Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas
Governo do Amazonas

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

“Ilhática Amazônica” propõe um diálogo entre tradição e contemporaneidade, com obras que traduzem a alma da região

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e economia criativa

Celebrando os 20 anos da Galeria do Largo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, abriu no sábado (08/11) a exposição “Ilhática Amazônica”, reunindo mais de 50 artistas visuais do estado, em uma celebração à pluralidade e à força da produção artística contemporânea da região.

A exposição “Ilhática Amazônica” traduz a arte como território vivo, múltiplo e diverso, refletindo o encontro entre tradições, ancestralidade e experimentações estéticas. Com curadoria de Cristovão Coutinho e Virna Lisi, a exposição propõe uma imersão sensorial e identitária no território amazônico, explorando diferentes linguagens e suportes, pintura, fotografia, vídeo, grafite, instalação, escultura e objetos.

Para o curador da Galeria do Largo, Cristovão Coutinho, a mostra é um retrato da arte amazonense em sua fase mais madura e contemporânea. “É importante o público presenciar uma produção atual, diversa e culturalmente potente. A exposição reúne várias linguagens, fotografia, vídeo, grafite, desenho, objetos — e mostra que nossa arte está pronta para estar em outros espaços, dentro e fora do estado. A intenção é fortalecer a identidade da arte amazônica”, afirmou.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e economia criativa

A curadora da exposição, Virni Lisi, destacou que a Galeria do Largo é um território de liberdade e excelência, símbolo da representatividade e da identidade amazônica. “É um espaço que acolhe e nivela a nossa produção em nível nacional e internacional. Essa exposição é o reflexo da nossa abundância e exuberância, com artistas das mais diversas origens e estilos. Aqui, o Amazonas se manifesta através das artes”, declarou.

Mais de 50 artistas

A exposição coletiva reúne mais de 50 artistas visuais do estado e propõe uma imersão poética e crítica no território amazônico, explorando suas múltiplas linguagens artísticas.

A pluralidade da mostra também se revela na presença de artistas indígenas, LGBTQIA+ e de diferentes regiões do estado, reforçando a proposta inclusiva da Galeria.

A artista indígena Wira Tini, da etnia Kokama ressaltou a importância da presença indígena no circuito da arte contemporânea. “É fundamental que a arte indígena esteja dentro desses espaços. Nós somos mais do que artesãos, somos pintores, estilistas, artistas visuais. Esse reconhecimento fortalece nossa identidade e mostra que a arte indígena no Amazonas é forte e diversa”, afirmou.

O artista Marcelo Rufino apresentou a obra Pintacuia Migrante, uma instalação interativa sobre deslocamentos e pertencimento na Amazônia.

“A arte contemporânea precisa comunicar. Minha obra fala das origens e dos movimentos que formam a Amazônia. Estar aqui é uma alegria, é fazer parte desse coletivo de artistas que representam nossa região com tanta força”, disse Rufino.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e economia criativa

Já Estevan Leonardo, artista visual manauara, traz à galeria a obra Gayola, que aborda temas ligados à diversidade e à vivência LGBTQIA+.

“Trazer esse trabalho é importante para inspirar outros artistas e impactar o público com mensagens conectadas com o mundo de hoje. Estou muito feliz de participar dessa comemoração dos 20 anos da Galeria”, afirmou.

Aberta ao público, “Ilhática Amazônica” segue em cartaz até fevereiro de 2026, com entrada gratuita. A mostra integra o calendário de celebrações dos 20 anos da Galeria do Largo, um dos principais espaços de difusão das artes visuais no Norte do país.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira
Próximo artigo Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

Mais notícias desta categoria

Governo Presente leva 1,3 mil atendimentos e distribui cestas e kits bebê no Lago Azul, em Manaus

9 horas atrás

Governo Presente realiza 1.432 atendimentos em Manaus com consultas e exames até 5 de dezembro

10 horas atrás

Sine Amazonas oferece 139 vagas de emprego em Manaus com atendimento das 8h às 14h

12 horas atrás

Mutirão de consultas oftalmológicas no Amazonas será descentralizado e agendado via Assistente Virtual

12 horas atrás

Detran-AM entrega kits de segurança do projeto Motociclista Legal a motofretistas de Maués no dia 29/11

12 horas atrás

Castração gratuita de animais e atendimentos de saúde alcançam moradores do Conjunto Viver Melhor em Manaus

12 horas atrás

Governador Wilson Lima destina investimentos em Maués para fortalecer setores primário e social durante Festa do Guaraná

12 horas atrás

Doação de peixe pelo Governo do Amazonas distribui 15 toneladas de tambaqui e beneficia cerca de 20 mil pessoas na zona norte

12 horas atrás

Feirão do Pescado da ADS em Manaus vende mais de 11 toneladas e movimenta R$ 350 mil em dois dias

12 horas atrás

Ipaam realiza atendimentos em Barcelos até 02/12 para regularizar pesca esportiva e atividades florestais

1 dia atrás

Detran-AM realiza 682 atendimentos durante ação do Governo Presente na Escola CMPM 6 no Lago Azul

1 dia atrás

Governo do Amazonas entrega subsídio Entrada do Meu Lar a cinco famílias e anuncia atendimentos no Governo Presente

1 dia atrás
Governo Presente realiza 27ª edição com feira de economia criativa e artesanato natalino no Lago Azul em 29/11
Polícia Militar do Amazonas conquista três reconhecimentos no Prêmio Qualidade Amazonas e vence Gincana Solidária com arrecadação de alimentos
Seap-AM é reconhecida com Prêmio Qualidade Amazonas por modernização da gestão penitenciária e eficiência operacional
Secretaria de Saúde do Amazonas diz que estoque da Central de Medicamentos do Amazonas está regular após questionamento oficial
Governo Presente registra mais de 11,8 mil atendimentos no Lago Azul em Manaus entre 22 e 27/11
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?