Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Faça Bonito nas escolas: Sejusc lança campanha de combate à exploração sexual infantojuvenil na rede estadual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Faça Bonito nas escolas: Sejusc lança campanha de combate à exploração sexual infantojuvenil na rede estadual
Governo do Amazonas

Faça Bonito nas escolas: Sejusc lança campanha de combate à exploração sexual infantojuvenil na rede estadual

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Abertura ocorreu, nesta sexta-feira (16/05), na escola Estadual Letício de Campos Dantas

FOTOS: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Aproximadamente 250 estudantes da escola Estadual Letício de Campos Dantas, na Cidade Nova, zona norte de Manaus, participaram, na manhã desta sexta-feira (16/05), da abertura oficial da campanha “Faça Bonito” na REDE estadual de ensino. Ação é uma parceria entre as secretarias de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e de educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), com o objetivo combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Solenidade contou com a presença de autoridades de ambas as pastas, além de palestra da assistente social Renata Freire e apresentações culturais dos alunos. De acordo com o psicólogo e gerente de Projetos de Política para Crianças e Adolescentes da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), Daniel Garcia, a disseminação da campanha no âmbito escolar é de extrema importância.

“A sala de aula é justamente a porta de entrada [desses casos]. Geralmente, é na sala de aula que os primeiros sinais são percebidos. Então, quando essa informação é levada de forma correta, quando há uma sensibilização em toda a REDE de proteção, a gente consegue ter atores e defensores dos direitos de crianças e adolescentes em pontos específicos, sobretudo, combatendo e enfrentando a violência sexual”, justificou Daniel.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Conforme o gerente da Sedca, a parceria com a educação se faz presente também no interior do estado. “Já estamos com essa parceria ativa. A SEJUSC está dentro das escolas realizando ações, tanto aqui na capital como nos municípios do estado do Amazonas, para toda a REDE estadual de ensino, levando informações a respeito da campanha ’Faça Bonito’, alertando, conscientizando e sensibilizando”, completou.

Até esta sexta-feira, municípios como Humaitá, Itapiranga e Parintins (distantes 590, 227 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente) já haviam recebido atividades de conscientização a respeito da campanha.

educação

Para a secretária de Estado da educação, Arlete Mendonça, o “Faça Bonito” não simboliza um momento de celebração, mas de reflexão. “A Secretaria de Estado de educação do Amazonas tem se empenhado muito em todos os aspectos, principalmente, no que diz respeito tanto nas orientações quanto nas questões preventivas, e também, quando necessário, na aplicação das sanções e penalidades, quando há essas situações com os nossos estudantes, crianças e adolescentes”, destacou.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“A SEJUSC é muito parceira e tem estado conosco em todos os momentos, palestras, atividades nas escolas e hoje estamos com essa ação na capital e no interior, mas já estivemos a semana inteira em todas as escolas, fazendo atividades voltadas para que esse tema seja de fato levado a sério”, acrescentou a secretária.

A estudante do 9° ano Eloisy de Matos, de 15 anos, foi uma das adolescentes que acompanhou a abertura da campanha. “Achei muito bom, porque eu mesma já vi acontecer algumas coisas desse tipo e, às vezes, eu mesma tenho medo de acontecer comigo ou com uma pessoa próxima. Aí, eu acho sempre bom a escola conscientizar as pessoas, os alunos e tudo mais”, finalizou.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Sobre a campanha

A campanha “Faça Bonito” é um movimento nacional de enfrentamento a violações de direitos infantojuvenis e segue durante todo o mês de maio. Na capital amazonense e no interior do estado, a SEJUSC tem realizado, juntamente à REDE de proteção do Estado, atividades de conscientização sobre os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O post Faça Bonito nas escolas: Sejusc lança campanha de combate à exploração sexual infantojuvenil na rede estadual apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ência, ancestralidade e saúde pública ocupam espaços no Largo São Sebastião com o Pint of Science 2025
Próximo artigo SSP-AM realizou mais de 1,5 mil atendimentos durante a “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”

Mais notícias desta categoria

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

18 horas atrás

Concerto da cantora Morgana no Teatro Amazonas marca celebração do Dia de Santa Brígida em 1º de fevereiro

18 horas atrás

Prosai Parintins avança com obras habitacionais, mercado e infraestrutura de água e esgoto previstas para 2026 no Amazonas

18 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas pede ajuda para localizar Jaercio José Ferreira Viana desaparecido na avenida Getúlio Vargas

18 horas atrás

Fapeam divulga resultado final do PROPG-EX e amplia apoio a 20 propostas no Amazonas

19 horas atrás

Lafron Tabatinga conquista Selo Prata na Avaliação Externa de Qualidade para exames de HIV, HBV e HCV

19 horas atrás

Forças de segurança do Amazonas intensificam buscas por homicídio de criança em Manaus e região

19 horas atrás

Operação Águia mobiliza 30 cavalos da Polícia Militar do Amazonas no Centro de Manaus

19 horas atrás

Defesa Civil do Amazonas intensifica coordenação com municípios para resposta à Cheia 2026 e redução de impactos

20 horas atrás

Credenciamento aberto para cobertura da 1ª Teia Amazonas no Palacete Provincial até 26 de janeiro

21 horas atrás

Detran-AM alerta sobre golpe com sites falsos que cobram por inscrição na CNH Social do Amazonas

21 horas atrás

Feiras de produtos regionais da ADS em Manaus movimentaram R$ 20 milhões e 8.507 toneladas em 2025

22 horas atrás
Fapeam divulga resultado final do PPSUS com 20 propostas aprovadas e mais de R$ 5 milhões em recursos
FVS-RCP reforça vigilância da qualidade da água com capacitação prática na ETA Ponta das Lajes
Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso
Redução de homicídios no Amazonas atinge maior queda percentual entre estados em 2025, aponta MJSP
Seas realiza oficina de alinhamento do Auxílio Estadual em 21/01 e define critérios, fluxos e estratégias de atendimento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?