Recém-formados são egressos dos cursos de Letras – Língua e Literatura Espanhola; Letras – Língua e Literatura Francesa; Letras – Língua e Literatura Inglesa; Letras – Língua e Literatura Japonesa; Letras – LIBRAS e Letras – Língua e Literatura Portuguesa
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) outorgou grau, na noite desta terça-feira, 5, a 54 formandos da Faculdade de Letras (FLET). A solenidade foi presidida pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto que, durante pronunciamento, destacou que os recém-formados são o maior patrimônio da Ufam.
“Senhores e senhoras formandas, vocês são o maior patrimônio da nossa Universidade. A oradora das turmas trouxe, em seu discurso, três palavras maravilhosas que refletem esse momento dos formandos: felicidade, sucesso e emoção e nós vimos tudo isso em cada um que subiu neste palco com seus pares, mostrando para a nossa sociedade a importância que deram para o curso que concluíram e isso me deixa muito feliz. O paraninfo orador trouxe a palavra responsabilidade e o que me chamou a atenção foi quando falou sobre reflexão sobre a vida e ter esperança, o que tocou o coração de todos nós neste auditório, porque a esperança nunca morre; o nosso cônsul do Japão refletiu sobre a importância da Universidade pública para a sociedade, em um país com expressivas diferenças sociais e, principalmente, regionais, a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada é a oportunidade para os que sofrem com a sociovulnerabilidade e, na região Norte, isso é muito mais forte, de fazer um curso de nível superior. O diretor da Flet falou sobre a importância de agradecer e demonstrou que não se faz um curso só com sala de aula, demonstrou a importância de todos os professores, técnicos e colaboradores terceirizados no processo de construção do saber. O que tenho a dizer a vocês é que continuem seguindo com ética, amazonizem o mundo, pois vocês são capazes. Sucesso a todos!”, discursou.
Pensamento crítico
O diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Rosas, ressaltou que os licenciados em Letras são profissionais indispensáveis para a construção de uma postura emancipatória da Amazônia. “Os profissionais de Letras trabalham com textos, com as linguagens, com processos de construção de sentido, com a construção de significado e com o pensamento crítico e o contexto amazônico é desafiador para o pensamento crítico. É preciso que analisemos se o modelo de desenvolvimento adotado atualmente é o melhor, porque quando olhamos experiências passadas, todos os modelos de desenvolvimento extrativistas na Amazônia foram perniciosos, letais para os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos. E o que isso tem a ver com os profissionais de Letras? Os textos debatidos em sala de aula são selecionados por nós, professores. Penso que o profissional de Letras, ao trabalhar a questão do significado, a questão da interpretação, ao puxar esses textos para a sala de aula, promove um debate fundamental e questionador, através do ensino das linguagens, das literaturas acerca de qual o modelo de desenvolvimento da Amazônia que queremos”, explicou o gestor da FLET
Amazônia – projeção mundial
Ao destacar que participa pela quarta vez da solenidade de outorga de grau da Faculdade de Letras, o cônsul-geral do Japão, senhor Masahiro Ogino, destacou que não há ninguém no mundo que desconheça a importância da Amazônia e aconselhou os recém-formados a assumir o progresso da região com coragem. “Gostaria de transmitir minhas sinceras congratulações. Esta é a quarta vez em que participo de uma solenidade de outorga de grau da Faculdade de Letras e todas as vezes em que participo, esta cerimônia tem uma atmosfera muito agradável e um ambiente acolhedor e cheio de alegria, esperança e sorrisos. Obrigado pelo convite. Já trabalhei como diplomata em vários países, mas foi no Brasil que, pela primeira vez, pude acompanhar os formandos que estão recebendo seus diplomas. Sou pai e as matrículas nas Universidades japonesas são muito dispendiosas. Não só nas universidades privadas, mas também nas públicas, que são as universidades federais do Brasil, pois temos que pagar cerca de cinco mil dólares por ano e, com três filhos, não é fácil suportar o peso. Prezados formandos, não há ninguém no mundo que não conheça a importância da região amazônica. Vocês que estão se formando nesta prestigiada universidade, estão entre os novos líderes, responsáveis, portanto, pelo desenvolvimento desta terra. Assumam corajosamente e sigam em frente. O Japão os apoia. Temos mais de 40 empresas japonesas ativas na Zona França de Manaus. Vocês podem contar com o meu país”, discursou o diplomata.
