Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fapeam apresenta bioprodutos amazônicos no último dia da ExpoAmazônia BIO&TIC
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fapeam apresenta bioprodutos amazônicos no último dia da ExpoAmazônia BIO&TIC
Governo do Amazonas

Fapeam apresenta bioprodutos amazônicos no último dia da ExpoAmazônia BIO&TIC

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

No último dia do evento, o público conheceu mais dois projetos apoiados pela Fundação

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Ao longo dos três dias de programação, o público pôde conhecer cinco dos projetos apoiados pela Fapeam. A feira recebeu centenas de pessoas no evento realizado no Studio 5 Shopping e Convenções, localizado no Distrito Industrial I.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Plantas Alimentícias Não Convencionais

No estande da Fapeam, o público conheceu a pesquisa “Salada Panc: uma alternativa alimentar nutritiva e de baixo custo”, coordenada pela professora do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), campus Manaus Centro, Jaqueline de Araújo Bezerra.

A pesquisa desenvolvida no Programa Kunhã – CT&I no Amazonas, Edital nº 008/2022, criou um suplemento em pó nutritivo à base de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) com propriedades antioxidantes e prebióticas, a partir de folhagem fresca ou cozida como o ora-pro-nobis (Pereskia bleo), caapeba (Piper peltatum), flores de P. bleo, o vegetal pepininho (Melothria pendula), os frutos de caferana (Bunchosia armeniaca) e, como tempero, as folhas de cipó-alho (Mansoa alliacea).

Para Jaqueline, a participação no estande da Fapeam é importante para a divulgação do projeto e conhecimento da Panc. “É importante a divulgação do projeto que está em andamento com novos dados. Esperamos que mais pessoas conheçam o projeto e gostem da ideia de alimentos alternativos”, comentou.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Durante o evento, o público pôde ver de perto um protótipo da formulação desidratada da salada Panc, que foi definida por uma nutricionista a partir dos resultados obtidos de composição centesimal e mineral para fazer parte de uma alimentação balanceada, além de banners com dados da pesquisa.

“Como o projeto está em andamento ainda estamos adquirindo os resultados de química, citotoxicidade e propriedades prebióticas para contribuir com a publicação”, comentou Jaqueline.

A pesquisadora destacou que é seu segundo ano participando do estande da Fapeam no ExpoAmazônia BIO&TIC, e que tanto no evento anterior, quanto no atual, o público gostou de experimentar o produto. Jaqueline revelou ainda que após a finalização dos resultados irá promover uma degustação da Salada Panc.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Macarrões amazônicos

Outro projeto apresentado ao público foi a “Fabricação de macarrões amazônicos veganos e sem glúten”, desenvolvido pela startup Pastificio Baré, sob a coordenação do empreendedor Júlio Sá. O estudo é resultado do Programa Inova Amazônia – Módulo Tração, edital Nº 001/2023.

A linha de produtos inclui macarrões criados a partir de açaí, tucumã e pupunha. Como parte da linha de produtos tradicionais estão os de carvão vegetal, espinafre/couve, beterraba, integral de chia, pesto amazônico de jambu e pesto de pimentas amazônicas.

ExpoAmazônia BIO &TIC

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fapeam participa da ExpoAmazônia BIO&TIC – cujo objetivo é discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e Digitais da região Amazônica – apresentando as ações e pesquisas desenvolvidas com fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação.

Além dos projetos de pesquisa apoiados pela instituição, foram apresentados investimentos realizados para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como as oportunidades para pesquisadores do Amazonas, oferecidas por meio dos editais da Fundação.

O post Fapeam apresenta bioprodutos amazônicos no último dia da ExpoAmazônia BIO&TIC apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Para impulsionar modernização, MPAM discute com a Suframa apoio para projetos de inovação do iMPacta Lab
Próximo artigo Raiva dos herbívoros: Mesa-redonda da Adaf aponta importância da integração entre as instituições

Mais notícias desta categoria

Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais

6 horas atrás

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas aborda toxinas produzidas por fungos em alimentos

8 horas atrás

IML procura por familiares de Mario José Cordeiro, nascido em Pernambuco, que morreu em Manaus

10 horas atrás

RecuperaFone: Restituição de aparelhos celulares encerra na quarta-feira, alerta SSP-AM

10 horas atrás

Estão abertas as inscrições para o seminário sobre humanização no cuidado de crianças e adolescentes, em Coari

10 horas atrás

Festival DELAS celebra a força feminina nas artes cênicas e aéreas no Teatro da Instalação

10 horas atrás

Biblioteca Pública do Amazonas recebe exemplar completo da Bíblia em Braille em cerimônia aberta ao público

11 horas atrás

Fiscalização integrada apreende 4,5 toneladas de pescado ilegal na RDS Piagaçu-Purus

11 horas atrás

Ipaam contabiliza 283 criadores de abelhas sem ferrão no Amazonas e reforça incentivo à atividade sustentável

11 horas atrás

Líder na região norte, Amazonas é o 6° estado que mais apreende drogas no país

12 horas atrás

Esporte é inclusão: Sejusc realiza Torneio da Diversidade LGBTQIA+ em Manaus

12 horas atrás

PC-AM divulga imagem de suspeito de estupro contra duas universitárias no bairro Coroado

12 horas atrás
IML busca por familiares de Walker de Assis Oliveira, que faleceu em Manaus
Idam promove regularização de agricultores familiares em Japurá
No Palácio Rio Negro, Gala Advanced II celebra 20 anos de excelência técnica do Ballet Álvaro Gonçalves
Treinamento do Corpo de Bombeiros simula vazamento de produto químico e desabamento parcial de prédio no Centro
Estudante do Cetam representa o Amazonas em concurso nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?