Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FCecon apresenta pesquisa na Semana de CT&I-SUS, em Brasília
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FCecon apresenta pesquisa na Semana de CT&I-SUS, em Brasília
Governo do Amazonas

FCecon apresenta pesquisa na Semana de CT&I-SUS, em Brasília

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Projeto visa disponibilizar à profissionais atuantes no SUS cursos gratuitos sobre genética do câncer nas atenções primária e secundária

FOTOS: Divulgação

O “Marco Zero” faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS, que ocorre em Brasília (DF), e iniciou na segunda-feira (02/06) e prossegue até quinta-feira (05/06). Na ocasião, a Fundação Cecon apresentará o projeto “capacitação em Oncogenética em Mama e Ovário para profissionais do SUS: REDE básica e especializada do Estado do Amazonas”.

O “Marco Zero” reúne todos os coordenadores de pesquisa para a apresentação das propostas aprovadas a uma banca composta por especialistas das áreas técnicas do MS, que contribuirão com sugestões de melhorias para aperfeiçoar os resultados esperados.

Projeto

O projeto “capacitação em Oncogenética em Mama e Ovário para profissionais do SUS” foi aprovado por meio da Chamada Pública nº 33/2024 – Genômica e saúde Pública de Precisão, tendo como coordenadora Leidiane Mendes Cacciola e vice-coordenadora Valquíria do Carmo Alves Martins, pesquisadoras da Diretoria de ensino e Pesquisa (DEP/FCecon).

saúde Pública

Segundo Valquíria Martins, a pesquisa visa disponibilizar cursos gratuitos para profissionais atuantes no SUS sobre testagem genética para detecção de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. Ela explica que mulheres com mutações nesses genes têm um risco aumentado para o câncer de mama ao longo da vida, mas não significa, obrigatoriamente, que desenvolverá a doença.

“O projeto terá uma forte atuação na parte educacional, com uma estrutura pedagógica voltada para a produção de conteúdo – videoaulas, fóruns, pdfs – para médicos, enfermeiros e bioquímicos. O objetivo, por exemplo, é capacitá-los para identificar indivíduos de alto risco para síndromes genéticas para câncer de mama e ovário no âmbito da atenção primária”, disse Martins.

Cursos

Os cursos serão disponibilizados no formato online, além de contar com encontros presenciais. Os profissionais contarão com atividades teóricas e práticas aplicadas à realidade do SUS no Amazonas.

O post FCecon apresenta pesquisa na Semana de CT&I-SUS, em Brasília apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima vistoria obras do Residencial Novo Aleixo, na zona norte de Manaus
Próximo artigo Prefeitura de Manaus promove festa junina ‘Respeito Não Tem Idade’ em alusão ao Junho Violeta

Mais notícias desta categoria

Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas

12 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável

13 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de suspeito por estupro da filha de 17 anos em Manaus

13 horas atrás

Ipaam inicia programação pelos 30 anos com lançamento do Sisrev e balanço prévio de 2025

14 horas atrás

Zona Franca de Manaus recebe anúncios de investimentos em portos, aeroportos e energia no Amazonas

14 horas atrás

Hospital João Lúcio busca localizar familiares de paciente internado transferido em 22 de novembro de 2025

14 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus para localizar seis pessoas

15 horas atrás

Natal da Vila Caminho estreia com alunos do Liceu Cláudio Santoro no Teatro Amazonas em dezembro

16 horas atrás

Sejusc realiza mobilização em Manaus para combater importunação sexual no transporte público e orientar a população

16 horas atrás

Leilão Detran-AM vai ofertar 267 veículos recuperáveis com visitação em Manaus de 03/12 a 05/12

16 horas atrás

FVS-RCP encerra 2º Encontro de Coordenadores para fortalecer Vigilância Sanitária e integração municipal no Amazonas

17 horas atrás

Detran de Portas Abertas oferece serviços de CNH e veículos em Manaus no sábado 06/12 para atendimentos sem agendamento

17 horas atrás
Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça
Canis clandestinos motivam ações da Polícia Civil e geram aumento de denúncias sobre abandono e riscos à saúde pública no Amazonas
PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região
Mostra Subjetividades Amazônidas exibe seis documentários da pós-graduação da Ufam no Cine Teatro Guarany
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?