Mesa de honra
Além das autoridades mencionadas anteriormente, também compuseram a mesa de honra a paraninfa da turma do curso de Letras – Língua e Literatura Espanhola, professora Luana Ferreira Rodrigues; o paraninfo da turma do curso de Letras – Língua e Literatura Francesa, professor Fernando Scheibe; o paraninfo da turma de Letras – Língua e Literatura Inglesa, professor Sérgio Armstrong Russo da Silva; o paraninfo da turma do curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa, professor Ernesto Atsushi Sambuichi; a paraninfa da turma do curso de Letras – LIBRAs, professora Elizandra de Lima Silva e o paraninfo da turma do curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa, professor Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque.
Grandes responsabilidades
Em nome de todos os paraninfos das turmas, o professor Gabriel Arcanjo ressaltou a responsabilidade que os recém-formados carregam. “Essas turmas carregam uma responsabilidade imensa. Esse país precisa de professores e de professoras. Ao me pronunciar como paraninfo do curso de Língua Portuguesa, falam comigo os paraninfos e paraninfas dos demais cursos da Faculdade de Letras. Para que esta fala contemplasse todas as turmas da melhor forma possível, consultei meus colegas. Recebi do professor Sérgio Armstrong uma resposta que me tocou muito e penso que sintetiza parte do sentimento de estarmos aqui hoje. Faz-se necessário lembrar ou, talvez, não esquecer, que muitos dos formandos que hoje se tornam nossos colegas de profissão defenderiam seus trabalhos de conclusão de curso em março de 2020, quando a pandemia foi declarada. Alguns perderam o rumo da vida acadêmica, pois não sabíamos quem sobreviveria àquele momento é isso nos leva a pensar em quem deveria estar aqui hoje e não está. Os desdobramentos do que vivemos ainda estão por serem devidamente compreendidos e afirmando a vontade de viver, estamos aqui, hoje, comemorando o fechamento de um ciclo acadêmico e o início de outro ciclo na vida de cada um é cada uma que se torna licenciado e licenciada em Letras. A vocês, formandos e formandas em Letras, conclamo que retornem à Ufam. Temos projetos de pesquisa, projetos de extensão, um excelente programa de pós-graduação e todas as portas da Ufam abertas para acolher aqueles que dessa casa venham a precisar. Se por um lado, o acesso às Universidades públicas é excludente, por outro, o nome que nos define encampa um desejo de abraçar o que há de mais amplo , democrático e humano: universidade pública, gratuita e de qualidade. Por fim, dirijo-me aos formandos e formandas de Língua Portuguesa. Aceitem, da parte de seus professores e professoras, dos servidores da Faculdade de Letras e de todos que aqui estão, os votos de sucesso na vida profissional e acadêmica”, discursou o paraninfo.
Reflexão sobre o processo de formação
Em nome das turmas, a oradora Poliana Vitória Mendes Menezes ressaltou o misto de sentimentos como alegria, gratidão, tristeza e saudade entre os formandos ao fim da graduação, o cotidiano acadêmico e o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ela destacou, ainda, que a vida não é feita somente de linhas de chegada, mas também da apreciação do processo. “É no processo que refletimos o quanto amadurecemos, os conhecimentos adquiridos dentro do curso, o apoio incondicional dos nossos familiares, amigos, professores e, em especial, de Deus que nos trouxe a este lugar. Várias vezes, a querida professora Sebastiana mencionava as palavras de João Guimarães Rosa: ‘Todo abismo é navegado a banquinhos de papel’, ou seja, por mais difíceis que sejam os problemas, eles podem ser superados, exatamente como fizemos até aqui. Nossas vidas estão prestes a tomar rumos diferentes, mas levaremos memórias que ficarão para sempre. Agora licenciados no curso de Letras, olhemos para o futuro com determinação, abracemos as oportunidades e tenhamos fé em nosso potencial.
