Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam
Governo do Amazonas

Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam

11 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
FAPEAM FEIRA DE NEGOCIOS E INOVACAO FOTO MATEUS SANTOS 1 1024x683 1

O evento ocorre nos dias 3 e 4 de setembro, das 14h às 20h

FAPEAM FEIRA DE NEGOCIOS E INOVACAO FOTO MATEUS SANTOS 1 1024x683 1
Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam

FOTO: Mateus Santos /Fapeam

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, está sendo realizada a primeira edição da Feira de Negócios e Inovação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) 2024, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Durante o evento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apresenta em seu estande, ações de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A Feira iniciou nesta terça-feira (03/09) e segue até esta quarta-feira (04/09), das 14h às 20h.

A feira visa promover a conexão entre potenciais parceiros e clientes, além de ampliar a visibilidade das empresas presentes para o mercado de trabalho. O evento é destinado a empreendedores e empresários locais, startups e empresas emergentes; instituições de pesquisa e desenvolvimento; profissionais e estudantes de Tecnologia e Inovação; além do público em geral.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, afirmou que a participação da Fundação na Feira é de total importância, visto que é uma oportunidade de conhecer projetos apoiados por outras secretarias e apresentar também alguns projetos apoiados pela Fapeam.

“Todos os projetos convergem para a inovação, para a sustentabilidade, para a expansão de negócios, para buscarem visibilidade daquilo que é feito, tudo financiado pelo Governo do Estado do Amazonas. Então é um momento em que a gente está aqui, congregando e mostrando que um complementa o outro”, enfatiza.

Jovens talentos

Entre os projetos apresentados está o portal de emprego “Trilha do Aprendiz”, amparado pelo Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha 2), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ele é voltado para o jovem aprendiz e para as empresas, visando despertar os interesses e as habilidades desse público, através de métodos de treinamento e socialização, aliados a educação e entretenimento.

O coordenador do projeto e especialista em Logística Internacional em Comércio Exterior, Erick de Araújo Mattos, afirmou que o “Trilha do Aprendiz” impacta a sociedade ao promover a inclusão social e o desenvolvimento profissional de jovens de baixa renda, especialmente aqueles que enfrentam o analfabetismo funcional.

“Nossa iniciativa é fundamental para reduzir o desemprego juvenil, especialmente no Amazonas. Conectamos esses aprendizes com empresas, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Também promovemos a inclusão social ao oferecer oportunidades para grupos como pessoas com deficiência”, frisou ele.

Além disso, o projeto apresentou para o público presente no estande outras soluções inovadoras: a inteligência artificial LEIA e o Jogo APZ Seleção, direcionado a um público mais amplo, reforçando o compromisso com a inclusão social e com o desenvolvimento profissional dos jovens.

FAPEAM FEIRA DE NEGOCIOS E INOVACAO FOTO MATEUS SANTOS 3 1 1024x683 1
Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam

FOTO: Mateus Santos /Fapeam

Guaraná

Trazer um novo conceito para o consumo do guaraná (Paullinia cupana) é o principal objetivo do projeto intitulado “Identificação e Implementação do padrão de guaraná premium”, amparado pelo Programa Inova Amazônia Módulo Tração, celebrado pela Fapeam, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que utiliza insumos diretamente de Maués (distante 276 quilômetros da capital), e visa mapear as variáveis do guaraná, a fim de obter o melhor resultado em propriedades energéticas.

O coordenador da pesquisa, Aldemir Gomes de Almeida Filho, reforça que a Mawê Produtos da Amazônia promove o desenvolvimento sustentável na região amazônica, gerando renda para comunidades locais e pequenos agricultores que dependem do cultivo de produtos nativos. Além de criar produtos naturais com alto valor agregado, contribuindo para a preservação da biodiversidade e a valorização cultural, o que fortalece a economia local e incentiva as práticas de mercado justo.

“Esperamos fortalecer nossa rede de contatos, estabelecer parcerias estratégicas e expandir nossa presença no mercado. A feira também nos permitirá apresentar nossos produtos para um público mais amplo, aumentar a visibilidade da nossa marca e demonstrar o impacto positivo que estamos gerando na Amazônia”, afirmou Aldemir Gomes.

Centelha 2

O Programa Centelha 2 estimula o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoia por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.

Inova Amazônia – Módulo Tração

O Programa Inova Amazônia Módulo Tração é destinado a fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

FAPEAM FEIRA DE NEGOCIOS E INOVACAO FOTO MATEUS SANTOS 2 1024x683 1
Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam

FOTO: Mateus Santos /Fapeam

Sobre a Feira

A Feira de Negócios e Inovação é um evento em alusão aos 25 anos da Afeam, destinada ao público em geral, visando promover não só um ambiente de negócios, acesso ao crédito, expositores de clientes e parceiros técnicos em diversos segmentos do agronegócio, indústria, comércio e serviços, mas também atividades voltadas para o turismo e espaço gastronômico, além das feiras: de artesanato, dos povos indígenas e produtos regionais.

O post Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEmpreendedorismoEstado do AmazonasGoverno do Amazonasinteligência artificialManausMaués
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas prende quatro homens e apreende adolescente por envolvimento com tráfico de drogas
Próximo artigo Design sem nome 2024 04 30T123157.855 9c1a7

Mais notícias desta categoria

UGPE GOVERNO AVANC807 A NA SOLUC807 A771 O DE MORADIA PARA FAMI769 LIAS DO MONTE HOREBE FOTO TIAGO CORREA UGPE 06 1024x683 1

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

3 horas atrás
UGPE RESERVATO769 RIOS PROSAI AO CENTRO SECRETARIO MARCELLUS CAMPELO E O GOVERNADOR WILSON LIMA FOTO TIAGO CORREA UGPE02 1024x682 1

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

3 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 145900 1024x682 1

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

4 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 154254 2 1024x682 1

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

4 horas atrás
PCAM GILMARA LIMA DA SILVA FOTO DIVULGACAO 1024x958 1

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

5 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 133711 1024x719 1

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

6 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 132543 1024x768 1

Subvenção Econômica: ADS realiza ação itinerante no interior para credenciamento de juticultores e malveiro

6 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 125601 1 1024x768 1

Em Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane

6 horas atrás
SEDEL Arena da Amazonia Recebe Jogo das Estrelas FOTO Divulgacao Sedel 1024x576 1

Arena da Amazônia recebe evento com nomes históricos do futebol brasileiro

6 horas atrás
Cultura SEA Solista Dan Stumo Solista Anne Jezini Maestro Marcelo de Jesus Solista Dudu Brasil Solista Agenor Vasconcelos foto Divulgacao 2 1024x845 1

‘Amassunu’ transforma o Teatro Amazonas em rio de sons da floresta e da cultura amazônica

6 horas atrás
CBMAM ARQUIVO CBMAM 3 1024x473 1

Corpo de Bombeiros do Amazonas publica norma técnica com requisitos de segurança para estações de carregamento de veículos elétricos

6 horas atrás
SES AM 1 Secretaria da SES AM Nayara Maksoud foto Evandro Seixas SES AM 1024x652 1

Saúde AM Digital: Destaques do Encontro Estratégico do SUS

8 horas atrás

Limpa Crédito: Afeam intensifica ações de liquidação e renegociação em Itapiranga, Silves, Jutaí e Fonte Boa

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?