da Fundação no qual ambos possam trabalhar juntos na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Estamos na fase de inscrição, em que o candidato será informado, receberá instruções e orientações para comparecer ao SESMT, para que então preencha o formulário e faça sua inscrição”, destaca Alessandro Moura.

Curso – Após a eleição, os membros da Cipa passarão por curso, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, com informações sobre investigação de acidentes, confecção de mapa de risco, conhecimentos dos riscos ambientais existentes em um local de trabalho, dentre outros.

A posse dos membros da comissão será no dia 2 de outubro.

Tags:AcidentesEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Capacitação obstetrícia é oferecida a médicos e enfermeiros da capital e interior
Próximo artigo Pioneirismo do Detran-AM com telemetria desperta interesse em órgãos de trânsito do país

Mais notícias desta categoria

Amazonas avança na pecuária sustentável

1 dia atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

1 dia atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

1 dia atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

2 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

2 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

2 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

2 dias atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

2 dias atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

3 dias atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

3 dias atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

3 dias atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

3 dias atrás
Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo
Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos
FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade
Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade
Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?