Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Faculdade de Educação da Ufam realiza abertura do Cecampe Norte
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Faculdade de Educação da Ufam realiza abertura do Cecampe Norte
AmazonasEducação

Faculdade de Educação da Ufam realiza abertura do Cecampe Norte

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 15 de dezembro de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom    Foto: Juscelino Simões
A Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas realizou nesta quarta-feira, 14, a abertura do ‘I Seminário do Cecampe Norte no Amazonas – Resultados alcançados e perspectivas do programa’. O evento ocorre no auditório Rio Alalaú da Faced, no setor Norte, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15).
A mesa de abertura do evento contou com participação do pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Menezes, do diretor da Faculdade de Educação da Ufam, professor Claudio Gomes da Victória, da coordenadora articuladora do Amazonas, professora Silvia Cristina Conde Nogueira, coordenador do Cecampe no estado do Amazonas, professor Alexandre Cals e Sousa, do coordenador geral do Cecampe Norte, professor Afonso Welliton de Souza Nascimento, do Auditor Técnico de Controle Externo e chefe do Departamento de Auditoria em Educação do Tribunal de Contas do estado do Amazonas, Júlio Alan dos Santos Viana, e da secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), professora Maysa Girlane Amorim.
A formação pretende orientar profissionais que atuam na região Norte, a executar e planejar contas dos recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e de suas Ações Integradas, em conformidade com as legislações e sinalizando melhores práticas. As capacitações fazem parte das ações desenvolvidas pelo Cecampe Norte, que vem obtendo parcerias com as secretarias municipais e as UNDIME’s (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) da região Norte.
O diretor da Faculdade de Educação da Ufam, professor Cláudio Gomes, afirmou que o evento tem como objetivo levar formação aos municípios do Amazonas sobre os programas que são ofertados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O Cecampe Norte tem como objetivo levar formação aos municípios do interior dos programas que são ofertados pelo Fundo como: o Programa Dinheiro Direto na Escola, os programas de acesso a transporte escolar, merenda escolar, entre outros. Esses projetos levam  a formação aos municípios (aos professores, diretores, administrativos que acessam aos programas) para entenderem como funcionam os programas. Como acessar o FNDE, a partir de qual plataforma, como é feito, quais são os direitos e deveres quando o município recebe verbas do programa. Esse é o objetivo do Cecampe Norte, um projeto de formação”, destacou.
O pró-reitor de Extensão da Ufam, Almir Menezes, ressaltou a importância do evento na construção da cidadania, da solidariedade de um novo tipo e da democracia a partir da orientação para o acesso a programas educacionais. “Essa Instituição tem o prazer de recepcionar os secretários e secretárias, pesquisadores e pesquisadoras, gestores e gestoras, órgãos federais, estaduais e municipais, no evento que vai procurar mostrar ao povo brasileiro, do Estado e de toda a região Norte, o que as políticas públicas, especificamente a política pública gestionada pelo Cecampe Norte, podem potencializar no sentido de construir aquilo que eu chamo de uma solidariedade de um novo tipo e a possibilidade de humanismo renovado e de receber um Brasil como um país de todos nós. Quero parabenizar a todos pela construção do evento e dizer que o objetivo de orientar o acesso a programas de políticas públicas aos municípios é um ato democrático”, disse.
“Esse evento é uma prestação de contas à sociedade amazonense, brasileira, fruto do investimento feito no processo de capacitação dos secretários, dos agentes administrativos, que operacionalizam as políticas públicas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Transporte Escolar e o Caminho da Escola. São três programas referentes à assistência técnica e financeira da União e que em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, do Pará, e demais universidades de toda a região Norte, chegam ao momento da culminância deste projeto que é prestar contas do trabalho realizado. Aqui no Amazonas realizamos capacitações presenciais em 28 municípios. Foi desafiador, mas foi importante chegar nestes municípios e a partir disso ficou muito claro as contradições, os desafios, do que seja implementar uma política pública tão importante para o desenvolvimento da educação”, a coordenadora articuladora do Amazonas, professora Silvia Cristina Conde Nogueira.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasmancheteUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?