Confira a lista de formandos da FLET:
FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA
LUIZA DO NASCIMENTO ALVES
ROSELINE OLIVEIRA DE MATOS
FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA
ROMULO THIAGO OLIVEIRA DE SOUSA
FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA INGLESA
ANA KAROLINE ABREU RODRIGUES
BRENDA PEREIRA DE SOUZA
BRUNA LORENA PEREIRA PRADO
CAMILLA PINHEIRO DOS SANTOS
ESTER CRISTINA RODRIGUES FERREIRA NUNES
ISABELA GUERRA DE HOLANDA LIMA
KAREN CAROLINE DOS SANTOS MORAIS
PRISCILA FONSECA MACHADO
SYLVIO NASCIMENTO BATISTA
FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA JAPONESA
ANDARA KELLEN REIS DE ALMEIDA
HUGO SEVALHO BARBOSA
JOÃO VICTOR BATISTA PEREIRA
MARIA CRISTINA VIEIRA MARQUES
NATÁLIA VITÓRIA FEITOSA ARAÚJO
NICOLAS VICTOR SODRÉ DIAS
PAULO VICTOR DE SENA MENDONCA
SUZUKO FLÓRENCE RÉGIS NAKASHITA
FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LIBRAS
ANA CAROLINE TOBIAS JORIO
FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA
ABILANE AMORIM NOBRE
ALESSANDRA MARA PINHEIRO BATISTA
ANA CAROLINA DA SILVA LOPES
ANA ISABEL SOARES DE SOUZA
ANA REGINA GUIMARÃES RAMOS
ANTONIO ORLANDO JÚNIOR
ÁSHILA RAMOS NOGUEIRA
BELLAMY CASTRO DA SILVA
BERNARDO JOSÉ GOMES RÊGO
BRUNO CEZAR ROCHA DA SILVA
DÉBORA CRISTINE SANTOS DA SILVA
EDUARDO AUGUSTO DOS SANTOS MONTEIRO
GEYSLEY LUZ DOS REIS
HAMILLY AMARAL PONTES
ÍRIS EMANUELE COSTA DE AGUIAR SILVA
ISRAEL DE LIMA LEITE
JEFFERSON ANSELMO CABRAL PIMENTA JUNIOR
JOÃO TEIXEIRA DA GAMA
JOSE FABRICIO AFFONSO FERREIRA JUNIOR
JOSIANE MEDEIROS LOPES
JUDITH FERREIRA PEDROSA
JULIANE MORAES DE MENEZES
KARINA SÁ INACIO
LARISSA CARVALHO DA SILVA
LEONARDO BARBOSA DOS ANJOS
LUCAS ALESSANDRO DOS SANTOS FERNANDES
LUCAS LIMA DE SOUZA
LUCAS SOUZA DO NASCIMENTO
MARIANA LIMA DO NASCIMENTO
MATEUS VACONCELOS NUNES
MILENA BARROS TAVARES
NAINE CARVALHO DA SILVA
PATRICIANE CARDOSO FERNANDES
POLIANA VITÓRIA MENDES MENEZES
RAQUEL FERREIRA PEREIRA
RAYSSA SOUSA FERNANDES
SABRINA GADELHA GOMES
SILVINHA ALBUQUERQUE DE LIMA
VINICIUS PETRI ZANIRATTI
VITÓRIA ZACARIAS BOCHOSCHI
WANESSA LEITE CALHEIRO
WENDELL GABRIEL SOUZA DUARTE
WILLIAM DE LIMA CABRAL
WILLIAN JHONSON DA SILVA SOARES
YASMIN NASCIMENTO DE ALMEIDA