O Laboratório de Educação Musical (Labem) da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) deu início ao projeto “Uma historiografia do ensino de música em Manaus no século XX: interfaces e conexões musicais, socioculturais e políticas”, que tem o objetivo de disseminar a produção científica sobre o ensino da música na capital amazonense e suas relações com a ciência, a cultura e a História.
O projeto tem duração de 12 meses e está sendo executado em parceria com o Centro de Documentação e Memória da Cultura na Amazônia (Cedomca) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Edital nº 014/2022 – PAPD.
A coordenação é da Profa. Dra. Lucyanne de Melo Afonso. Segundo ela, o período entre 1900 e 1999 apresenta fatos históricos importantes, quase sempre acompanhados por intervenções na arte e no ensino de música, no Brasil e no Amazonas.
“Todos esses processos históricos e socioculturais impactaram na produção artística e no cenário das artes em Manaus: são personagens diversos, interfaces e conexões que ainda se fazem presentes no cotidiano. Diante disso, o projeto abarca atividades de pesquisa científica, produção de conteúdos digitais em diversas plataformas e desenvolvimento de equipamentos científico-culturais para atender a essa diversidade”, explica.
Estão previstas ações de pesquisa, extensão e inovação, como criação de um website, gravação de podcasts, organização de exposição itinerante, lançamento de livro, desenvolvimento de pesquisa sobre o ensino de música em cinco municípios do Amazonas (Coari, Parintins, Tefé, Tabatinga, Manacapuru) e realização de jornada científica.
Mais informações: www.faartes.ufam.edu.br